Banca de DEFESA: JOELMA MEDEIROS DANTAS

DISCENTE: JOELMA MEDEIROS DANTAS
DATA: 27/03/2015
LOCAL: LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA – LADO LESTE

Resposta germinativa de sementes de Libidibia férrea submetidas a fatores abióticos

Germinação. Condutividade Elétrica. Temperatura. Jucá. Fatores Abióticos. Sementes.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A Libidibia ferrea Martius, é uma planta da família Leguminosae-Caesalpinoidae, vulgarmente conhecida como jucá ou pau-ferro é comumente encontrada na Caatinga do nordeste brasileiro. O trabalho objetivou estudar a resposta germinativa de sementes em uma espécie vegetal da caatinga em função de temperaturas e variação do potencial osmótico. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN. O trabalho foi dividido em dois experimentos. No primeiro experimento foi realizado a curva de absorção das sementes em condutividades elétricas (CE) distintas, de 0dS/m (testemunha), 5dS/m, 10dS/m, 15 dS/m e 20dS/m nas temperaturas constantes de 15, 22, 27, 32 e 40°C. No segundo experimento foi observado os efeitos do potencial osmótico (0, 5, 10 15 e 20dS/m) e temperaturas constantes (15, 22, 27, 32, e 40), na germinação das sementes. Conclui-se com este trabalho que a CE influenciou na absorção de água pelas sementes de jucá. Em temperaturas mais elevadas a absorção é mais rápida, mas com o aumento da CE a absorção diminui. A melhor porcentagem de germinação foi encontrada na temperatura de 27°C. A CE influenciou na germinação, IVG e no comprimento das plântulas de jucá a medida que aumentou a concentração de sais.

Interno - 2459030 - CELSEMY ELEUTERIO MAIA
Externo ao Programa - 2528342 - ELIS REGINA COSTA DE MORAIS