PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE : FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS
DATA : 16/08/2024
LOCAL: meet.google.com/nwu-djgb-frt

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM OS ESTUDANTES DO 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL GILBERTO ROLA

Resolução de problemas. ensino/aprendizagem. metodologia de ensino

Neste trabalho, abordamos a metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Matemática, além de analisarmos sua aplicação nas turmas de 6° ano da Escola Estadual Gilberto Rola, na Maísa, zona rural de Mossoró, RN. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que o pesquisador procura analisar os dados e, ao final da atividade, interpretá-los para que possa identificar as contribuições da metodologia da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. A pesquisa é justificada pela importância dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estimula o pensamento crítico, a tomada de decisões e a aplicação dos conhecimentos matemáticos, promovendo uma aprendizagem significativa. Para alcançar este objetivo, exploramos inicialmente a conceituação dos termos “problema” e “exercício”, fazendo a diferenciação entre estes dois elementos dentro do ensino da Matemática. Ao delinear as diferenciações entre estes dois termos, é traçado um panorama histórico da Resolução de Problemas, evidenciando sua estreita relação com o ensino da Matemática. O propósito é evidenciar a longa conexão entre a matemática e a resolução de problemas, visto que a origem do conhecimento matemático está diretamente ligada à necessidade humana de solucionar questões. A seguir, conduzimos uma pesquisa sobre a relevância desta abordagem no ensino de matemática, com o objetivo de destacar as vantagens que traz para o processo de aprendizagem dos alunos. Também discorreremos sobre o papel do professor no auxílio à resolução de problemas, uma vez que sua participação é fundamental para o sucesso educacional dos estudantes. Por fim, analisamos a implementação realizada por meio da metodologia de resolução de problemas, apresentando seus resultados, bem como buscamos compreender as principais dificuldades encontradas pelos alunos nesse processo, assim como as estratégias que eles utilizaram para solucionar os problemas. Os resultados indicaram que a metodologia de resolução de problemas é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, uma vez que ao praticá-la é possível promover a evolução do pensamento lógico, despertar o seu interesse e motivá-los ao resolver problemas contextualizados. Ademais, o estudo pode auxiliar na identificação de eventuais lacunas no ensino de matemática e subsidiar a criação de estratégias pedagógicas mais eficazes, visando o bom desempenho dos alunos.

Presidente - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Externo à Instituição - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA