Banca de DEFESA: JOSÉ BATISTA DE SOUSA

DISCENTE: JOSÉ BATISTA DE SOUSA
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Sala 25 da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

EFEITOS DA CAPRINOCULTURA E DESMATAMENTO NA COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE FUNCIONAL DE COMUNIDADES VEGETAIS DA CAATINGA

Caatinga. Caprinos. Comunidades vegetais. Diversidade funcional. Pastejo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A caprinocultura é uma atividade bastante difundida na maior parte das florestas secas tropicais do mundo. Desenvolve-se principalmente convertendo florestas em áreas para pastagens o que pode refletir negativamente na estrutura, composição e funcionamento dos ecossistemas. Contudo, a criação de animais e o desmatamento também podem ser compatíveis com a diversidade e composição funcional, sendo essa compreensão ainda limitada. Assim, essas práticas podem contribuir para a manutenção de processos como ciclos biogeoquímicos e serviços ecossistêmicos, como o provisionamento de biomassa. Apesar de importantes, são poucos os estudos que medem o impacto direto de caprinos em comunidades vegetais, especialmente em regiões semiáridas brasileiras, que detém uma das maiores densidades populacionais humanas do mundo em terras secas. Geralmente, na Caatinga, a pecuária de caprinos é desenvolvida de forma extensiva, onde os animais são suportados basicamente por pastagens nativas, o que motivou a realização desse trabalho. Assim, nosso objetivo foi avaliar os efeitos de um gradiente de pastejo de caprinos e desmatamento sobre a composição e diversidade funcional em comunidades vegetais. O estudo foi desenvolvido em quinze (15) propriedades rurais localizadas nas cidades de Pedro Avelino, Angicos e Lajes, situadas na Mesorregião Central do Rio Grande do Norte. Foram realizadas entrevistas para obtenção de informações das propriedades bem como das características do rebanho que serviram para o cálculo da carga animal. Em seguida, foram realizados levantamentos fitossociológicos e coletas de folhas das comunidades vegetais para mapeamento dos traços funcionais. Para as herbáceas foram medidos os traços de altura, área foliar e área foliar específica, e para as arbóreas/arbustivas, além dos traços mencionados anteriormente, tiveram a quantificação de nitrogênio, fósforo e taninos foliares. A composição funcional das áreas foi verificada através do CWM, média dos traços ponderada pela comunidade (do inglês, Community Weighted Mean) e a diversidade funcional quantificada através do índice de entropia quadrática de Rao sendo testados aos modelos de Análise de Covariância (ANCOVA) em que o tempo de descanso e a carga animal foram as covariáveis preditoras. Herbáceas e arbustivas-arbóreas somaram um número amostral de 14.198 indivíduos pertencentes a 27 famílias e 85 espécies. As famílias Fabaceae e Poaceae foram as mais abundantes para arbóreas e herbáceas, respectivamente. Resultados significativos foram encontrados para a diversidade funcional, área foliar específica e teor de nitrogênio (p<0.05) apenas para o estrato lenhoso. Houve maior diversidade funcional em áreas com menor intervalo de descanso após desmatamento (i.e., desmatamento recente) e em áreas com elevada pressão animal. Área foliar específica apresentou correlação positiva e os teores de nitrogênio correlacionaram-se negativamente com a intensidade de pastejo, mantendo-se em concentrações mais baixas sob o pastejo elevado. Entretanto, área foliar específica e quantidades de nitrogênio não diferiram entre os tipos de desmatamento. Assim, o presente estudo sugere que a caprinocultura afeta a comunidade, visto que a carga animal encontrada elevou a diversidade funcional bem como induziu mudanças na composição funcional do estrato lenhoso. Além disso, nenhum efeito significativo foi encontrado para as herbáceas. Portanto, sugere-se ser possível manter a criação animal extensiva sem causar impactos negativos na funcionalidade da comunidade herbácea local, pelo menos a curto prazo, haja vista que esta atividade possui uma relevante importância para os produtores rurais do semiárido nordestino. Considera-se ainda importante que outros estudos venham a ser realizados avaliando outras variáveis que possam refletir igualmente na diversidade e traços funcionais.

Presidente - 1543345 - CRISTINA BALDAUF
Interno - 1802981 - RODRIGO FERNANDES