Banca de QUALIFICAÇÃO: HÉLYA MARIA SANTIAGO SILVA

DISCENTE: HÉLYA MARIA SANTIAGO SILVA
DATA: 20/04/2018
LOCAL: PROPPG - UFERSA

SOBREVIVÊNCIA APARENTE INTRA-ANUAL DE TOLMOMYAS FLAVIVENTRIS (AVES: TYRANNIDAE) EM UMA FLORESTA NEOTROPICAL SECA.

Ciclo Anual; Ambientes tropicais; Sobrevivência.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

As atividades do ciclo anual de aves de ambientes tropicias, como reprodução e muda de penas, devem ocorrer durante o curto período chuvoso quando há um consequente aumento na disponibilidade de alimento, devido ao alto consumo de energia e por competirem com outras atividades fisiológicas afetando assim as chances futuras de sobrevivência do indivíduo. Na Caatinga, uma floresta neotropical sazonalmente seca, é comum que o período reprodutivo ocorra durante a estação chuvosa, quando também ocorre o aumento das populações de insetos e da abundância de frutos. Diante disso, nesse estudo buscamos estimar a sobrevivência aparente e a probabilidade de recaptura, e testar se estes parâmetros variam em função de covariáveis intrínsecas e ambientais. Utilizamos os dados do tipo captura-marcação-recaptura (CMR) da espécie Tolmomyas flaviventris convertidos em históricos de encontro para a execução de análise de sobrevivência a partir da formulação de Cormack-Jolly-Seber (CJS) implementadas no programa MARK. Durante o período de estudo a estação chuvosa da região ocorreu de forma concentrada entre os meses de janeiro a junho, variando quanto ao volume anual (mm). Os dados pluviométricos dos anos correspondentes a este estudo mostraram que a precipitação ficou cerca de 100 a 200 mm abaixo da média esperada para a região, dando continuidade ao período de estiagem dos anos anteriores. Durante as 51 ocasiões de amostragem registramos 37 capturas e 39 recapturas de T. flaviventris. O estudo mostrou que T. flaviventris se reproduziu no período chuvoso da região, juntamente com as espécies de insetívoros, indicando haver uma relação entre chuva e reprodução. Os resultados encontrados mostraram que a probabilidade de sobrevivência aparente se manteve constante e baixa, em torno de 20% entre as ocasiões. A hipótese levantada sugere que o alto custo energético dedicado a reprodução no período chuvoso resulte em taxas baixas de sobrevivência nesse período. A probabilidade recaptura variou em função do período de muda. A realização da muda ocorreu logo após a reprodução, atividade de grande gasto energético e associada ao fim do período chuvoso. Desta forma a baixa captura durante o período de mudas pode ser um indicativo de baixa atividade dos indivíduos visando economia energética.

Presidente - 1622468 - LEONARDO FERNANDES FRANCA
Externo ao Programa - 1969235 - LUCIANA VIEIRA DE PAIVA