Banca de DEFESA: MARIA LUÍZA ANDRADE MENDONÇA

DISCENTE: MARIA LUÍZA ANDRADE MENDONÇA
DATA: 22/02/2016
LOCAL: Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular

FLUXOS MIGRATÓRIOS E SUCESSO REPRODUTIVO DE Himantopus mexicanus (AVES: CHARADRIIFORMES) EM SALINAS DO ESTUÁRIO DO RIO APODI-MOSSORÓ, NORDESTE BRASILEIRO

habitats alternativos; reprodução; pernilongo-de-costas-negras; areia branca; conservação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O crescente desenvolvimento costeiro tem acarretado a destruição de áreas úmidas naturais, levando muitas populações de aves limícolas a utilizarem habitats alternativos para alimentação, descanso e reprodução. Os objetivos deste estudo foram descrever e monitorar os fluxos migratórios e o sucesso reprodutivo do pernilongo-de-costas-negras (Himantopus mexicanus) em salinas artificiais do Estuário do Rio Apodi-Mossoró, RN, Brasil – um habitat alternativo utilizado por aves limícolas Neárticas e Neotropicais. Neste estudo foram realizados censos de indivíduos, ninhos e ovos do pernilongo-de-costas-negras, entre agosto de 2012 e dezembro de 2015, em uma área de ~145ha, localizada em Areia Branca (04°57’S; 37°08’O). Adicionalmente, foi conduzido um experimento utilizando ninhos artificiais para identificar os potenciais predadores de ninhos de Aves que nidificam no solo na área de estudo, e avaliar se as taxas de predação variam entre os microhabitats encontrados dentro das salinas e entre os materiais mais utilizados na confecção dos ninhos pelas aves neste ambiente. O pernilongo-de-costas-negras apresentou fluxos migratórios definidos, com indivíduos chegando na área de estudo principalmente em março e permanecendo até outubro dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Durante três estações reprodutivas monitoradas (2013, 2014 e 2015) foi registrado um total de 47 ninhos ativos, localizados exclusivamente às margens dos tanques evaporadores da salina. Os materiais de revestimento utilizados para a confecção dos ninhos naturais foram conchas, cristais de sal e fragmentos de vegetação, encontrados em solo próximos aos locais de nidificação. A maioria dos ninhos naturais monitorada foi predada (93,6%). A partir do experimento com ninhos artificiais também foi possível verificar elevadas taxas de predação na área de estudo, independente do microhabitat dentro da salina ou do material utilizado para confecção ninho. Mamíferos e aves, incluindo animais domésticos, foram os potenciais predadores dos ninhos artificiais na salina. A exclusão de animais domésticos em tanques de evaporação de salinas e adjacências poderia ser uma primeira estratégia para reduzir as elevadas taxas de predação de ninhos de aves limícolas que utilizam salinas como habitat alternativo para reprodução no nordeste do Brasil.

Presidente - 2778720 - VITOR DE OLIVEIRA LUNARDI
Externo ao Programa - 2882034 - DIANA GONCALVES LUNARDI