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Dissertações |
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JOSE VILANI DE FARIAS
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A MATEMÁTICA E O LÚDICO: TRABALHANDO FUNÇÕES COM O GEOGEBRA
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Orientador : ODACIR ALMEIDA NEVES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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ODIRLEI SILVA JESUS
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Data: 30/01/2013
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A partir das dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática do primeiro ano do Ensino Médio, principalmente aqueles referentes a funções e que demandam quase 90% de todo o programa ministrado nesta série, o presente trabalho tem como objetivo observar e analisar para poder assim fazer intervenções na sala de aula. Essa intervenção caracterizou-se pela criação de três jogos ou atividades, envolvendo as funções afim, quadrática e exponencial. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com professores e alunos, através de um questionário, a respeito do conteúdo de funções, com o intuito de identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, na fase seguinte foi realizada pesquisa bibliográfica a respeito do processo de ensino aprendizagem alicerçado no campo teórico do sóciointeracionismovigotskyano. A terceira fase do trabalho foi dedicada a criação dos jogos e a última fase à aplicação de um dos mesmos com alunos de uma escola publica do município de Pau dos Ferros/RN. Os resultados obtidos ficaram além do que era o esperado, o que nos permite inferir que a aplicação dos dois outros jogos e o trabalho utilizando novas tecnologias trarão iguais benefícios.
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A partir das dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática do primeiro ano do Ensino Médio, principalmente aqueles referentes a funções e que demandam quase 90% de todo o programa ministrado nesta série, o presente trabalho tem como objetivo observar e analisar para poder assim fazer intervenções na sala de aula. Essa intervenção caracterizou-se pela criação de três jogos ou atividades, envolvendo as funções afim, quadrática e exponencial. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com professores e alunos, através de um questionário, a respeito do conteúdo de funções, com o intuito de identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, na fase seguinte foi realizada pesquisa bibliográfica a respeito do processo de ensino aprendizagem alicerçado no campo teórico do sóciointeracionismovigotskyano. A terceira fase do trabalho foi dedicada a criação dos jogos e a última fase à aplicação de um dos mesmos com alunos de uma escola publica do município de Pau dos Ferros/RN. Os resultados obtidos ficaram além do que era o esperado, o que nos permite inferir que a aplicação dos dois outros jogos e o trabalho utilizando novas tecnologias trarão iguais benefícios.
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KLEBER ARAUJO DOS SANTOS
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APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E CUSTEIO DAS EMBARCAÇÕES DOS MUNICÍPIOS DE MACAU, GUAMARÉ E GALINHOS (RN).
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 29/03/2013
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O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma teoria sobre Matemática Financeira acessível aos alunos do primeiro ano técnico integrado do Ensino Médio, e também daqueles da modalidade subsequente do curso técnico de Recursos Pesqueiros do IFRN, campus Macau-RN, a fim de desenvolver em sala de aula atividades de elaboração de planilhas de amortização com auxílio do Excel. Vale salientar que a falta de conhecimento do público em geral sobre o assunto faz com que os detentores do capital, explorem demasiadamente os consumidores através de empréstimos, amortizações e principalmente mascarando a taxa de Juros. Daí a necessidade desse conteúdo ser abordado no Ensino Médio. A Justificativa desse trabalho está na íntima ligação desses conceitos com o cotidiano dos alunos, a partir das necessidades dos alunos do ensino médio em obter um conhecimento prévio de Matemática Financeira para Análise de investimentos futuros no seu campo de trabalho e até mesmo em sua vida pessoal na educação financeira. Na primeira fase do trabalho foi desenvolvida uma teoria sobre Matemática Financeira, na fase seguinte foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos, em que os mesmos iriam fazer um levantamento de informações a respeito da aquisição e custeio de algumas embarcações de alguns pescadores da região. A terceira fase do trabalho foi dedicada à criação de planilhas de amortização de empréstimos junto às instituições financeiras e a última sobre a viabilidade de adquirir essas embarcações. Conclui-se, a partir dos dados obtidos, que os proprietários das embarcações obtêm fácil acesso as linhas de financiamento e custeio junto às instituições financeiras.
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O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma teoria sobre Matemática Financeira acessível aos alunos do primeiro ano técnico integrado do Ensino Médio, e também daqueles da modalidade subsequente do curso técnico de Recursos Pesqueiros do IFRN, campus Macau-RN, a fim de desenvolver em sala de aula atividades de elaboração de planilhas de amortização com auxílio do Excel. Vale salientar que a falta de conhecimento do público em geral sobre o assunto faz com que os detentores do capital, explorem demasiadamente os consumidores através de empréstimos, amortizações e principalmente mascarando a taxa de Juros. Daí a necessidade desse conteúdo ser abordado no Ensino Médio. A Justificativa desse trabalho está na íntima ligação desses conceitos com o cotidiano dos alunos, a partir das necessidades dos alunos do ensino médio em obter um conhecimento prévio de Matemática Financeira para Análise de investimentos futuros no seu campo de trabalho e até mesmo em sua vida pessoal na educação financeira. Na primeira fase do trabalho foi desenvolvida uma teoria sobre Matemática Financeira, na fase seguinte foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos, em que os mesmos iriam fazer um levantamento de informações a respeito da aquisição e custeio de algumas embarcações de alguns pescadores da região. A terceira fase do trabalho foi dedicada à criação de planilhas de amortização de empréstimos junto às instituições financeiras e a última sobre a viabilidade de adquirir essas embarcações. Conclui-se, a partir dos dados obtidos, que os proprietários das embarcações obtêm fácil acesso as linhas de financiamento e custeio junto às instituições financeiras.
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ADRIANO MARCOS MAIA REGES
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O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
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Orientador : WALTER MARTINS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 29/03/2013
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Mostrar Resumo
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Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia, na cidade de Limoeiro do Norte, CE, com o propósito de analisar as contribui ções do conhecimento da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção em escala comercial de doce pela fábrica Limoeiro, além disso, levar o aluno a trabalhar com situações do seu dia a dia para que ele se aproprie com mais facilidade dos conteúdos abordados. Foi feita também uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa a respeito das impressões que os alunos têm a respeito da matématica cujos resultados foram apresentados em grácos. Vericou-se nessa análise que o ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio precisa ser revista, pois ainda encontra-se esquecida e fora do currículo de muitas escolas. No âmbito prossional percebeu-se, como é grande o despreparo dos professores para ensinar esse conteúdo, que não tem sido explorado nas salas de aula de modo adequado, discutindo situações reais e desaadoras. Assim, torna-se necessário uma maior conscientização das escolas como instituição de formação, trabalhando a questão da elaboração de uma proposta pedagógica voltada para uma educação articulada com a cidadania. Para o desenvolvimento das atividades utilizou-se práticas de laboratório usando material concreto a saber: os sólidos geométricos em acrilico, prismas, cilindros, cones, tronco de cone, esfera. Sempre fazendo comparação com os equipamentos utilizados na fá- brica como caldeira, funil, depositos de doce, etc. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros fotográcos, chas de observação e anotações feitas pelo professor e por um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa, com questões de múltiplas escolha. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de suas realidades, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se perceber claramente que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.
