Construção do Pensamento Algébrico e os Sentidos da Igualdade: Reflexões a Partir de uma Oficina
com Professores dos Anos Iniciais em Mossoró-RN
pensamento algébrico; formação docente; modelo PLOT.
Este trabalho apresenta a temática da construção do pensamento algébrico e a compreensão atribuída
aos sentidos da igualdade, como bases essenciais para o ensino de matemática na educação básica. O
estudo defende a importância de inserir conceitos algébricos desde os anos iniciais, valorizando o
significado e o raciocínio matemático em detrimento da manipulação simbólica. Nesta pesquisa,
apresentam-se os objetivos de elaborar e aplicar uma oficina pedagógica para professores da rede
municipal da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, expor alguns registros escritos da
formação e propor um roteiro formativo. O método escolhido foi o de Oportunidades de Aprendizagem
Profissional para Professores, conhecido como Modelo PLOT, que visa favorecer a articulação entre
teoria e prática docente. A pesquisa ainda destaca o papel do Ensino Exploratório e das Tarefas de
Aprendizagem Profissional (TAP) na promoção de uma formação docente reflexiva, colaborativa e
contextualizada. O trabalho se justifica por promover a formação continuada de professores, buscando
superar a ansiedade matemática e favorecer a construção significativa do conhecimento algébrico.
Revelam-se como conclusões a importância de ambientes colaborativos, a valorização da prática
docente como objeto de análise e a potencialidade da oficina na ressignificação das práticas
pedagógicas dentro do contexto escolar.