Banca de DEFESA: ANTONIO GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: ANTONIO GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA
DATA: 05/04/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO DCAN

EFEITO DO AUMENTO DA TEMPERATURA SOBRE A ATIVIDADE COLONIAL DE ABELHAS SEM FERRÃO NA CAATINGA (Melipona subnitida)

Aquecimento global. Abelhas sem ferrão. Pólen. Néctar; Caatinga

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A floresta tropical seca brasileira, a Caatinga, representa um ambiente com condições climáticas extremas e desafiadoras para as abelhas eussociais. A modelagem de cenários climáticos futuros indica um aumento da temperatura ambiental de até quase 5°C até o ano de 2080 para este bioma. Com isso, estudos são urgentes para determinar o possível impacto dessas mudanças climáticas sobre a fauna nativa de abelhas. O presente estudo buscou esclarecer como colônias de Melipona subnitida, utilizado como modelo para as abelhas sem ferrão (Apidae, Meliponini) da Caatinga, reagem a um aumento da temperatura. Fizemos as seguintes perguntas: (1) As colônias modificam o forrageamento, reduzindo a coleta de pólen e, em contrapartida, aumentam a coleta de néctar com o aumento da temperatura? (2) As colônias coletam mais água com o aumento da temperatura interna do ninho? (3) As colônias preferem coletar néctar com altas concentrações de açúcar assim como néctar com baixas concentrações (maior amplitude da concentração de açúcar do néctar coletado) em temperaturas mais elevadas? Os resultados indicaram que com o aumento da temperatura as colônias (1) direcionam a atividade forrageira para a coleta de néctar, diminuindo o esforço de coleta de pólen; (2) coletam mais água; e (3) aumentam a amplitude da concentração de açúcar do néctar coletado. O aumento do esforço da coleta de néctar e água em detrimento da coleta de pólen pode estar relacionado com a necessidade das colônias reduzirem a temperatura dentro dos ninhos para evitar o superaquecimento e morte dos indivíduos, principalmente da cria. O possível papel do néctar coletado na termorregulação do ninho é (i) proporcionar energia adicional para as abelhas ventiladoras (alta concentração de açúcar favorável) e (ii) sua utilização como líquido a ser evaporado (baixa concentração de açúcar favorável devido ao elevado teor de água na solução). Entretanto, reduzir a coleta de pólen pode resultar em um déficit de proteína para a colônia, o que é crítico para a produção de novos indivíduos. Os resultados do presente estudo revelam um possível problema para essas abelhas frente às mudanças climáticas previstas para as próximas décadas. Muito antes de atingir temperaturas críticas ou letais para as abelhas, o aquecimento global pode causar uma diminuição da coleta de pólen pelas colônias, resultando em uma diminuição de abelhas novas produzidas e, consequentemente, a longo prazo no colapso colonial.

Externo ao Programa - 2969235 - LUCIANA VIEIRA DE PAIVA
Presidente - 1824610 - MICHAEL HRNCIR