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Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia, na cidade de Limoeiro do Norte, CE, com o propósito de analisar as contribui ções do conhecimento da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção em escala comercial de doce pela fábrica Limoeiro, além disso, levar o aluno a trabalhar com situações do seu dia a dia para que ele se aproprie com mais facilidade dos conteúdos abordados. Foi feita também uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa a respeito das impressões que os alunos têm a respeito da matématica cujos resultados foram apresentados em grácos. Vericou-se nessa análise que o ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio precisa ser revista, pois ainda encontra-se esquecida e fora do currículo de muitas escolas. No âmbito prossional percebeu-se, como é grande o despreparo dos professores para ensinar esse conteúdo, que não tem sido explorado nas salas de aula de modo adequado, discutindo situações reais e desaadoras. Assim, torna-se necessário uma maior conscientização das escolas como instituição de formação, trabalhando a questão da elaboração de uma proposta pedagógica voltada para uma educação articulada com a cidadania. Para o desenvolvimento das atividades utilizou-se práticas de laboratório usando material concreto a saber: os sólidos geométricos em acrilico, prismas, cilindros, cones, tronco de cone, esfera. Sempre fazendo comparação com os equipamentos utilizados na fá- brica como caldeira, funil, depositos de doce, etc. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros fotográcos, chas de observação e anotações feitas pelo professor e por um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa, com questões de múltiplas escolha. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de suas realidades, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se perceber claramente que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.
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ADRIANO JORGE MEIRELES HOLANDA
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OS MISTÉRIOS DA MAIS BELA FORMA GEOMÉTRICA: O TRIÂNGULO
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Orientador : MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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Data: 03/04/2013
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A matemática traduz a sabedoria do homem quando este desmistifica os procedimentos necessários à realização complexa das formas balizadoras do cotidiano. Por este motivo, a geometria se insere no contexto, firmando o seu espaço que tão pouco é observado, se quer por parte dos profissionais pedagógicos, sequer pelos alunos que atenuam a importante utilização geométrica. Com o objetivo de intervir nesse processo através da apresentação equalizadora da didática, entendida como a mais correta, a qual o aluno poderá identificar de forma ampla todas as nuanças do polígono Triângulo, municiando o aluno com o conhecimento específico e detalhado, no tocante a preparação deste para o mercado de trabalho, haja vista, a necessidade da aplicação Triangular nas estruturas de cobertura e de sustentação em algumas edificações antigas e modernas e, também no uso estrutural de equilíbrio de móveis e imóveis, nos revestimentos cerâmicos de piso e de paredes, além do uso de cortes de pedras preciosas, roupas e acessórios usados na moda contemporânea, é que se busca apresentar, uma nova metodologia para a aprendizagem da geometria. Todavia, em meio, a anos de magistério, pode-se observar a incompreensiva inexatidão com que os livros didáticos tratam a geometria, sucumbindo, os mais importantes detalhes e apresentando de forma superficial ao tratar das diferenças Triangulares. Neste contexto, o trabalho foi realizado, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, buscando preencher, de forma sequenciada, a lacuna dos livros didáticos. Em uma segunda fase, concomitantemente a primeira, foi evidenciado no escopo do trabalho, conforme a vivência pedagógica, a proposta didática para uma melhor aplicação do conhecimento geométrico voltado à forma Triangular. Por fim, a obtenção de uma nova estrutura bibliográfica, concretiza e sana as lacunas observadas durante a prática pedagógica curricular para o conhecimento e aperfeiçoamento da mais bela forma geométrica: O Triângulo.
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A matemática traduz a sabedoria do homem quando este desmistifica os procedimentos necessários à realização complexa das formas balizadoras do cotidiano. Por este motivo, a geometria se insere no contexto, firmando o seu espaço que tão pouco é observado, se quer por parte dos profissionais pedagógicos, sequer pelos alunos que atenuam a importante utilização geométrica. Com o objetivo de intervir nesse processo através da apresentação equalizadora da didática, entendida como a mais correta, a qual o aluno poderá identificar de forma ampla todas as nuanças do polígono Triângulo, municiando o aluno com o conhecimento específico e detalhado, no tocante a preparação deste para o mercado de trabalho, haja vista, a necessidade da aplicação Triangular nas estruturas de cobertura e de sustentação em algumas edificações antigas e modernas e, também no uso estrutural de equilíbrio de móveis e imóveis, nos revestimentos cerâmicos de piso e de paredes, além do uso de cortes de pedras preciosas, roupas e acessórios usados na moda contemporânea, é que se busca apresentar, uma nova metodologia para a aprendizagem da geometria. Todavia, em meio, a anos de magistério, pode-se observar a incompreensiva inexatidão com que os livros didáticos tratam a geometria, sucumbindo, os mais importantes detalhes e apresentando de forma superficial ao tratar das diferenças Triangulares. Neste contexto, o trabalho foi realizado, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, buscando preencher, de forma sequenciada, a lacuna dos livros didáticos. Em uma segunda fase, concomitantemente a primeira, foi evidenciado no escopo do trabalho, conforme a vivência pedagógica, a proposta didática para uma melhor aplicação do conhecimento geométrico voltado à forma Triangular. Por fim, a obtenção de uma nova estrutura bibliográfica, concretiza e sana as lacunas observadas durante a prática pedagógica curricular para o conhecimento e aperfeiçoamento da mais bela forma geométrica: O Triângulo.
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FELLIPE NERI DE OLIVEIRA ARRAIS
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A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: O DESPERTAR DO APRENDENTE PARA A ECONOMIA DOMÉSTICA
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR
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Data: 11/04/2013
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O estudo objetiva analisar o ensino de Matemática Financeira no ensino médio e sua contribuição para despertar no aprendente a conscientização para lidar com finanças domésticas. Para tanto, propõe atividades que contemplam finanças domésticas, que podem ser trabalhadas em sala de aula e aplicadas no âmbito pessoal do aluno. Para tanto utilizou-se uma metodologia com base em uma pesquisa exploratória, qualitativa, com fins de aplicação, através de meios teórico-bibliográficos, de observação, análise crítica e proposta de ações educacionais pontuais para atender a finalidade da pesquisa. A observação se deu nas salas de aulas do ensino médio em que o pesquisador leciona matemática, não planejada, mas com percepções sobre as dificuldades dos aprendentes na lida com o dinheiro, em que convicções de uma abordagem com essa finalidade foi sendo construída, culminando em construção de cinco atividades que contemplassem a Matemática Financeira no universo doméstico do aluno, alicerçadas em situações reais dos aprendentes. Como resultados, as atividades propostas e fundamentadas em exemplos de conteúdos da matemática problematizaram questões financeiras do espaço familiar, com levantes de pagamentos, compras, uso do cartão de crédito, planilha de custos e financiamentos, mostraram que são essenciais para que os jovens em processo de formação intelectual possam lidar com sabedoria com o dinheiro, através das potencialidades individuais e conhecimentos matemáticos apreendidos na academia. As reflexões reafirmam que a matemática deve promover o preparo do aprendente para a vida financeira, com base em uma educação do ensino médio que realmente favoreça essa condição. Como contribuições, a pesquisa deixa compreensões, lições e desafios, para a academia, aprendentes e pesquisador, como um estudo pontual para novas abordagens, com lições conscientizadoras da importância da educação financeira no ambiente doméstico e com desafios para desenvolvimento de práticas educadoras contribuidoras para o ensino de matemática financeira no ensino médio, capaz de efetivamente despertar no aprendente a sabedoria para melhor viver com o dinheiro e consigo.
