PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAEL LOURENÇO QUEIROZ

DISCENTE : RAFAEL LOURENÇO QUEIROZ
DATA : 19/07/2024

REPOSITÓRIO DE MATERIAIS PARA ESTUDO DE FUNÇÕES: AFIM, QUADRÁTICA, EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA

Funções; Aplicações; Materiais e Práticas; Repositório Digital.

Entender o ambiente a nossa volta e realizar análises de determinados fenômenos são de fundamental importância para o desenvolvimento humano. Um recurso que oferece importantes ferramentas para esse processo é o tema de Funções no ensino de Matemática, nosso principal objeto de estudo. O presente trabalho busca oferecer uma variedade de materiais para os docentes da área, com objetivo de agilizar e facilitar a prática pedagógica. O trabalho foi estruturado em cinco partes: análise de documentos, conceitos teóricos, aplicações, sugestões de práticas e repositório digital. Inicialmente realizamos uma análise de documentos norteadores para o processo de ensino aprendizagem, a BNCC e o SISEDU, onde identificamos um déficit de aprendizagem relacionado ao tema abordado em duas escolas no município de Acopiara-Ce. Em seguida, construímos, através de uma análise bibliográfica, material teórico das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Para cada função apresentada, também destacamos aplicações que podem ser utilizadas durante as aulas de Matemática, tanto como meio de contextualização, como também de motivação para os estudantes. Além disso, propomos algumas sugestões de práticas utilizando três plataformas digitais, PhetColorado, GeoGebra e Wordwall, ampliando assim a quantidade de possibilidades para os docentes. Todo o material gerado na elaboração deste trabalho está disponível em uma plataforma intitulada Repositório para Materiais de Funções Matemáticas, desenvolvido com recursos de programação web, especificamente HTML e CSS.

Presidente - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Externo à Instituição - FRANCISCO CARPEGIANI MEDEIROS BORGES