O CONHECIMENTO TRADICIONAL DAS POPULAÇÕES RURAIS SOBRE AS CAATINGAS SOB O OLHAR DA ETNOECOLOGIA DA PAISAGEM
Semiárido, conhecimento tradicional, saberes populares, sucessão florestal, ecorregiões.
O conhecimento ecológico local sobre a formação das paisagens é fundamentado no conjunto cumulativo de observações, práticas e crenças que os seres humanos possuem em relação ao meio onde vivem. Estes atuam nas paisagens contribuindo para sua modificação através de técnicas adquiridas e apreendidas a partir da sistematização de seus conhecimentos acerca dos fatores bióticos e abióticos. Desta forma, a presente dissertação visa compreender a percepção de comunidades rurais inseridas em áreas das caatingas quanto à formação, transformação e classificação das paisagens que as circundam. Para tanto, foram visitadas seis ecorregiões da caatinga entre os meses de outubro e dezembro de 2016 e março a julho de 2017, tendo sido aplicada a técnica “bola de neve” para a seleção de informantes-chave. Com estes, foi procedido um etnomapeamento a fim de gerar um esboço cartográfico da propriedade rural e áreas adjacentes de cada colaborador; e aplicou-se a técnica de turnê guiada a fim de se obter a identificação dos espaços (unidades de paisagens) que foram indicadas por cada entrevistado quando da elaboração dos etnomapeamentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a técnica da linha do tempo em cada propriedade visitada para obtenção de informações sobre o conhecimento que cada entrevistado possui em relação à (trans) formação das paisagens que os circundam. Os entrevistados reconheceram 19 unidades de paisagens para as ecorregiões amostradas, sendo que estas foram associadas principalmente as categorias vinculadas ao relevo, fitofisionomias e origem antropogênica. A identificação e classificação das paisagens foi baseada em critérios multifatoriais e multidimensionais, como geomorfologia, estrutura vertical e horizontal da vegetação, tipos de solo, taxonomia vegetal, topônimos populares e outras características dos ecotópos. Em relação aos aspectos ético/êmico de classificação das paisagens podemos inferir que há algumas similaridades na maneira como cada sistema de conhecimento identifica, classifica e delimita as unidades de paisagem das caatingas.