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O estudo objetiva analisar o ensino de Matemática Financeira no ensino médio e sua contribuição para despertar no aprendente a conscientização para lidar com finanças domésticas. Para tanto, propõe atividades que contemplam finanças domésticas, que podem ser trabalhadas em sala de aula e aplicadas no âmbito pessoal do aluno. Para tanto utilizou-se uma metodologia com base em uma pesquisa exploratória, qualitativa, com fins de aplicação, através de meios teórico-bibliográficos, de observação, análise crítica e proposta de ações educacionais pontuais para atender a finalidade da pesquisa. A observação se deu nas salas de aulas do ensino médio em que o pesquisador leciona matemática, não planejada, mas com percepções sobre as dificuldades dos aprendentes na lida com o dinheiro, em que convicções de uma abordagem com essa finalidade foi sendo construída, culminando em construção de cinco atividades que contemplassem a Matemática Financeira no universo doméstico do aluno, alicerçadas em situações reais dos aprendentes. Como resultados, as atividades propostas e fundamentadas em exemplos de conteúdos da matemática problematizaram questões financeiras do espaço familiar, com levantes de pagamentos, compras, uso do cartão de crédito, planilha de custos e financiamentos, mostraram que são essenciais para que os jovens em processo de formação intelectual possam lidar com sabedoria com o dinheiro, através das potencialidades individuais e conhecimentos matemáticos apreendidos na academia. As reflexões reafirmam que a matemática deve promover o preparo do aprendente para a vida financeira, com base em uma educação do ensino médio que realmente favoreça essa condição. Como contribuições, a pesquisa deixa compreensões, lições e desafios, para a academia, aprendentes e pesquisador, como um estudo pontual para novas abordagens, com lições conscientizadoras da importância da educação financeira no ambiente doméstico e com desafios para desenvolvimento de práticas educadoras contribuidoras para o ensino de matemática financeira no ensino médio, capaz de efetivamente despertar no aprendente a sabedoria para melhor viver com o dinheiro e consigo.
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FRANCILEIDE MARTINS PINHEIRO DE SÁ LEITÃO
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ESTATÍSTICA E REALIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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DJANGO JESUS DANTAS
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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Data: 12/04/2013
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Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que estuda métodos para a coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados, pois o seu estudo objetiva, entre outros, a tomada de decisões. Sendo assim temos que vivenciar para que possamos entender melhor sem pular nenhuma etapa. Dessa forma iremos interpretar melhor e conseqüentemente melhorar as habilidades e competências que embora sejam importantes não deve ser medidas apenas através de uma prova escrita, mas de uma aplicação de um conceito construído e vivido no cotidiano por esse aluno, sendo assim a Estatística busca situações em que a resolução de problemas seja significativa para o aluno e mobilize seus recursos cognitivos. Conforme os PCN’s (2002) o ensino da matemática pode contribuir para que o aluno desenvolva habilidades relacionadas à representação, compreensão, investigação, e também, à contextualização sociocultural. Isso significa colocar os alunos em um processo ensino-aprendizagem que valorize o raciocínio matemático (estatístico) e possibilite ainda ao professor, trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar e ampliar a compreensão de seus significados, contribuindo assim para a formação e construção do conhecimento.
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Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que estuda métodos para a coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados, pois o seu estudo objetiva, entre outros, a tomada de decisões. Sendo assim temos que vivenciar para que possamos entender melhor sem pular nenhuma etapa. Dessa forma iremos interpretar melhor e conseqüentemente melhorar as habilidades e competências que embora sejam importantes não deve ser medidas apenas através de uma prova escrita, mas de uma aplicação de um conceito construído e vivido no cotidiano por esse aluno, sendo assim a Estatística busca situações em que a resolução de problemas seja significativa para o aluno e mobilize seus recursos cognitivos. Conforme os PCN’s (2002) o ensino da matemática pode contribuir para que o aluno desenvolva habilidades relacionadas à representação, compreensão, investigação, e também, à contextualização sociocultural. Isso significa colocar os alunos em um processo ensino-aprendizagem que valorize o raciocínio matemático (estatístico) e possibilite ainda ao professor, trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar e ampliar a compreensão de seus significados, contribuindo assim para a formação e construção do conhecimento.
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FRANCISCO HEBER DA SILVA
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DISCUTINDO PROBABILIDADE GEOMÉTRICA NO ENSINO BÁSICO
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Orientador : WALTER MARTINS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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DJANGO JESUS DANTAS
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 12/04/2013
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Nos últimos anos têm sido costumeiro discussões entre profissionais que fazem a educação Matemática acerca dos problemas enfrentados por professores e alunos no que tange ao ensino e aprendizagem de certos conteúdos. As razões que geram essa problemática em sala de aula são as mais diversas, que vão desde a ausência de conhecimentos prévios, que traz danosas consequências já que a dependência cumulativa de saberes é uma das peculiaridades da Matemática, até o desinteresse pelo estudo por falta de alguma motivação prática ou teórica. O presente trabalho discorrerá sobre a possibilidade de conexão entre dois temas de grande destaque na grade curricular de Matemática do ensino básico, a saber, Probabilidade e Geometria, em que serão ressaltados tópicos de cunho histórico, conceitual e de aplicações, provocando uma reflexão entre professores e alunos, com análise das grades curriculares do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), de escolas públicas do Estado do Ceará (CREDE 16) e de escolas públicas do Rio Grande do Norte (12ª DIRED), sobre o momento propício em que poderiam surgir problemas de Probabilidade Geométrica com potencial de resolução, que em paralelo possam servir de subsídios para os professores que tenham a pretensão de trabalhar com esse tema.
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Nos últimos anos têm sido costumeiro discussões entre profissionais que fazem a educação Matemática acerca dos problemas enfrentados por professores e alunos no que tange ao ensino e aprendizagem de certos conteúdos. As razões que geram essa problemática em sala de aula são as mais diversas, que vão desde a ausência de conhecimentos prévios, que traz danosas consequências já que a dependência cumulativa de saberes é uma das peculiaridades da Matemática, até o desinteresse pelo estudo por falta de alguma motivação prática ou teórica. O presente trabalho discorrerá sobre a possibilidade de conexão entre dois temas de grande destaque na grade curricular de Matemática do ensino básico, a saber, Probabilidade e Geometria, em que serão ressaltados tópicos de cunho histórico, conceitual e de aplicações, provocando uma reflexão entre professores e alunos, com análise das grades curriculares do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), de escolas públicas do Estado do Ceará (CREDE 16) e de escolas públicas do Rio Grande do Norte (12ª DIRED), sobre o momento propício em que poderiam surgir problemas de Probabilidade Geométrica com potencial de resolução, que em paralelo possam servir de subsídios para os professores que tenham a pretensão de trabalhar com esse tema.
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FRANCISCO DERILSON DE MELO
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USO DAS MATRIZES NA PARAMETRIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES DE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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DAVID ARMANDO ZAVALETA VILLANUEVA
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Data: 15/04/2013
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As matrizes são tabelas que, incialmente, eram usadas para a formalização de operações com Transformações Lineares e hoje têm seu emprego utilizado em inúmeras áreas do conhecimento. Assim, é imprescindível o estudo deste conteúdo no Ensino Médio para a formação básica de futuros pesquisadores. As bases, o histórico, as propriedades e os teoremas que envolvem o Estudo das Matrizes formam uma “álgebra” não comutativa para algumas operações. Ficou evidenciada a eficácia da utilização de matrizes na parametrização das soluções das equações diofantinas lineares e que esta formalização torna mais simples a compreensão destas soluções para pesquisadores de outras áreas e para alunos de Ensino Médio.
