Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO SERGIO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO SERGIO SANTOS
DATA: 14/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

Microbiota do trato reprodutivo e utilização de compostos alternativos na criopreservação de sêmen de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)


PALAVRAS-CHAVES:

cateto, sêmen, criopreservação, Aloe vera, própolis


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O objetivo do trabalho é caracterizar a microbiota do trato reprodutivo de catetos e avaliar a utilização dos extratos de Aloe vera e própolis como antimicrobianos e antioxidantes na criopreservação do sêmen de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758). Para tanto serão utilizados dez machos e dez fêmeas, provenientes do Centro de Multiplicação de Animais Silvestres- CEMAS da UFERSA. O estudo será dividido em quatro etapas distintas. A primeira fase constará da coleta de 20 animais, sendo 10 machos e 10 fêmeas; e nas outras fases serão utilizados os 10 animais machos da primeira fase. No experimento I será realizada a identificação das espécies bacterianas presentes na microbiota do prepúcio, vagina e, adicionalmente, a quantificação desses micro-organismos no sêmen dos animais; bem como a quantificação e identificação dos micro-organismos presentes em fontes ambientais que podem contaminar o sêmen. As amostras provenientes dos animais serão cultivadas em ágar Sangue de carneiro desfibrinado a 5% e ágar MacConkey e identificadas de acordo com suas características morfotintoriais e bioquímicas. Será também avaliado o perfil de sensibilidade dos micro-organismos isolados frente a diferentes antimicrobianos usualmente utilizados nos diluentes de sêmen (gentamicina e penicilina/estreptomicina) e aos extratos de Aloe vera e própolis (substâncias alternativas), bem como estipulado a concentração mínima inibitória (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) dessas substâncias, por meio do método de microdiluição. No experimento II serão testados os efeitos das dosagens dos antimicrobianos sintéticos e alternativos sobre as características espermáticas, utilizando-se amostras de sêmen de 10 animais. As concentrações das substancias sintéticas serão estipuladas de acordo com os valores da CIM, da CBM e dos dados de concentração usualmente utilizadas em diluentes de sêmen de animais de produção. O experimento III avaliará o efeito dos antimicrobianos e dos extratos de Aloe vera e de própolis sobre o crescimento bacteriano e as características espermáticas durante as etapas da refrigeração e congelamento-descongelamento do sêmen de catetos. No experimento IV, será verificado o potencial antioxidante dos extratos de Aloe vera e de própolis, nas concentrações de 10 e 20% para o primeiro e de 0,25 e 0,5% para o segundo, avaliando-se os níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO) e de malondialdeído (MDA) no sêmen fresco e após descongelação. Quanto à metodologia das análises, o crescimento bacteriano será avaliado por meio da técnica da contagem em placas; e a qualidade espermática por meio da avaliação clássica do sêmen, englobando suas características macroscópicas, de motilidade, vigor, aspectos morfológicos, viabilidade, concentração e integridade da membrana plasmática; bem como a análise computadorizada do sêmen, que avalia diversos aspectos específicos da motilidade dos espermatozóides.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Externo ao Programa - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Interno - 087.118.887-25 - JOAO MARCELO AZEVEDO DE PAULA ANTUNES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 09/02/2017 12:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03