Banca de DEFESA: GRAZIELLA MACÊDO BATISTA

DISCENTE: GRAZIELLA MACÊDO BATISTA
DATA: 22/03/2021
LOCAL: via Google Meet

EFICIÊNCIA DE TERMORREGULAÇÃO DO LAGARTO NOTURNO Hemidactylus agrius (GEKKONIDAE) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Tigmotermia. Termorregulador. Termoconformador. Uso de refúgio. Caatinga. Noturnidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A compreensão sobre a biologia térmica de ectotérmicos tem avançado muito nas últimas décadas, com o advento dos índices de termorregulação. Os lagartos tem sido historicamente bons modelos de estudo para investigar este assunto, entretanto, o conhecimento sobre a biologia térmica de lagartos noturnos ainda é escasso. De modo geral, assume-se que lagartos noturnos se aquecem por tigmotermia, termorregulando ativamente através da seleção de substratos previamente aquecidos. Contudo, pouco se sabe como o comportamento de termorregulação varia entre diferentes espécies e hábitats e, sobretudo, como as estratégias de termorregulação de lagartos noturnos variam entre os períodos de atividade (durante à noite) e de inatividade (durante o dia). Neste contexto, avaliamos como ocorre à regulação da temperatura corporal e qual a eficiência de termorregulação em um lagarto noturno neotropical de ambiente semiárido. Especificamente, endereçamos as seguintes perguntas: como a temperatura corporal é influenciada pelas temperaturas ambientais? e como a eficiência de termorregulação varia entre os períodos de inatividade e atividade? Para tanto, utilizamos o lagarto noturno Hemidactylus agrius como modelo de estudo, testando as hipóteses de que esta espécie seja: i. tigmotérmica; e ii. termorreguladora durante o período de atividade noturna e termoconformadora ao longo do dia. Coletamos dados de temperaturas corporais e temperaturas preferenciais de 80 lagartos adultos provenientes do município de Mossoró-RN, além de temperaturas do substrato e do ar no entorno dos indivíduos. Também obtivemos 28.236 dados de temperaturas operativas, através de modelos térmicos de PVC e dataloggers. Corroboramos a hipótese de tigmotermia, constatando que os indivíduos de H. agrius tiveram suas temperaturas corporais explicadas substancialmente pelas temperaturas do substrato e do ar à sua volta, principalmente durante o período diurno. As temperaturas corporais e operativas foram mais elevadas durante o período de inatividade, enquanto as temperaturas preferenciais foram mais altas durante o período noturno. O índice de acurácia de termorregulação foi maior durante o dia, já o índice de qualidade térmica do hábitat foi maior no período noturno. Os índices de eficiência de termorregulação revelaram que H. agrius termorregula ativamente em ambos os turnos, mas sobretudo durante o dia, não suportando a hipótese de que esta espécie seria termorreguladora apenas durante o período de atividade. Nossos achados contribuem para o conhecimento sobre a biologia térmica da espécie-alvo, além de reforçar a ideia de que a seleção de refúgios térmicos adequados durante o período de inatividade é fundamental para a regulação da temperatura corporal de lagartos noturnos.

Presidente - 2303561 - DANIEL CUNHA PASSOS
Interno - 1824610 - MICHAEL HRNCIR