Banca de DEFESA: GERMANA GUIMARÃES REBOUÇAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERMANA GUIMARÃES REBOUÇAS
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

MARCADORES MOLECULARES NA IDENTIFICAÇÃO DE VARIANTES GENOTÍPICAS DO VÍRUS DA SÍNDROME DA MANCHA BRANCA EM CAMARÕES Litopenaeus vannamei CULTIVADOS NO ESTADO DO CEARÁ

Carcinicultura. WSSV. Nordeste do Brasil. Regiões variáveis. Genoma.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A Carcinicultura no Brasil é uma atividade bastante rentável, entretanto é muito sensível a surtos de doenças que se apresentam como um dos principais entraves para o seu crescimento econômico. Com destaque para a Doença da Síndrome da Mancha Branca (WSSD), cujo agente causador é o Vírus da Síndrome da Mancha Branca (WSSV) que devido a sua elevada morbidade e mortalidade, vêm acometendo quase todos os cultivos de camarões no mundo. Assim, sendo o Estado do Ceará um dos principais produtores de camarão do Brasil, e o WSSV ter afetado severamente suas fazendas de cultivo no ano de 2016, este trabalho objetivou estudar a incidência e a variabilidade genética do WSSV em fazendas do Estado do Ceará, após o surto de 2016. Este estudo foi organizado em três etapas, estruturados em capítulos e com objetivos complementares. O primeiro capítulo é constituído pela construção de um referencial teórico, no segundo capítulo é relatado a caracterização das fazendas em estudo, bem como a influência de parâmetros de cultivo na incidência de WSSV. No capítulo três, está descrita a detecção de amostras positivas para o WSSV e o uso de marcadores moleculares para caracterizá-las, comparando-as em seguida com isolados de outras regiões geográficas. Por fim, o capítulo quatro realiza uma análise in sílico das regiões gênicas amplificadas nas amostras discutidas no capítulo três, buscando estudar as regiões variáveis do genoma do WSSV através de análises de mutações, inserções e SNPs, além de analisar as similaridades evolutivas traçando um perfil filogenético. Dessa forma, este trabalho trás dados relevantes sobre as variantes do WSSV circulantes no Estado do Ceará, contribuindo para levantar informações, ainda limitadas, sobre a incidência desse vírus na região Nordeste do Brasil.

Externo ao Programa - 1669088 - IONÁ SANTOS ARAÚJO HOLANDA
Interno - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - KARINA RIBEIRO - UFRN
Externo à Instituição - MARIA ROCIENE ABRANTES - UFERSA