Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DA SILVA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DA SILVA MORAIS
DATA: 29/01/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

ANÁLISE BIOQUÍMICA E PROTEÔMICA DO PLASMA SEMINAL DE ABELHAS AFRICANIZADAS Apis mellifera SUBMETIDAS AO ESTRESSE TÉRMICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Apis mellifera. Parâmetros espermáticos. Proteômica. SAS.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito do estresse térmico na qualidade espermática de zangões de abelhas africanizadas (Apis mellifera L) no clima semiárido. O trabalho será realizado na câmara bioclimática da Estação Experimental da UFERSA. Serão utilizados zangões de 20 colmeias irmãs de abelhas africanizadas, sendo 10 em termoneutralidade e 10 submetidos ao estresse térmico durante os períodos de safra e entressafra. A coleta do sêmen será dada pela técnica de coleta padrão, no qual cada zangão será preso na região da cabeça e tórax e seu abdômen apertado suavemente resultando na eversão do endófalo. Após a coleta do sêmen, uma alíquota de 10µL será depositada em uma lâmina histológica de vidro, para mensuração da taxa da motilidade espermática. A integridade da membrana plasmática será dada com uma alíquota de 5µL será depositada em um tubo contendo iodeto de propídio e Hoechst 33342, depois incubados por 5 minutos e contabilizados através de um microscópio de epifluorescência. O número de espermatozoides no sêmen será determinado, através de uma alíquota de 5µL diluído em 995µL de solução salina formolizada. O corante Rosa de Bengala será usado para avaliação da morfologia espermática, no qual serão contadas células espermáticas em microscopia de luz. Após as avaliações dos parâmetros seminais, será confeccionado um pool de sêmen, no qual será centrifugado e o sobrenadante, ou seja, o plasma seminal removido e transferido. Nas amostras de plasma seminal serão avaliadas as concentrações de frutose (método de Selliwanoff), de glicose (GOD-Thrinder), colesterol total (Método colorimétrico - Enzimático de Trinder) e proteínas totais (método do Biureto). Para a análise da quantidade de proteína solúvel, será utilizado o método de Bradford. O perfil proteico será dado por eletroforese bidimensional em gel. As proteínas serão identificadas por espectrometria de massa. Análises descritivas serão efetuadas para todas as características estudadas. As diferenças do volume do sêmen, motilidade espermática, integridade da membrana plasmática, concentração espermática e morfologia espermática de zangões, como variáveis dependentes e assumindo sua normalidade. Será utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para comparações entre os grupos será utilizado o teste de variância (ANOVA). Para as análises estatísticas será adotado nível o de significância de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1446262 - DEBORA ANDREA EVANGELISTA FAÇANHA MORAIS
Interno - 744.228.558-91 - DEJAIR MESSAGE - NENHUMA
Interno - 3124227 - MAURICIO FRAGA VAN TILBURG
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03