Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILA BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILA BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 31/10/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DCAN-II

EFEITOS DA SAZONALIDADE CLIMÁTICA E DE RECURSOS SOBRE OS CICLOS ANUAIS DE AVES EM UMA FLORESTA SECA NEOTROCIAL

Artrópodes, chuva, insetos, reprodução, muda de penas.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

As flutuações sazonais nas chuvas e disponibilidade de alimento são consideradas os principais estímulos desencadeadores da reprodução e muda de penas nas aves de ambientes semiáridos e áridos. O objetivo do trabalho foi analisar os parâmetros de chuva, disponibilidade de alimento, período reprodutivo e muda de penas de aves insetívoras e insetívoras-frugívoras em uma floresta seca neotropical. Coletamos os dados no período de outubro de 2015 a setembro de 2016 em uma área de floresta seca de Caatinga. Capturamos as aves com redes de neblina a cada 14 dias para obter dados reprodutivos e de muda de penas. Para a coleta de artrópodes utilizamos três tipos de armadilhas, janela, pitfall, e aparelho de sucção. Até o momento analisamos os dados de out-2015 a jul-2016. O pico de aumento no número de artrópodes das armadilhas de janela e da sucção ocorreu 28 dias antes do pico de chuva. Nas armadilhas pitfalls o número de indivíduos teve seu pico de abundância no período seco 112 dias antes do pico de chuva, depois disso declinou e permaneceu oscilando em baixa densidade. A amostragem da biomassa manteve o mesmo padrão que a contagem de indivíduos. A hipótese sobre relação entre a sazonalidade na disponibilidade de alimento e período de incubação e cuidado dos filhotes, não foi validada. Por outro lado, é provável que tenha ocorrido relação entre a abundância de alimento e o período de engorda dos pais, além disto, a relação entre reprodução e chuvas pode não ter sido uma resposta imediata, mas sim uma consequência da relação com a abundância antecipada de artrópodes. O período de muda, assim como da reprodução foi mais restrito (oito ocasiões) nos indivíduos insetívoros-frugívoros. Os insetívoros adiantaram as primeiras mudas de vôo, prolongando assim o período de muda e diminuindo o gasto diário de energia, provavelmente devido ao declínio da disponibilidade de alimento no final da estação chuvosa, enquanto que as espécies insetívoras-frugívoras tiveram apenas uma ocasião de captura sobrepondo reprodução e muda.

Externo à Instituição - CAMILA MAIA DA SILVA - NENHUMA
Presidente - 1622468 - LEONARDO FERNANDES FRANCA
Externo ao Programa - 1932288 - MILENA WACHLEVSKI MACHADO
Notícia cadastrada em: 26/10/2016 10:13