Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 31/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04 do bloco 07 - UFERSA - Campus Mossoró
TÍTULO:

Influência de variáveis ambientais sobre a produção de rainhas, machos e operárias em colônias da abelha Melipona subnitida (Apidae, Meliponini)


PALAVRAS-CHAVES:

Sexuados; condições climáticas; abelhas sem ferrão.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

As colônias de abelhas eusociais são compostas por três grupos distintos: rainhas, machos e operárias. Cada um deles possui diferentes potencialidades no que se refere à manutenção, o crescimento e a reprodução da colônia. O investimento em reprodução não deve comprometer a sobrevivência futura da colônia, por isso, deve ocorrer em maior número em colônias fortes e com bom estoque de alimento. As variações na temperatura e umidade e na pluviosidade levam a alterações na disponibilidade de alimento no ambiente para as abelhas e com isso interferem nas condições internas da colônia. Esse estudo tem o objetivo de avaliar a influência das condições climáticas encontradas no bioma Caatinga sobre a produção de rainhas, machos e operárias em colônias da abelha Melipona subnitida. Essa espécie é endêmica da Caatinga, um bioma característico por apresentar temperaturas normalmente elevadas e onde é comum a ocorrência de longos períodos de estiagem. Os dois períodos de coleta de dados (em 2016 o primeiro e em 2017 o segundo) apresentaram diferenças significativas de temperatura, umidade relativa e precipitação. As temperaturas (ºC) registradas no primeiro período foram mais altas, enquanto que a umidade relativa (%) e a precipitação foram mais baixas em relação ao segundo período. Os resultados obtidos mostram que as condições ambientais experimentadas no dia da oviposição não tem influência sobre os indivíduos ovipositados, o que pode ser explicado pela capacidade da colônia regular, ainda que minimamente, a temperatura e possivelmente a umidade relativa dentro da colônia. Por outro lado, as condições climáticas experimentadas em um período anterior a oviposição parece ter alguma influência sobre a porcentagem de rainhas em relação ao total de fêmeas produzidas. Além disso, as condições climáticas mais favoráveis à produção de sexuados do segundo período de coleta podem ter contribuído para o incremento na produção de machos nesse período.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAMILA MAIA DA SILVA - UFERSA
Externo ao Programa - 1017771 - DANIELA FARIA FLORENCIO
Presidente - 1824610 - MICHAEL HRNCIR
Notícia cadastrada em: 20/10/2017 16:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01