PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO RONALDO ALVES

DISCENTE : FRANCISCO RONALDO ALVES
DATA : 26/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ybm-qbdi-dci

A PROBABILIDADE E A ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO TABELAS E GRÁFICOS.

Ensino de Matemática; Sequência Didática; Aprendizagem Baseada em Problemas.

O tema desenvolvido nesta pesquisa trata sobre o ensino da probabilidade e da estatística para as aulas nos anos finais do Ensino Fundamental tendo como método a aprendizagem baseada em problemas. Considera-se de grande relevância acadêmica e social abordar o ensino da Matemática, sob as mais diversas óticas, como forma de promover mais qualidade na aprendizagem, tendo em vista que esta disciplina ainda é considerada desafiadora para grande parte dos alunos. Diante disso, este trabalho tem como ponto de partida a seguinte questão: como desenvolver uma sequência didática (SD) para o ensino da probabilidade e da estatística que promova a compreensão e a aplicação de conceitos por meio da resolução de problemas e estimule a aprendizagem dos alunos de forma significativa? Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma sequência didática para aplicação dos conteúdos de probabilidade e estatística no ensino da Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa exploratória com base na análise de documentos, sendo utilizado como fundamento para coleta de dados, três livros didáticos aprovados pelo PNLD para quadriênio 2024-2027. A partir dos conteúdos analisados nestes livros foram selecionados os assuntos sobre probabilidade e estatística, tendo como foco as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A sequência foi elaborada contendo 5 etapas, cada uma com o passo a passo para aplicação, as quais vão desde a apresentação das atividades que deverão ser realizadas no decorrer de sua aplicação, até a avaliação final. Como resultados, observou-se que as SD promovem um conhecimento elaborado e planejado para seguir uma sequência progressiva e interligadas entre si. Essa ferramenta, quando construída através de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possibilitam que os alunos se envolvam na construção do próprio conhecimento, permitindo a criação, reflexão e a tomada de decisão que leva o estudante a aprender desde os elementos mais básicos e fundamentais dos conteúdos, até os mais complexos. Desse modo, a pesquisa possibilitou concluir que as SD são instrumentos que vão para além de um plano de aula, promovendo uma aprendizagem que supera os conteúdos didáticos e direcionam os alunos a desenvolverem habilidades como o trabalho em equipe, o respeito, a proatividade, a colaboração e a autonomia, pois, faz com que assumam responsabilidades para resolver problemas e tomar decisões tanto individuais quanto coletivas.

Interno - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Presidente - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO