O USO DA MALHA QUADRICULADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ÁREA DE POLÍGONOS: UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZADA COMO PRÉ-REQUISITO PARA O ASSUNTO DE PRISMAS E PIRÂMIDES.
malha quadriculada; área de figuras planas; Ensino de matemática.
O presente trabalho apresenta um problema observado nas turmas de 2º ano do ensino médio
ao trabalhar em sala de aula o assunto de prismas e as pirâmides. Devido à deficiência de
alguns alunos em geometria plana, especificamente em áreas de figuras planas, notou-se uma
grande dificuldade em avançar no conteúdo. Esta situação se agravou após o período de
pandemia, que levou ao fechamento de diversas escolas no mundo, adotando o ensino remoto
e levando os professores a buscar estratégias para amenizar as consequências da pandemia.
Além disso, houve aumento na evasão escolar e nos problemas emocionais como ansiedade e
depressão. Diante desse cenário, sentiu-se a necessidade de abordar o tema da área de
polígonos por meio de uma sequência didática nas turmas de 2º ano, utilizando a malha
quadriculada como recurso didático. Diversos autores realizaram pesquisas relacionadas à
contribuição da malha quadriculada no ensino da matemática, especialmente em áreas de
figuras planas. Portanto, o trabalho tem como objetivo propor uma revisão em forma de
sequência didática utilizando a malha quadriculada como ferramenta didática no estudo de
áreas de polígonos para a introdução do ensino de prismas e pirâmides no 2º ano do ensino
médio. A aplicação da sequência didática mostrou resultados positivos, evidenciando não
apenas uma melhor compreensão do conteúdo, mas também uma maior motivação e
participação por parte dos alunos.