SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma abordagem para o ensino de educação
financeira na Educação Básica.
Educação financeira; metodologias ativas; gamificação.
A presente dissertação investiga novas estratégias para o ensino de Matemática Financeira, explorando
metodologias ativas e o uso de jogos educativos como ferramentas didáticas. O objetivo deste estudo
foi proporcionar uma aprendizagem dinâmica e eficaz, facilitando a compreensão de conceitos como
juros, descontos, investimentos e planejamento financeiro, ao mesmo tempo em que promove a
conscientização sobre a gestão do dinheiro no cotidiano dos estudantes. Para alcançar esse propósito,
foi desenvolvida e aplicada uma aula baseada em atividades lúdicas e interativas, nas quais os alunos
participaram de desafios e simulações financeiras. A pesquisa envolveu um estudo experimental, em
que os estudantes do Ensino Médio foram expostos a essa nova abordagem e, posteriormente,
avaliados quanto à assimilação dos conteúdos e ao seu nível de interesse e engajamento. Os resultados
obtidos indicaram que a utilização de jogos e metodologias alternativas não apenas contribui para a
consolidação do aprendizado, mas também desperta maior interesse dos alunos pelo tema. O relato
dos discentes reforçou que o conhecimento adquirido tem aplicabilidade prática nas suas vidas
financeiras. Dessa forma, esta pesquisa salienta a importância de inovar no ensino de Matemática
Financeira, demonstrando que estratégias ativas e gamificadas podem tornar o processo de ensino e
aprendizagem mais acessível, envolvente e relevante para a realidade dos estudantes.