PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DIEGO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO DE SOUSA
DATA : 06/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

TEORIA DA PROBABILIDADE APLICADA EM MÁQUINAS CAÇA-NIQUEIS CONSTRUÍDAS NO SOFTWARE SCRATCH


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática; Probabilidade; Software Scratch; Programação.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Os cálculos probabilísticos estão presentes nas nossas decisões diárias, desde escolhas simples, como atravessar a rua ou optar pelo menor caminho, até decisões mais complexas, como analisar riscos de investimentos na compra de ações de empresas. No entanto, os métodos de ensino tradicionais, focados exclusivamente em fórmulas e procedimentos, abordam essa teoria com exemplos restritos a lançamentos de dados, moedas, escolha de cartas de baralhos e bolas de urnas. Embora esses exemplos auxiliem no aprendizado, acabam se tornando exaustivos, pouco significativos e se distanciam da realidade dos alunos. Este trabalho tem como objetivo utilizar uma ferramenta tecnológica de programação para diversificar o contexto do ensino de conceitos de probabilidade, tornando mais acessível, dinâmico, interativo e significativo. Utilizamos o software Scratch para construir uma máquina caça-níquel digital, e a partir do funcionamento dessa máquina, exemplificar, contextualizar e facilitar a introdução de diversos conceitos desta teoria como experimento aleatório, espaço amostral, evento, frequência relativa, cálculo da probabilidade da interseção, união, binomial e valor esperado. A linguagem de programação utilizada no software Scratch para o funcionamento da máquina também foi explorada com o propósito de integrar práticas de programação simultaneamente ao ensino desses conceitos de probabilidade, promovendo um contato mais prematuro dos alunos com a lógica de programação. Por meio dessa abordagem prática, visual e interativa, os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes combinações de símbolos e explorar diferentes cenários para analisar como isso afeta as probabilidades. O simulador desenvolvido foi aplicado numa turma do 2º ano do novo ensino médio, da escola Otávio Terceiro de Farias. A aplicação dessa abordagem mostrou potencial, pois os alunos relataram que o uso do simulador facilitou e tornou mais prático e dinâmico o ensino desses conteúdos. Apesar de algumas dificuldades operacionais, os alunos expressaram o desejo de utilizar esses recursos em outras aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Interno - 1447536 - PAULO CESAR LINHARES DA SILVA
Externo à Instituição - WANDERLEY DE OLIVEIRA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 14:26
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