Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: ANTONIO GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA
DATA: 28/10/2016
LOCAL: LABORATÓRIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA AMBIENTAL SOBRE A SELEÇÃO DE NÉCTAR COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE AÇÚCAR COLETADO POR ABELHAS SEM FERRÃO Melipona subnitida NA FLORESTA TROPICAL SECA BRASILEIRA

Jandaíra, forrageamento de néctar, néctar diluído, Caatinga.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Abelhas sociais geralmente direcionam sua força forrageira para as fontes alimentares mais lucrativas tanto em termos de abundância de recursos quanto de concentração de néctar. A concentração de açúcar do néctar coletado é importante, pois quantidades elevadas de açúcar resultam em um aumento dos ganhos energéticos das colônias. Por outro lado, em temperaturas ambientais elevadas, a coleta de néctar mais diluído (concentração baixa de açúcar) pode facilitar o resfriamento evaporativo do ninho. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi investigar a influência da temperatura ambiental sobre a concentração de açúcar do néctar coletado por Melipona subnitida na região semiárida do Brasil. Para avaliar a influência da temperatura sobre a coleta de néctar foram feitas observações (junho a setembro de 2016) da atividade forrageira de néctar e pólen e foi amostrada a carga de néctar em dois meliponários estruturalmente idênticos. Um meliponário ficou localizado em uma área sombreada (MAsombra) e o outro em uma área exposta totalmente ao sol (MBsol) para que as colônias fossem submetidas ao estresse térmico. Simultaneamente às coletas e observações, foram registradas a temperatura ambiental (Ta) e também a temperatura interna das colônias na área de cria (Tcria) e na área de potes de alimentos (Tpotes). Ao longo do estudo Ta variou entre 39,2 °C e 21,7 °C, Tcria entre 22,2 °C e 39,5 °C e Tpotes entre 22 °C e 38,7 °C. A temperatura dentro dos ninhos (Tpotes) foi significativamente maior nas colônias expostas ao sol do que nas colônias na área sombreada.  Observamos que em MBsol a força forrageira das colônias foi direcionada para a coleta de néctar, ao contrário do que ocorreu em MAsombra onde não houve diferença entre a coleta dos dois recursos. O néctar coletado pelas colônias na sombra apresentou uma concentração média (Cméd) superior que o néctar coletado por forrageiras no sol (MAsombra: Cméd = 27,3 ± 18,6 %; MBsol: Cméd = 23,6 ± 18,6 %). Em virtude da importância ecológica das abelhas sem ferrão como polinizadores de muitas espécies nativas, é uma necessidade compreender a relação destes organismos com o ambiente em que habitam e como respondem à condições desfavoráveis. Estudos desta natureza são fundamentais para determinar estratégias que visem a conservação frente às mudanças climáticas, bem como contribuir para preservação de ambientes que dependem destes organismos para manutenção do seu equilíbrio ecológico.

Externo ao Programa - 1969235 - LUCIANA VIEIRA DE PAIVA
Presidente - 1824610 - MICHAEL HRNCIR