Estratégias no Ensino de Probabilidade para o ENEM: Uma Abordagem por meio de Materiais Concretos
para o Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no Ensino Médio
ENEM; políticas públicas; material concreto; ensino de probabilidade.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exerce um papel fundamental na educação brasileira, pois
além de funcionar como principal via de acesso ao ensino superior, também atua como instrumento de
apoio à formulação de políticas públicas que visam promover maior equidade educacional. Diante desse
contexto, esta dissertação tem como objetivo investigar como o uso de materiais concretos pode
contribuir para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Probabilidade no Ensino Médio,
especialmente na preparação para o ENEM. Para isso, foram construídos e aplicados materiais
concretos em uma turma da 3a série do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco de Assis da Silva,
localizada em Serrinha dos Pintos, no Rio Grande do Norte. A fundamentação teórica apoia-se em
autores como Lorenzato (2012) e D’Ambrosio (2009), que destacam a relevância do material concreto
como recurso pedagógico essencial para tornar o ensino da Matemática mais acessível e significativo;
Morgado (2016), com seus inúmeros trabalhos no campo da Probabilidade; e Saviani (2008), cujas
contribuições reforçam o papel da escola pública como espaço de democratização do conhecimento e
transformação social. Além disso, o trabalho também dialoga com as diretrizes e habilidades da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza o uso de situações-problema, experimentos e práticas
contextualizadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da autonomia
dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de materiais concretos, aliado a uma
prática pedagógica bem estruturada, proporciona momentos de maior engajamento, compreensão
conceitual, além de uma aprendizagem mais interativa e significativa. Como produto educacional, esta
pesquisa oferece uma sequência didática, acompanhada de seus respectivos materiais concretos,
criados para facilitar a abordagem de conteúdos de Probabilidade de forma prática e interativa. Este
produto tem como objetivo orientar professores que desejem aplicar ou adaptar os recursos
desenvolvidos, promovendo aulas mais dinâmicas, contextualizadas e alinhadas ao perfil das questões
do ENEM. Assim, esta dissertação busca contribuir para o aprimoramento do ensino de Matemática na
escola pública, tornando-o mais atraente, compreensível e conectado à realidade dos estudantes, além
de melhorar seu desempenho em avaliações externas como o ENEM.