Banca de DEFESA: CARLOS ALLAN DE SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: CARLOS ALLAN DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Central de Aulas 7 - Sala 04

SOBREVIVêNCIA CONSTANTE OU VARIADA? IMPLICAçãO DE FATORES SAZONAIS/IMPREVISíVEIS NA SOBREVIVêNCIA DE UM PASSARINHO DE AMBIENTE NEOTROPICAL SEMIáRIDO

Caatinga; cormack; Jolly-Seber; chuvas; Hemitriccus margaritaceiventer; história de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Neotrópicos secos são ambientes sazonais e em parte imprevisíveis quanto a ocorrência e volume de chuvas intra e interanuais, sendo esta característica climática determinante nos padrões de sobrevivência e alocação energética em rotinas do ciclo anual (reprodução e muda de penas de voo) de Passeriformes. Nós utilizamos dados de captura-marcação-recaptura do Sebinho-do-Olho-de-Ouro (Hemitriccus margaritaceiventer) para testar as hipóteses de que os níveis de precipitação intra e interanuais, reprodução e muda de penas de voo influenciariam as estimativas de sobrevivência aparente. Nossas hipóteses indicam que períodos de maior precipitação determinam estimativas de sobrevivência elevadas se comparado a períodos secos e durante estiagens. Além disso, a reprodução e muda de penas de voo estão associadas à sobrevivência por trade-offs e, por consequência, as estimativas de sobrevivência devem declinar durante a realização destas atividades. Realizamos amostragens durante 6 anos a cada 14 ou 28 dias em uma floresta neotropical sazonalmente seca no Nordeste brasileiro, denominada Caatinga. Utilizamos a formulação Cormack-Jolly-Seber (CJS) para construir os modelos demográficos e estimar as probabilidades de sobrevivência e recaptura das aves. A análise da média dos modelos com suporte substancial para explicar a variação nos dados indicou inexistência de variações intra e interanuais nas estimativas de sobrevivência aparente, independente da estação do ano, precipitação anual ou período de ocorrência de placas e mudas, que variaram entre 0.91 e 0.97. A sobrevivência aparente da espécie, manteve-se alta e constante durante todo o estudo, e nossas evidências indicam estes resultados serem explicados por ajustes fisiológicos e comportamentais, como a ocorrência de atividades energeticamente custosas em períodos de condições ambientais favoráveis, redução das taxas de fecundidade, e aumento da atividade de deslocamento durante estiagens.

Interno - 2303561 - DANIEL CUNHA PASSOS
Presidente - 1622468 - LEONARDO FERNANDES FRANCA