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As matrizes são tabelas que, incialmente, eram usadas para a formalização de operações com Transformações Lineares e hoje têm seu emprego utilizado em inúmeras áreas do conhecimento. Assim, é imprescindível o estudo deste conteúdo no Ensino Médio para a formação básica de futuros pesquisadores. As bases, o histórico, as propriedades e os teoremas que envolvem o Estudo das Matrizes formam uma “álgebra” não comutativa para algumas operações. Ficou evidenciada a eficácia da utilização de matrizes na parametrização das soluções das equações diofantinas lineares e que esta formalização torna mais simples a compreensão destas soluções para pesquisadores de outras áreas e para alunos de Ensino Médio.
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JESSÉ CARVALHO DA SILVA
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A Álgebra Linear do Ensino Básico
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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DAVID ARMANDO ZAVALETA VILLANUEVA
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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Data: 15/04/2013
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Os conceitos e aplicações algébricas de funções, produto cartesiano, matrizes, números complexos, polinômios são basilares para o ensino básico e iremos uní-los aos conhecimentos de álgebra linear com o intuito de melhorar e fortalecer os conhecimentos do professor do ensino básico, proporcionando mais segurança e clareza ao ministrar suas aulas no cotidiano de sala de aula, como também incentivar o professor a se reciclar e retomar seus estudos no ensino superior. Com as denições de alguns espaços vetoriais o professor poderá compreender melhor as técnicas e operações algébricas dos vários espaços vetoriais estudados no ensino médio e é claro, melhorar seu trabalho didático em sala de aula. Assim, sistematizando essas abordagens da álgebra linear, tal como a denição de espaço vetorial que our levará a uma maior dedicação às atividades de aprendizagem, nas quais os estudantes poderão identicar o potencial de aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos estudados. Essa identicação também poderar levar o aluno, além de aumentar o tempo de estudo, a procurar se inteirar um pouco mais sobre o assunto e com isso, quem sabe, se tornar mais um estudante das ciências exatas.
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Os conceitos e aplicações algébricas de funções, produto cartesiano, matrizes, números complexos, polinômios são basilares para o ensino básico e iremos uní-los aos conhecimentos de álgebra linear com o intuito de melhorar e fortalecer os conhecimentos do professor do ensino básico, proporcionando mais segurança e clareza ao ministrar suas aulas no cotidiano de sala de aula, como também incentivar o professor a se reciclar e retomar seus estudos no ensino superior. Com as denições de alguns espaços vetoriais o professor poderá compreender melhor as técnicas e operações algébricas dos vários espaços vetoriais estudados no ensino médio e é claro, melhorar seu trabalho didático em sala de aula. Assim, sistematizando essas abordagens da álgebra linear, tal como a denição de espaço vetorial que our levará a uma maior dedicação às atividades de aprendizagem, nas quais os estudantes poderão identicar o potencial de aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos estudados. Essa identicação também poderar levar o aluno, além de aumentar o tempo de estudo, a procurar se inteirar um pouco mais sobre o assunto e com isso, quem sabe, se tornar mais um estudante das ciências exatas.
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EMANUEL GOMES LOURENÇO
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O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE LOGARITMOS.
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Orientador : ODACIR ALMEIDA NEVES
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MEMBROS DA BANCA :
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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Data: 15/04/2013
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Diante das dificuldades comumente apresentadas pelos estudantes do primeiro ano do ensino médio ao se depararem com o estudo das funções logarítmicas, torna-se imprescindível desenvolver um conjunto de atividades que viessem a auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Considerando que tanto o ensino quanto o estudo das funções logarítmicas tiveram pouca inovação ao longo dos séculos e que a sociedade está cada vez mais informatizada, neste trabalho foram produzidas atividades, que podem se encaixar perfeitamente no planejamento de aulas do professor, voltadas ao uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), mais especificamente ao uso do software de matemática dinâmica (DMS) GeoGebra. Essas atividades buscam, em geral, a descoberta, através da manipulação, de conceitos matemáticos importantes na teoria dos logaritmos."DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS USANDO O GEOGEBRA"
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Diante das dificuldades comumente apresentadas pelos estudantes do primeiro ano do ensino médio ao se depararem com o estudo das funções logarítmicas, torna-se imprescindível desenvolver um conjunto de atividades que viessem a auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Considerando que tanto o ensino quanto o estudo das funções logarítmicas tiveram pouca inovação ao longo dos séculos e que a sociedade está cada vez mais informatizada, neste trabalho foram produzidas atividades, que podem se encaixar perfeitamente no planejamento de aulas do professor, voltadas ao uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), mais especificamente ao uso do software de matemática dinâmica (DMS) GeoGebra. Essas atividades buscam, em geral, a descoberta, através da manipulação, de conceitos matemáticos importantes na teoria dos logaritmos."DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS USANDO O GEOGEBRA"
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JOÃO PAULO GONDIM DE AQUINO
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FRAÇÕES: uma abordagem pedagógica
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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Data: 15/04/2013
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A educação têm sofrido profundas transformações com relação aos métodos de ensino utilizados pelos professores, causando inúmeras pesquisas sobre qual modelo de ensino seria o mais adequado. Devido a essas mudanças, o presente trabalho tem o objetivo de identificar o nível de aprendizagem do conteúdo frações em uma escola estadual e através da aplicação do software Enigma das Frações, elevar o conhecimento a cerca do assunto. Temos como objetivos específicos teorizar sobre o ensino das frações. A atividade foi realizada com 23 alunos do Projeto Mais Educação da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, onde em dois momentos os discentes responderam a dois questionários, sendo que o primeiro referiu-se à sondagem de aprendizado e o segundo serviu para verificar se houve avanço na aprendizagem. Com o questionário de sondagem respondido, foi minis- trada uma aula envolvendo o assunto fração, e em seguida o jogo foi apresentado e seu manuseio efetuado na sala de informática. Ao final, os alunos responderam o segundo questionário. O estudo foi exposto de forma clara, de maneira que suas definições e carac- terísticas contemplassem o processo ensino - aprendizagem. No capítulo inicial abordamos os aspectos históricos das frações. No segundo momento, executou-se o estudo das frações em seus aspectos teóricos e sua atuação no ambiente escolar. Na terceira parte expusemos o software (jogo) mostrando alguns tópicos e janelas contendo o conteúdo frações. Ao final fez-se a análise das atividades desenvolvidas mostrando o diagnóstico dos questionários, o uso do software em sala de aula e a avaliação após a utilização. Tivemos como resultado o aumento da aprendizagem, bem como a verificação de um reforço acerca das operações soma, subtração, multiplicação e divisão.
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A educação têm sofrido profundas transformações com relação aos métodos de ensino utilizados pelos professores, causando inúmeras pesquisas sobre qual modelo de ensino seria o mais adequado. Devido a essas mudanças, o presente trabalho tem o objetivo de identificar o nível de aprendizagem do conteúdo frações em uma escola estadual e através da aplicação do software Enigma das Frações, elevar o conhecimento a cerca do assunto. Temos como objetivos específicos teorizar sobre o ensino das frações. A atividade foi realizada com 23 alunos do Projeto Mais Educação da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, onde em dois momentos os discentes responderam a dois questionários, sendo que o primeiro referiu-se à sondagem de aprendizado e o segundo serviu para verificar se houve avanço na aprendizagem. Com o questionário de sondagem respondido, foi minis- trada uma aula envolvendo o assunto fração, e em seguida o jogo foi apresentado e seu manuseio efetuado na sala de informática. Ao final, os alunos responderam o segundo questionário. O estudo foi exposto de forma clara, de maneira que suas definições e carac- terísticas contemplassem o processo ensino - aprendizagem. No capítulo inicial abordamos os aspectos históricos das frações. No segundo momento, executou-se o estudo das frações em seus aspectos teóricos e sua atuação no ambiente escolar. Na terceira parte expusemos o software (jogo) mostrando alguns tópicos e janelas contendo o conteúdo frações. Ao final fez-se a análise das atividades desenvolvidas mostrando o diagnóstico dos questionários, o uso do software em sala de aula e a avaliação após a utilização. Tivemos como resultado o aumento da aprendizagem, bem como a verificação de um reforço acerca das operações soma, subtração, multiplicação e divisão.
