Labmóvel: A criação de um laboratório de Matemática Móvel para educação básica.
Laboratório; Teoria da Objetivação; Ferramentas didáticas.
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Labmóvel de Matemática, um
laboratório de Matemática Móvel, voltado para o ensino nos anos finais do Ensino
Fundamental na Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno, em Santana do
Matos/RN. O projeto busca suprir a falta de laboratório de Matemática e de materiais
concretos nas escolas públicas, especialmente em contextos de vulnerabilidade
socioeconômica. O Labmóvel é composto por ferramentas didáticas de baixo custo,
elaboradas em colaboração com os estudantes, promovendo um aprendizado participativo e
contextualizado. A pesquisa é fundamentada na Teoria da Objetivação, de Luis Radford
(2013, 2021), que entende a aprendizagem Matemática como um processo social e histórico,
mediado por interações entre sujeitos, objetos e práticas socioculturais. Além disso, o estudo
dialoga com as ideias de Paulo Freire (1996), que enfatiza a importância da educação
dialógica e da participação ativa dos alunos no processo de construção do saberes. A
dissertação descreve a implementação do Labmóvel por meio de oficinas pedagógicas, nas
quais os estudantes construíram ferramentas Matemáticas, como baralhos de equações, roletas
de expressões algébricas, balanças de equações e calculadoras de frações. Os resultados
indicam que essa abordagem promove maior engajamento, interesse e compreensão
conceitual, fortalecendo a aprendizagem colaborativa e tornando o ensino de Matemática mais
acessível e significativo. A combinação das abordagens de Radford e Freire reforça o papel da
Matemática tanto como um saber construído coletivamente quanto como um instrumento de
emancipação e participação social.