Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LIDIANO GUIMARAES OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO LIDIANO GUIMARAES OLIVEIRA
DATA: 01/08/2018
LOCAL: PROPPG - UFERSA, sala 20.

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS SECAS NEOTROPICAIS PARA A ALIMENTAÇÃO HUMANA.

Florestas secas; Vegetação seca; Neotrópicos; Etnobotânica. Nutrição Humana.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

As florestas tropicais sazonalmente secas (FTSS) contribuem de inúmeras formas para as necessidades humanas. Contudo, lacunas nas pesquisas sobre a relevância dessas para a nutrição humana são evidentes, especialmente no que se refere às espécies e famílias mais empregadas, bem como acerca dos fatores ecológicos e socioeconômicos que moldam o uso desses recursos. Desta forma, o objetivo do trabalho é analisar o uso por populações humanas de espécies vegetais alimentícias nativas das FTSS em áreas Neotropicais. Especificamente, testamos as seguintes hipóteses: a) a seleção das espécies alimentícias não é realizada de forma aleatória, havendo famílias subutilizadas e superutilizadas; b) Um número maior de espécies é empregado nos municípios com menor IDH e/ou maior distância da capital. Para isso, foi realizada uma extensa compilação de dados utilizando a técnica de análise sistemática de estudos primários publicados sobre produtos vegetais alimentícios das FTSS em áreas Neotropicais. Foi obtido um total de 96 trabalhos de sete países neotropicais que atenderam aos critérios de seleção, nos quais foi registrado o uso de 449 espécies no total, sendo as famílias Fabaceae e Cactaceae as com maior número de espécies com uso alimentício. No que se refere à seleção destas espécies, verificamos que ela ocorre de forma não-aleatória. Trinta e sete famílias apresentaram menos espécies do que o esperado pelo acaso, enquanto vinte e quatro famílias apresentaram mais espécies do que seria esperado aleatoriamente, indicando seleção preferencial. Dentre estas últimas, destacam-se as famílias Cactaceae e Fabaceae. Em relação às demais hipóteses, encontramos associações positivas tanto entre o número de espécies e a distância dos municípios em relação à capital do estado/província (R2 = 0,048, p < 0,05), bem como entre o primeiro e o valor de IDH dos municípios amostrados (R2 = 0,049, p < 0,05). Entretanto, tais correlações apresentaram valores muito baixos de coeficiente de determinação, sugerindo baixo poder explanatório das variáveis independentes e que outras variáveis devem ser incorporadas em análises futuras.

Presidente - 1543345 - CRISTINA BALDAUF
Externo à Instituição - MARCELO FREIRE MORO - UFC