Banca de DEFESA: MATHEUS OLIVEIRA FORTALEZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS OLIVEIRA FORTALEZA
DATA: 26/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO:

O EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE COLETA NA AVALIAÇÃO POPULACIONAL DE Ocypode quadrata (J. C. Fabricius, 1787) (BRACHYURA-OCYPODIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Caranguejo fantasma; Métodos de Captura; Pitfall; Escavação; Busca Ativa.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O caranguejo Ocypode quadrata (J. C. Fabricius, 1787) é uma espécie comum e abundante em ecossistemas de praias arenosas tropicais e subtropicais. Habita tocas semipermanentes escavadas, mantidas e protegidas pelos próprios animais. Estes organismos apresentam sensibilidade a mudanças ambientais, tais como clima, marés e fotoperíodos. São importantes bioindicadores de impactos antrópicos em praias, apresentando um importante papel na cadeia trófica desses ambientes. Mesmo sendo uma espécie de vasta distribuição geográfica, informações de sua biologia, como a dinâmica populacional ainda são pouco conhecidas em regiões como o Nordeste do Brasil. O presente trabalho buscou avaliar, a partir de métodos distintos, aspectos da biologia populacional (estrutura populacional, razão sexual, maturação morfológica) de O. quadrata, correlacionando-os entre si. O estudo foi desenvolvido ao longo de sete meses na Reserva Extrativista da Praia do Canto Verde, no estado do Ceará. Foram empregados os métodos de Busca Ativa, através de captura manual dos organismos em atividade, Pitfalls, com iscas instaladas próximas da abertura das tocas, medição contagem e Escavação de tocas. Os indivíduos capturados foram analisados quanto à biometria e sexo, sendo marcados e, posteriormente devolvidos à praia. A Praia do Canto Verde apresentou uma população mais estável com uma amplitude de tamanhos de indivíduos de 5,70 mm a 50,70 mm de largura de carapaça. O tamanho de maturação de largura de carapaça observado foi 26,1 mm para macho e 25,2 mm para fêmeas, sendo maior que o de outras populações localizadas em regiões mais ao sul do país. A busca ativa e o pitfall se mostraram eficientes na coleta de organismos, o método de escavação diferiu dos outros, sendo o menos eficiente principalmente na captura de adultos. O uso conjunto das metodologias foi fundamental para obtenção de maiores informações populacionais, propiciando a obtenção de resultados mais confiáveis para a espécie em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALLYSSON PONTES PINHEIRO - URCA
Presidente - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 1514311 - EMANUELLE FONTENELE RABELO
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 19:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02