Banca de DEFESA: LIANA MONIQUE PAIVA CAVALCANTI

DISCENTE: LIANA MONIQUE PAIVA CAVALCANTI
DATA: 28/03/2016
LOCAL: Sala 25 da PROPPG

SAZONALIDADE CLIMÁTICA E REPRODUÇÃO EM UMA COMUNIDADE DE AVES NA CAATINGA, UM SEMIÁRIDO NEOTROPICAL.

Aves, placas de incubação, precipitação, reprodução, sazonalidade, semiárido neotropical.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Os eventos reprodutivos das aves podem ser estimulados sazonalmente por fatores de origem considerados endógenos, que levam a períodos reprodutivos constantes tanto em época quanto em comprimento, ou por fatores ambientais, considerados exógenos, que são percebidos em curto prazo. Ao que tudo indica, as aves tropicais utilizam principalmente sinais de curto prazo, como as chuvas e a temperatura como indicadores para a reprodução, podendo ser estes fatores, temporalmente previsíveis ou imprevisíveis. Em ecossistemas áridos e semiáridos, espera-se que o período reprodutivo seja coincidente com o da estação chuvosa, existindo ainda uma relação positiva e clara entre a intensidade das chuvas, a atividade de investimento reprodutivo e o sucesso reprodutivo, entre anos e dentro do mesmo ano neste estudo, foram coletadas informações reprodutivas das aves de uma área de caatinga com o fim de testar as seguintes hipóteses: (1) a reprodução de todas as espécies é restrita ao período chuvoso típico da região; (2) variações intra-anuais no volume e frequência das chuvas estão correlacionadas com a quantidade de indivíduos e espécies se reproduzindo (3) a reprodução das diferentes guildas alimentares é temporalmente coincidente dentro da janela reprodutiva. Foram capturados 2758 indivíduos, de 78 espécies e 21 famílias de aves durante o estudo. A reprodução das aves estudadas ocorreu de forma sazonal, acompanhando o período das chuvas. As correlações entre proporção de indivíduos ou espécies com placas de incubação e volume ou frequência de chuvas foram quase sempre significativas, no entanto a força das correlações foi maior quando considerado o time lag entre reprodução e chuvas. As guildas amostradas no estudo tiveram sua reprodução dentro da janela reprodutiva, porém com algumas diferenças de dias entre os inícios de cada uma.

Externo à Instituição - ANA CLAUDIA SALES ROCHA ALBUQUERQUE - UERN
Presidente - 1622468 - LEONARDO FERNANDES FRANCA