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ANTÔNIO JOSIMÁRIO SOARES DE OLIVEIRA
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O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NUM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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ODIRLEI SILVA JESUS
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 05/07/2013
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Diante da necessidade urgente de se buscar novas estratégias de ensino de Matemática, frente ao baixo rendimento de nossos alunos, o presente trabalho, ao reconhecer a importância da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino que deve ser incorporada à prática pedagógica do professor; a fim de minimizar os já reiterados problemas do ensino de Matemática no Brasil; tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade educacional com a Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática, articulada com a Resolução de Problemas, para o Ensino Médio. Fundamentando-se, principalmente, nos trabalhos de BASSANEZI (1999, 2009, 2012) e BARBOSA (1999, 2003, 2004, 2009) sobre a Modelagem Matemática e motivados por estudos de LIMA (1999, 2006) sobre o ensino de funções, a atividade apresentada explora, sobretudo, a conexão existente entre as funções exponenciais e as progressões geométricas. Espera-se, como resultados, que o ensino da Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática possibilite ao aluno, por meio da problematização/ investigação e do conhecimento sólido das características/propriedades dessas funções, juntamente com estratégias eficientes, definir qual o modelo matemático que descreve (modela) um dado problema, opondo-se a um ensino em que as fórmulas (modelos) já vêm prontas e acabadas, como comumente ocorre na maioria de nossos livros didáticos. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades com a Função Exponencial baseadas na Modelagem Matemática promove, sobretudo, uma aprendizagem significativa, que permita ao aluno não só aplicar procedimentos, mas sim, diante de problemas matemáticos ou não, refletir sobre eles a fim de interpretá-los e solucioná-los usando, de forma consciente, métodos e conhecimentos apropriados.
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Diante da necessidade urgente de se buscar novas estratégias de ensino de Matemática, frente ao baixo rendimento de nossos alunos, o presente trabalho, ao reconhecer a importância da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino que deve ser incorporada à prática pedagógica do professor; a fim de minimizar os já reiterados problemas do ensino de Matemática no Brasil; tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade educacional com a Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática, articulada com a Resolução de Problemas, para o Ensino Médio. Fundamentando-se, principalmente, nos trabalhos de BASSANEZI (1999, 2009, 2012) e BARBOSA (1999, 2003, 2004, 2009) sobre a Modelagem Matemática e motivados por estudos de LIMA (1999, 2006) sobre o ensino de funções, a atividade apresentada explora, sobretudo, a conexão existente entre as funções exponenciais e as progressões geométricas. Espera-se, como resultados, que o ensino da Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática possibilite ao aluno, por meio da problematização/ investigação e do conhecimento sólido das características/propriedades dessas funções, juntamente com estratégias eficientes, definir qual o modelo matemático que descreve (modela) um dado problema, opondo-se a um ensino em que as fórmulas (modelos) já vêm prontas e acabadas, como comumente ocorre na maioria de nossos livros didáticos. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades com a Função Exponencial baseadas na Modelagem Matemática promove, sobretudo, uma aprendizagem significativa, que permita ao aluno não só aplicar procedimentos, mas sim, diante de problemas matemáticos ou não, refletir sobre eles a fim de interpretá-los e solucioná-los usando, de forma consciente, métodos e conhecimentos apropriados.
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ALBERTON FAGNO ALBINO VALE
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AS DIFERENTES ESTRÁTEGIAS DE RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU
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Orientador : WALTER MARTINS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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Data: 05/07/2013
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Atualmente o ensino relativo á resoluções de equações do segundo grau tem-se restringido praticamente á apresentação da fórmula resolutiva e as relações entre seus coeficientes e suas raízes. É raro encontrar no Brasil um livro que fale de equações do segundo grau de forma satisfatória para aqueles alunos que querem se aprofundar nesse conteúdo. Por isso o presente trabalho mostra as diversas estratégias de se resolver uma equação do segundo grau ao longo da história, mostrando quais foram as civilizações e os matemáticos que contribuíram na solução desse tipo de equação através de diferentes métodos. Para isto foi feito um estudo histórico do desenvolvimento da equação do 2º grau partindo das civilizações antigas e as contribuições dos matemáticos egípcios, babilônios, gregos, hindus, árabes e europeus por meio de uma pesquisa bibliográfica. Usamos a história da matemática para possibilitar ao aluno um estímulo para aprendizagem.Ao final da pesquisa observamos que o estudo de conteúdos nesta perspectiva poderá contribuir para melhoria do ensino e aprendizagem em matemática.
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Atualmente o ensino relativo á resoluções de equações do segundo grau tem-se restringido praticamente á apresentação da fórmula resolutiva e as relações entre seus coeficientes e suas raízes. É raro encontrar no Brasil um livro que fale de equações do segundo grau de forma satisfatória para aqueles alunos que querem se aprofundar nesse conteúdo. Por isso o presente trabalho mostra as diversas estratégias de se resolver uma equação do segundo grau ao longo da história, mostrando quais foram as civilizações e os matemáticos que contribuíram na solução desse tipo de equação através de diferentes métodos. Para isto foi feito um estudo histórico do desenvolvimento da equação do 2º grau partindo das civilizações antigas e as contribuições dos matemáticos egípcios, babilônios, gregos, hindus, árabes e europeus por meio de uma pesquisa bibliográfica. Usamos a história da matemática para possibilitar ao aluno um estímulo para aprendizagem.Ao final da pesquisa observamos que o estudo de conteúdos nesta perspectiva poderá contribuir para melhoria do ensino e aprendizagem em matemática.
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ANTONIO CARLOS DE QUEIROZ SILVEIRA
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A História da Matemática como Elemento Motivador no Ensino de Matemática.
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Orientador : ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 06/07/2013
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A História da Matemática é vista por muito pesquisadores, escritores ou professores de Matemática como uma forma de aproximar alunos às aulas de Matemática. Uma vez que os adolescentes adoram contar ou ouvir boas histórias, imaginar seus heróis, analisar cada momento, fazer indagações e viajar para um mundo encantado. Tudo isso, encontramos no mundo da Matemática. Acreditamos nessa História da Matemática e desenvolvemos um trabalho baseado em propostas de aulas que faça uma correlação conteúdo-matemáticos. Com isso Evitamos escutar em sala de aula o aluno perguntar. De onde veio isso? Para que serve isso, Quem criou essa Matemática. Conhecer a história da disciplina que está sendo estudada resolve essa importante questão. Além do fato que contar a história da disciplina que está sendo estudada pode ser uma forma de ilustrar as aulas e motivar os alunos. O seguinte trabalho disserta sobre a utilização da História da Matemática como elemento motivador no ensino de Matemática. Pois sua utilização favorece a obtenção de resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Fazemos um levantamento geral sobre A História da Matemática como elemento motivador ao ensino aprendizagem dos conteúdos e possíveis estudos relacionando conteúdos a personagens da História da Matemática. Apontamos pontos fundamentais em uma aula, através da explicação de um conteúdo de Matemática. Mostrando-os a aplicabilidade ou a necessidade de existência dos conteúdos. Por fim descrevemos sobre um projeto chamado de Matemáticos na cidade de Quixadá, no Ceará.
