Banca de DEFESA: MANUEL ALVES DA CUNHA NETO

DISCENTE: MANUEL ALVES DA CUNHA NETO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: sala 04 do prédio central de aulas 07, em frente a PROPPG

IDADE E CRESCIMENTO DO BONITO LISTRADO (Katsuwonus pelamis) EM CARDUMES ASSOCIADOS NO ATLÂNTICO OESTE EQUATORIAL

peixe pelágico; espinho dorsal; modelos de crescimento.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O Bonito Listrado (Katsuwonus pelamis) é uma espécie de peixe pelágico altamente migratório pertencente a família dos atuns, possui um ciclo vital relativamente curto e uma elevada taxa de mortalidade natural e pode ser encontrado em todos os oceanos tropicais e subtropicais do mundo. Devido a sua importância econômica e com o aumento desordenado do esforço de pesca do Bonito, os estoques podem estar caminhando ao colapso, caso não seja feita uma rigorosa administração desse recurso. Estudos de crescimento utilizando o espinho dorsal, através de incrementos anuais, possui uma vantagem que é a coleta de material no ato dos desembarques e demonstram gerar dados de maneira eficientes significativamente. O presente estudo tem a finalidade de determinar e analisar os parâmetros de crescimento e escolher qual o melhor modelo, a partir dos dados do 1° espinho dorsal do K. pelamis em cardumes associados no Atlântico Oeste Equatorial. As amostras foram obtidas nos embarques e desembarques realizados mensalmente no período entre Maio de 2015 e Agosto de 2017. Ao todos foram analisados 270 indivíduos que tiveram seu 1° espinho dorsal extraído e em seguida, porções transversais foram retiradas nas faixas entre 5 a 30% a partir da base do côndilo, as quais foram imersas em solução de resina poliéster, para obtenção de cortes com 0,6 a 0,8 mm de espessura. A variação do incremento marginal foi significativa apresentando o maior valor para o mês de Novembro, em que uma vez no ano uma banda translucida é formada. O Linf médio ficou entre 114,05 cm e 102,63 cm para valos observados e retrocalculados respectivamente. Entre os três modelos de crescimento de Gompertz, Logistico o modelo de von Bertalanffy foi considerado o mais adequado para o K. pelamis do Atlântico Oeste Equatorial segundo o critério de informação de Akaike (AIC), corroborando com outras trabalhos realizados com essa espécie.

Externo à Instituição - CAROLINE VIEIRA FEITOSA - UFC
Interno - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE