PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ OZANIRO OLIMPIO MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ OZANIRO OLIMPIO MAIA
DATA : 31/07/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Formato híbrido. Presencial: Sala 24 da Proppg e Remoto: meet.google.com/mna-voyx-nkc
TÍTULO:

O impacto da recomposição de aprendizagem com resolução de problemas no resultado do Ideb em Brejo do Cruz-PB (2019 a 2023)


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática. IDEB. Recomposição de Aprendizagem. Resolução de Problemas. Brejo do Cruz-PB. Guia Prático.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O presente trabalho discute os desafios da garantia da aprendizagem efetiva em Matemática no cenário educacional brasileiro, com ênfase no município de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba. Com base na evolução positiva dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Fundamental II, no período entre os anos de 2019 a 2023, este estudo investiga os fatores que impulsionaram esse avanço. Como problema central, busca-se compreender qual foi o impacto da Recomposição de Aprendizagem aliada à metodologia de Resolução de Problemas nesse contexto. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar de que modo essa articulação pedagógica contribuiu para a melhoria dos indicadores educacionais do município de Brejo do Cruz-PB entre os anos de 2019 a 2023. Para embasar este trabalho, a fundamentação teórica ancora-se no conceito de Recomposição como prática para atenuar defasagens cognitivas, bem como na perspectiva de George Pólya (2006) acerca da Resolução de Problemas como habilitação prática e reflexiva. Na metodologia, este estudo se encaixa em uma abordagem mista, a qual consiste em métodos não somente quantitativos, mas também qualitativos. Assim, optou-se por identificar as práticas docentes, além de analisar a aplicação das metodologias no desenvolvimento do raciocínio lógico e verificar a correlação entre as ações pedagógicas e os índices de desempenho escolar. Tudo isso por meio da aplicação de questionários e posterior análise de resultados. Estes têm o escopo de oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento da formação docente, propiciando estratégias que visem a manutenção e a ampliação da qualidade do ensino público. Para tanto, foi criado como produto educacional deste trabalho um Guia Prático de Resolução de Problemas para a recomposição da aprendizagem para Professores de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2993619 - PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA
Interna - 1531432 - VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - REBEKA OLIVEIRA DOMINGUES - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/07/2026 18:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-prd-sigaa02.sigaa02