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A História da Matemática é vista por muito pesquisadores, escritores ou professores de Matemática como uma forma de aproximar alunos às aulas de Matemática. Uma vez que os adolescentes adoram contar ou ouvir boas histórias, imaginar seus heróis, analisar cada momento, fazer indagações e viajar para um mundo encantado. Tudo isso, encontramos no mundo da Matemática. Acreditamos nessa História da Matemática e desenvolvemos um trabalho baseado em propostas de aulas que faça uma correlação conteúdo-matemáticos. Com isso Evitamos escutar em sala de aula o aluno perguntar. De onde veio isso? Para que serve isso, Quem criou essa Matemática. Conhecer a história da disciplina que está sendo estudada resolve essa importante questão. Além do fato que contar a história da disciplina que está sendo estudada pode ser uma forma de ilustrar as aulas e motivar os alunos. O seguinte trabalho disserta sobre a utilização da História da Matemática como elemento motivador no ensino de Matemática. Pois sua utilização favorece a obtenção de resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Fazemos um levantamento geral sobre A História da Matemática como elemento motivador ao ensino aprendizagem dos conteúdos e possíveis estudos relacionando conteúdos a personagens da História da Matemática. Apontamos pontos fundamentais em uma aula, através da explicação de um conteúdo de Matemática. Mostrando-os a aplicabilidade ou a necessidade de existência dos conteúdos. Por fim descrevemos sobre um projeto chamado de Matemáticos na cidade de Quixadá, no Ceará.
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JOZILDES VIEIRA LIMA
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APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO ATRAVÉS DO MOVIMENTO DAS MARÉS E ONDAS SONORAS
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Orientador : ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA
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DJANGO JESUS DANTAS
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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Data: 08/07/2013
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Atividades que envolvem Modelagem Matemática implicam na resolução de situações problemas, que, de modo geral, não são resolvidas por meio de procedimentos predenidos e cujas soluções são previamente conhecidas. Diante desta situação e que estamos desenvolvendo este trabalho tendo como objetivo inserir o estudo das funções circulares através de situações concretas e de recursos tecnologicos, como o Geogebra sendo que este mesmo trabalho pode tambem vir a ser desenvolvido com o Graphmatica. Na aplicação dessas atividades buscamos abordar o tema de maneira problematizada, a fim de despertar interesse nos alunos tanto no conteúdo, quanto na disciplina de Matemática, uma vez que este tipo de trabalho pode ser desenvolvido em outros tópicos da Matemática. A Modelagem Matemática torna-se o ponto inicial para resolver problemas concretos, levando os educandos a compreender os diversos conceitos e propriedades das funções. As situações problemas trabalhadas a partir de exemplos concretos sobre o movimento das marés e da propagação das ondas sonoras, representam uma estrategia pedagogica para dinamizar e tornar as aulas de Matemática mais atrativas e reflexivas, possibilitando um maior interesse nos alunos na busca da melhoria da aprendizagem. Ao final da realização das atividades movimento das marés, com dados da tabua das marés da praia de Canoa Quebrada localizada na cidade de Aracati pesquisado pelos educandos, e das ondas sonoras com a manipulação do Fourier, espera-se que os alunos saibam identificar dominio, período, imagem, contradomínio, valor máximo e mínimo, compreender e identificar os graáficos dessas funções e resolver problemas que envolvam o estudo das funções seno e cosseno. Pretende-se argumentar que aliar teoria e prática através de situações que tenham significado para o aluno torna o seu aprendizado satisfatório.
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Atividades que envolvem Modelagem Matemática implicam na resolução de situações problemas, que, de modo geral, não são resolvidas por meio de procedimentos predenidos e cujas soluções são previamente conhecidas. Diante desta situação e que estamos desenvolvendo este trabalho tendo como objetivo inserir o estudo das funções circulares através de situações concretas e de recursos tecnologicos, como o Geogebra sendo que este mesmo trabalho pode tambem vir a ser desenvolvido com o Graphmatica. Na aplicação dessas atividades buscamos abordar o tema de maneira problematizada, a fim de despertar interesse nos alunos tanto no conteúdo, quanto na disciplina de Matemática, uma vez que este tipo de trabalho pode ser desenvolvido em outros tópicos da Matemática. A Modelagem Matemática torna-se o ponto inicial para resolver problemas concretos, levando os educandos a compreender os diversos conceitos e propriedades das funções. As situações problemas trabalhadas a partir de exemplos concretos sobre o movimento das marés e da propagação das ondas sonoras, representam uma estrategia pedagogica para dinamizar e tornar as aulas de Matemática mais atrativas e reflexivas, possibilitando um maior interesse nos alunos na busca da melhoria da aprendizagem. Ao final da realização das atividades movimento das marés, com dados da tabua das marés da praia de Canoa Quebrada localizada na cidade de Aracati pesquisado pelos educandos, e das ondas sonoras com a manipulação do Fourier, espera-se que os alunos saibam identificar dominio, período, imagem, contradomínio, valor máximo e mínimo, compreender e identificar os graáficos dessas funções e resolver problemas que envolvam o estudo das funções seno e cosseno. Pretende-se argumentar que aliar teoria e prática através de situações que tenham significado para o aluno torna o seu aprendizado satisfatório.
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ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
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O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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Data: 08/07/2013
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Essa pesquisa busca analisar se o trabalho com o GeoGebra facilita a aprendizagem de conceitos da trigonometria e conhecer quais as percepções dos alunos acerca do uso do GeoGebra no ensino de trigonometria. Para isso, faz uso da observação participante e da aplicação de avaliações e entrevistas com os alunos do segundo ano dos cursos de informática, eletrotécnica e mecânica do campus de Mossoró do IFRN. A análise dos dados mostra que, com o uso do GeoGebra, os alunos apresentaram uma aprendizagem mais significativa de diversos aspectos do comportamento das funções seno e cosseno, quando comparado com o ensino através de aulas expositivas com o uso de recursos didáticos mais comuns, como o livro e o quadro branco. Os próprios alunos reconheceram que o uso desse software é capaz de ajudar a compreender melhor os aspectos inerentes ao comportamento dessas funções, ressaltando a facilidade na utilização do Geogebra, as vantagens da interatividade direta com esse software e a importância da sua utilização no ensino de Matemática. Porém, para que os atuais e futuros professores se sintam capazes de trabalhar com o GeoGebra ou com qualquer outro software, é fundamental que os cursos de formação inicial e continuada de professores desenvolvam estratégias que garantam, efetivamente, a capacidade de utilização dessas ferramentas, de forma crítica e criativa, e não apenas como mais um modismo que em nada irá ajudar a melhorar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.
