Banca de DEFESA: FRANCISCO LIDIANO GUIMARAES OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO LIDIANO GUIMARAES OLIVEIRA
DATA: 12/09/2018
LOCAL: Prédio do Programa Pós Graduação, UFERSA campus central lado leste, sala 23

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS SECAS NEOTROPICAIS PARA A ALIMENTAÇÃO HUMANA

Florestas secas; Vegetação seca; Neotrópicos; Etnobotânica; Nutrição Humana

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

As florestas tropicais sazonalmente secas (FTSS) contribuem de inúmeras formas para as necessidades humanas. Contudo, lacunas nas pesquisas sobre a relevância desses ecossistemas para a nutrição humana são evidentes, especialmente no que se refere às espécies e famílias botânicas mais empregadas, bem como acerca dos fatores ecológicos e socioeconômicos que moldam o uso desses recursos. Desta forma, o objetivo do trabalho é analisar o uso por populações humanas de espécies vegetais alimentícias nativas das FTSS em áreas Neotropicais. Especificamente, testamos as seguintes hipóteses: a) a seleção das espécies alimentícias não é realizada de forma aleatória, havendo famílias subutilizadas e superutilizadas; b) Um número maior de espécies é empregado nos municípios com menor IDH e/ou maior distância do centro urbano mais próximo; c) Populações humanas dos municípios com menor precipitação anual utilizarão um número maior de espécies das florestas secas. Para isso, foi realizada uma extensa compilação de dados utilizando a técnica de análise sistemática de estudos primários publicados sobre produtos vegetais alimentícios das FTSS em áreas Neotropicais. Foi obtido um total de 94 trabalhos de sete países neotropicais que atenderam aos critérios de seleção, nos quais foi registrado o uso de 492 espécies no total, destas 77 famílias botânicas e 248 gêneros, onde Fabaceae e Cactaceae foram às famílias com maior número de espécies com uso alimentício. No que se refere à seleção destas espécies, verificamos que ela ocorre de forma não-aleatória. 37 famílias apresentaram menos espécies do que o esperado pelo acaso, enquanto 24 famílias apresentaram mais espécies do que seria esperado aleatoriamente, indicando seleção preferencial. Dentre estas últimas, destacam-se as famílias Cactaceae e Fabaceae. Em relação às demais hipóteses, para a distância do centro mais próximo e do local de coleta das espécies encontramos uma correlação negativa (S = 25278.45; p 0.05; R= 0.086), no qual o valor absoluto do coeficiente mostra uma maior relação entre as variáveis que a hipótese anterior, porém fraca. Em relação à hipótese pluviométrica do estudo, os dados não apresentaram correlação positiva no teste de Spearman (S = 21727.55; p > 0.05; R= -0.10) no qual o coeficiente mostra que não há relação entre as variáveis, caracterizando uma não relação dos fatores pluviométricos com o uso humano no Neotrópico, não corroborando nossa hipótese. Entretanto, tais correlações não apresentaram associações fortes, mas sim apresentaram valores muito baixos de coeficiente de determinação, sugerindo baixo poder explanatório das variáveis independentes e que outras variáveis devem ser incorporadas em análises futuras. Conclui-se, que mesmo com valores baixos obtidos das hipóteses as espécies empregadas na alimentação humana registradas em nosso estudo cumpram suplementarmente as urgências nutricionais para as populações em épocas de escassez de recurso, o que revela a importância das FTSS para a segurança e soberania alimentar nos Neotrópicos. Com isso, demais fatores sociais e ecológicos, como a quantidade coletada das espécies por área necessitam ser estudadas para que em um âmbito mais geral se possa confrontar o qual importante estes recursos são e/ou podem ser para as populações humanas, a fim de gerar melhores conclusões e se obter maiores dados para as florestas secas no Neotrópico e daí sugerir alternativas de melhorias nos sistemas políticos nos aspectos socioeconômicos das comunidades.

Presidente - 1543345 - CRISTINA BALDAUF
Externo à Instituição - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA - UERN