Banca de DEFESA: MARCOS ADELINO ALMEIDA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ADELINO ALMEIDA FILHO
DATA : 31/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O que as rãs fêmeas procuram nos machos? O canto de anúncio não reflete o investimento gonadal e o armazenamento de gordura em Physalaemus albifrons no semiárido brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Vocalização. Seleção sexual. Sucesso reprodutivo. Testículos. Corpo de gordura.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

O canto de anúncio em anuros pode fornecer informações honestas sobre a qualidade do macho emissor e ser utilizado pelas fêmeas para selecionar os parceiros reprodutivos. Alguns atributos dos machos, como o tamanho corpóreo, tendem a ser relacionados com parâmetros acústicos e podem ser revelados para as fêmeas através do canto de anúncio. No entanto, apesar de testículos maiores propiciarem maior produção de espermatozoides e corpos de gordura mais pesados viabilizarem maiores atividades metabólicas, não se sabe como o investimento gonadal e a reserva energética estão relacionados com os parâmetros acústicos dos cantos. Neste trabalho, avaliamos a relação entre a performance acústica, a condição gonadal e o armazenamento de gordura na rã Physalaemus albifrons, testando a hipótese de que o canto de anúncio constitui um bom preditor da qualidade do macho em termos de investimento gonadal e reserva energética. Gravamos vocalizações de 45 machos de P. albifrons em lagoas temporárias em uma área semiárida de Caatinga durante os meses de fevereiro e março de 2020. Todos os espécimes foram coletados, eutanasiados, fixados e posteriormente medidos quanto ao comprimento rostro-cloacal, comprimento dos testículos e a massa dos corpos de gordura. Analisamos parâmetros temporais (duração do canto e taxa de repetição) e espectrais (frequência fundamental e frequência dominante) de 30 cantos de anúncio de cada macho. O comprimento testicular e a massa dos corpos de gordura não foram relacionados com nenhum dos parâmetros acústicos do canto de anúncio de P. albifrons. Nossos resultados evidenciaram que o investimento gonadal e a reserva de gordura dos machos de P. albifrons não são revelados às fêmeas através do canto de anúncio. Estes achados sugerem que a seleção de parceiros sexuais pelas fêmeas desta pequena rã neotropical, se existir, não ocorre a partir de propriedades individuais no desempenho vocal dos machos, contribuindo para o entendimento das estratégias reprodutivas de anuros em ambientes secos altamente sazonais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2303561 - DANIEL CUNHA PASSOS
Interno - 1622468 - LEONARDO FERNANDES FRANCA
Externo à Instituição - PAULO NOGUEIRA DA COSTA - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 24/03/2022 07:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03