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Essa pesquisa busca analisar se o trabalho com o GeoGebra facilita a aprendizagem de conceitos da trigonometria e conhecer quais as percepções dos alunos acerca do uso do GeoGebra no ensino de trigonometria. Para isso, faz uso da observação participante e da aplicação de avaliações e entrevistas com os alunos do segundo ano dos cursos de informática, eletrotécnica e mecânica do campus de Mossoró do IFRN. A análise dos dados mostra que, com o uso do GeoGebra, os alunos apresentaram uma aprendizagem mais significativa de diversos aspectos do comportamento das funções seno e cosseno, quando comparado com o ensino através de aulas expositivas com o uso de recursos didáticos mais comuns, como o livro e o quadro branco. Os próprios alunos reconheceram que o uso desse software é capaz de ajudar a compreender melhor os aspectos inerentes ao comportamento dessas funções, ressaltando a facilidade na utilização do Geogebra, as vantagens da interatividade direta com esse software e a importância da sua utilização no ensino de Matemática. Porém, para que os atuais e futuros professores se sintam capazes de trabalhar com o GeoGebra ou com qualquer outro software, é fundamental que os cursos de formação inicial e continuada de professores desenvolvam estratégias que garantam, efetivamente, a capacidade de utilização dessas ferramentas, de forma crítica e criativa, e não apenas como mais um modismo que em nada irá ajudar a melhorar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.
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JOÃO DEHON DE SOUSA
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OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS APRENDETES NAS AULAS DE MATEMÁTICA
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Orientador : ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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Data: 18/07/2013
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A partir das reuniões pedagógicas das Escolas Professora Lourdes Mota (Rede Municipal de Ensino) e Sebastião Gomes de Oliveira (Rede Estadual de Ensino) em que as equipes de coordenadores mostravam os gráficos com um alto índice de alunos reprovados em Matemática, foi então que vimos a problemática e passamos a estudar uma solução para a melhoria dos números apresentados, veio então a ideia deste trabalho. No início foi realizado um bingo, dividindo a turma em dupla para facilitar os cálculos, sendo os números chamados através da multiplicação, onde o aluno marcava na cartela o resultado da operação. Em seguida foi aplicado o jogo do “TUXMATH”. Em seguida aplicamos o Jogo dos Restos. Para verificar se realmente estava dando resultado nossa proposta, foi aplicado novamente o bingo, já foi sentido uma diferença, o aluno se preocupava em fazer o cálculo e com maior segurança, uns usavam os dedos, outros riscos no papel, enquanto outros faziam a conta com o algoritmo da operação e com os resultados obtidos, acreditamos ter sido favorável a nossa metodologia de aplicar os jogos em sala.
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A partir das reuniões pedagógicas das Escolas Professora Lourdes Mota (Rede Municipal de Ensino) e Sebastião Gomes de Oliveira (Rede Estadual de Ensino) em que as equipes de coordenadores mostravam os gráficos com um alto índice de alunos reprovados em Matemática, foi então que vimos a problemática e passamos a estudar uma solução para a melhoria dos números apresentados, veio então a ideia deste trabalho. No início foi realizado um bingo, dividindo a turma em dupla para facilitar os cálculos, sendo os números chamados através da multiplicação, onde o aluno marcava na cartela o resultado da operação. Em seguida foi aplicado o jogo do “TUXMATH”. Em seguida aplicamos o Jogo dos Restos. Para verificar se realmente estava dando resultado nossa proposta, foi aplicado novamente o bingo, já foi sentido uma diferença, o aluno se preocupava em fazer o cálculo e com maior segurança, uns usavam os dedos, outros riscos no papel, enquanto outros faziam a conta com o algoritmo da operação e com os resultados obtidos, acreditamos ter sido favorável a nossa metodologia de aplicar os jogos em sala.
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OTONIEL SOARES DE MARIA
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CÁLCULO DIFERENCIAL NO ENSINO MÉDIO: noções de limites, derivadas e aplicações.
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Orientador : MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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Data: 19/07/2013
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Este trabalho se propõe a expor os resultados de um estudo sobre o ensino de cálculo diferencial no ensino médio: noções de limites, derivadas e aplicações. Faremos uma abordagem desde o surgimento do cálculo com Newton e Leibniz, passando pela sua importância em nossas vidas, objetivando com isso, mostrar a funcionalidade do uso do cálculo em todos os ramos das ciências inclusive humanas. Entretanto, colocamos em questão a aplicabilidade desse conteúdo nos currículos de Ensino Médio, pois o mesmo ainda preserva a sua estrutura original, sendo considerada uma das disciplinas que apresenta grandes dificuldades iniciais de aprendizagem pelo aluno ao se deparar com Cálculo de Funções reais de uma variável real ao ingressar em cursos de exatas. Uma das dificuldades que percebemos nos alunos estar na assimilação do conteúdo, se dar, principalmente, no estudo sobre noções de limites e aplicações do mesmo na derivada.
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Este trabalho se propõe a expor os resultados de um estudo sobre o ensino de cálculo diferencial no ensino médio: noções de limites, derivadas e aplicações. Faremos uma abordagem desde o surgimento do cálculo com Newton e Leibniz, passando pela sua importância em nossas vidas, objetivando com isso, mostrar a funcionalidade do uso do cálculo em todos os ramos das ciências inclusive humanas. Entretanto, colocamos em questão a aplicabilidade desse conteúdo nos currículos de Ensino Médio, pois o mesmo ainda preserva a sua estrutura original, sendo considerada uma das disciplinas que apresenta grandes dificuldades iniciais de aprendizagem pelo aluno ao se deparar com Cálculo de Funções reais de uma variável real ao ingressar em cursos de exatas. Uma das dificuldades que percebemos nos alunos estar na assimilação do conteúdo, se dar, principalmente, no estudo sobre noções de limites e aplicações do mesmo na derivada.
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JOSÉ RILDO OLIVEIRA DANTAS
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O USO DO GEOGEBRA, UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE SINAIS SENOIDAIS E NA MONTAGEM DE UM FASOR EM CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA
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Orientador : MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
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ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
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DJANGO JESUS DANTAS
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Data: 19/07/2013
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A matemática do ensino médio apresenta um valor formativo, além de desempenhar um papel instrumental. No aspecto instrumental ela funciona como ferramenta que serve para vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas. O ensino de trigonometria através de caminhos tão formais e de exercícios herméticos provoca no discente a ansiedade em ver o lado prático-utilitário, várias são aplicações da trigonometria em diversas áreas das ciências e ramos do conhecimento e do trabalho. É tarefa de o docente adequar a sua prática de acordo com o contexto da turma. Este trabalho relata a prática pedagógica realizada com alunos do 2º ano do curso técnico integrado de nível médio em eletrotécnica do IFRN Campus Mossoró. Foi elaborada uma atividade com o uso do GeoGebra nos conteúdos de trigonometria e de circuitos elétricos de corrente alternada de forma interdisciplinar entre matemática e eletrotécnica. Nela utilizou-se gráficos das funções originadas de circuitos elétricos de correntes alternadas em seu domínio temporal que tem como base a função v(t) = vpsen(ωt + ϴ0) e verificado o estudo dos parâmetros vp, ω e ϴ0, o que acarreta a modificação de cada parâmetro no contexto gráfico e nas grandezas envolvidas, a análise matemática e física e, logo após o estudo das funções foi montado um fasor que serviu para fazer observações dessa representação gráfica semelhante ao comportamento da função seno no ciclo trigonométrico, onde foi verificado o sinal da corrente e da tensão em determinados momentos e também a relação com o quadrante onde o fasor se encontra, além de procurar se obter a tensão eficaz. Esse software facilita a aprendizagem de eletrotécnica e funções senoidais, pois permitiu o aluno a percepção dos conteúdos envolvidos, despertou a curiosidade e o interesse em aprender e contribuiu para uma maior compreensão do mesmo.
