Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ LUZ DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: LUIZ LUZ DA SILVA JUNIOR
DATA: 19/10/2018
LOCAL: Sala 23, do prédio da PROPPG

ESTRATÉGIAS ANTIPREDATÓRIAS DO LAGARTO Gymmnodactylus geckoides (PHYLLODACTYLIDAE)

Canto agonístico; vocalização de alarme; sinal de alerta, comunicação animal

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A comunicação animal é fundamental para a manutenção dos sistemas sociais. Entre a grande diversidade de mensagens transmitidas, destacam-se aquelas utilizadas para alertar sobre uma potencial ameaça de predação. Vocalizações de socorro ou alarme evoluíram em diversos animais com a função de sinal de alerta, entretanto a maioria dos estudos sobre o tema utilizam aves e mamíferos como modelos de estudo. Entre os répteis, os lagartos da linhagem Gekkota constituem o grupo com o maior número de representantes que se utilizam de sinais acústicos para se comunicar. Contudo, ainda existe uma grande lacuna de conhecimento sobre os comportamentos de vocalização em lagartos neotropicais. Neste estudo, descrevemos bioacusticamente as vocalizações agonísticas de um pequeno lagarto neotropical, Gymnodactylus geckoides, e avaliamos se suas emissões acústicas apresentam função de alerta para coespecíficos em contextos antipredatórios. O canto agonístico de G. geckoides foi composto por uma única nota, podendo ser modulado ou não-modulado. A frequência fundamental foi de 1775,72 ± 460,73 Hz e a frequência dominante foi de 5529,83 ± 1074,74 Hz. A frequência dominante e a duração das notas foi maior em cantos modulados do que em não-modulados. O tamanho corpóreo não influenciou a duração, nem a frequência dominante dos cantos. Os parâmetros temporais e espectrais do canto agonístico de G. geckoides são compatíveis com o registrado em outras espécies da linhagem Gekkota.

Presidente - 2303561 - DANIEL CUNHA PASSOS
Interno - 1824610 - MICHAEL HRNCIR