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A matemática do ensino médio apresenta um valor formativo, além de desempenhar um papel instrumental. No aspecto instrumental ela funciona como ferramenta que serve para vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas. O ensino de trigonometria através de caminhos tão formais e de exercícios herméticos provoca no discente a ansiedade em ver o lado prático-utilitário, várias são aplicações da trigonometria em diversas áreas das ciências e ramos do conhecimento e do trabalho. É tarefa de o docente adequar a sua prática de acordo com o contexto da turma. Este trabalho relata a prática pedagógica realizada com alunos do 2º ano do curso técnico integrado de nível médio em eletrotécnica do IFRN Campus Mossoró. Foi elaborada uma atividade com o uso do GeoGebra nos conteúdos de trigonometria e de circuitos elétricos de corrente alternada de forma interdisciplinar entre matemática e eletrotécnica. Nela utilizou-se gráficos das funções originadas de circuitos elétricos de correntes alternadas em seu domínio temporal que tem como base a função v(t) = vpsen(ωt + ϴ0) e verificado o estudo dos parâmetros vp, ω e ϴ0, o que acarreta a modificação de cada parâmetro no contexto gráfico e nas grandezas envolvidas, a análise matemática e física e, logo após o estudo das funções foi montado um fasor que serviu para fazer observações dessa representação gráfica semelhante ao comportamento da função seno no ciclo trigonométrico, onde foi verificado o sinal da corrente e da tensão em determinados momentos e também a relação com o quadrante onde o fasor se encontra, além de procurar se obter a tensão eficaz. Esse software facilita a aprendizagem de eletrotécnica e funções senoidais, pois permitiu o aluno a percepção dos conteúdos envolvidos, despertou a curiosidade e o interesse em aprender e contribuiu para uma maior compreensão do mesmo.
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ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA SILVA
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MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Orientador : WALTER MARTINS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
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JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
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Data: 02/08/2013
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Este trabalho tem por objetivo estudar a modelagem matemática e alguns de seus principais autores e como inserir a Modelagem Matemática como novo método de ensino. Os métodos que levaram a criação deste trabalho foram à leitura de diversos livros, sites, revistas e algumas pesquisas conforme a bibliografia a ser mencionada posteriormente. A efetivação deste trabalho teve como fundamentação teórica os autores; Burak, Biembengut, Caldeira, Barbosa e Bean dentre outros. Analisando as idéias dos autores citados pude perceber que a modelagem é necessária para melhorar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Matemática, que com o uso da mesma podemos desenvolver no aluno o desejo pela aprendizagem de uma forma contextualizada, mais simples e com melhor resultado. Após a análise das idéias e de pesquisas sobre projetos em sala de aula, e diante das dificuldades encontradas para atingir meus objetivos junto aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, resolvi abordar o conteúdo () com o uso da Modelagem Matemática e comprovei que os resultados foram bem satisfatórios. Esta abordagem diferente descreve um pouco mais a frente contando o passo a passo do desenvolvimento.
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Este trabalho tem por objetivo estudar a modelagem matemática e alguns de seus principais autores e como inserir a Modelagem Matemática como novo método de ensino. Os métodos que levaram a criação deste trabalho foram à leitura de diversos livros, sites, revistas e algumas pesquisas conforme a bibliografia a ser mencionada posteriormente. A efetivação deste trabalho teve como fundamentação teórica os autores; Burak, Biembengut, Caldeira, Barbosa e Bean dentre outros. Analisando as idéias dos autores citados pude perceber que a modelagem é necessária para melhorar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Matemática, que com o uso da mesma podemos desenvolver no aluno o desejo pela aprendizagem de uma forma contextualizada, mais simples e com melhor resultado. Após a análise das idéias e de pesquisas sobre projetos em sala de aula, e diante das dificuldades encontradas para atingir meus objetivos junto aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, resolvi abordar o conteúdo () com o uso da Modelagem Matemática e comprovei que os resultados foram bem satisfatórios. Esta abordagem diferente descreve um pouco mais a frente contando o passo a passo do desenvolvimento.
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VALDERI DANTAS
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AS APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU NA CINEMÁTICA
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Orientador : WALTER MARTINS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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ODACIR ALMEIDA NEVES
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ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
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Data: 02/08/2013
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Inicialmente vamos abordar alguns elementos que compõem as Funções na Matemática do ensino médio. O objetivo deste trabalho é criar e apresentar um planejamento para o ensino deste conteúdo, utilizando o conceito de funções numa linguagem natural, para o desenvolvimento destas funções no estudo da Cinemática na física do ensino médio. Após participar como professor de matemática e física nas escolas públicas e privadas, da qual também obtive respostas a alguma perguntas encaminhadas com relação ao ensino e aprendizagem, abordo um pouco do que aprendi com estas experiências, bases para que eu pudesse escrever e apresentar uma sequência didática sobre gráficos de funções na Cinemática, que tem como objetivo principal a aplicação dessas funções, na construção do conhecimento de cinemática por meio da linguagem natural, inserindo-o em uma forma mais simples de estudo.
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Inicialmente vamos abordar alguns elementos que compõem as Funções na Matemática do ensino médio. O objetivo deste trabalho é criar e apresentar um planejamento para o ensino deste conteúdo, utilizando o conceito de funções numa linguagem natural, para o desenvolvimento destas funções no estudo da Cinemática na física do ensino médio. Após participar como professor de matemática e física nas escolas públicas e privadas, da qual também obtive respostas a alguma perguntas encaminhadas com relação ao ensino e aprendizagem, abordo um pouco do que aprendi com estas experiências, bases para que eu pudesse escrever e apresentar uma sequência didática sobre gráficos de funções na Cinemática, que tem como objetivo principal a aplicação dessas funções, na construção do conhecimento de cinemática por meio da linguagem natural, inserindo-o em uma forma mais simples de estudo.
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ENIO VIRGILIO DE OLIVEIRA MATIAS
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Futuro da Escrita Matemática: Materiais e Formas
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Orientador : ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
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WALTER MARTINS RODRIGUES
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ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
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Data: 27/12/2013
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Neste trabalho apresentaremos uma linha do tempo dos principais suportes para escrita voltados ao registro da matemática, que começo no mais remoto artefato já descoberto pelo homem até oque há de mais moderno hoje, com isto queremos indicar qual é o futuro dos suportes para escrita em especial para a matemática, apesar de mostrarmos exemplos de outras áreas temos uma atenção especial a matemática mostrando exemplos de escrituras de matemáticas, exemplos de CDF (Documento com Formato Computável), que iremos indicar como suporte para escrita do futuro e concluímos o nosso trabalho com algumas considerações importantes a respeito da forma que se devem ser distribuídos materiais e sugestões de inúmeros trabalhos futuros o que talvez seja a maior contribuição de todas.
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Neste trabalho apresentaremos uma linha do tempo dos principais suportes para escrita voltados ao registro da matemática, que começo no mais remoto artefato já descoberto pelo homem até oque há de mais moderno hoje, com isto queremos indicar qual é o futuro dos suportes para escrita em especial para a matemática, apesar de mostrarmos exemplos de outras áreas temos uma atenção especial a matemática mostrando exemplos de escrituras de matemáticas, exemplos de CDF (Documento com Formato Computável), que iremos indicar como suporte para escrita do futuro e concluímos o nosso trabalho com algumas considerações importantes a respeito da forma que se devem ser distribuídos materiais e sugestões de inúmeros trabalhos futuros o que talvez seja a maior contribuição de todas.
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