Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA KAROLINE DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA KAROLINE DE MELO
DATA : 18/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA DE EXTRATO PIROLENHOSO DE EUCALIPTO (HÍBRIDO DE Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis (clone I144)) SOBRE GLANDULAS MAMÁRIAS DE CAPRINOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Controle de patógenos, Química verde, Fitoterápicos, Antimicrobianos alternativos.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

O leite caprino tem se destacado por suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde, além de seu potencial para a produção de derivados, como queijos e iogurtes, que ampliam sua aceitação no mercado. Contudo, a mastite, inflamação da glândula mamária, afeta significativamente a produção leiteira, comprometendo a qualidade e a quantidade do leite e gerando prejuízos econômicos no setor agropecuário. As bactérias, principais agentes etiológicos da mastite, incluem patógenos como Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Streptococcus agalactiae e Klebsiella pneumoniae, responsáveis por quadros clínicos e subclínicos que impactam a saúde animal e a qualidade do leite. Com o avanço dos estudos sobre o controle de patógenos, os fitoterápicos antimicrobianos têm emergido como alternativas promissoras no combate a infecções, especialmente diante do aumento da resistência antimicrobiana. Esses compostos naturais são investigados tanto na medicina humana quanto na veterinária, promovendo terapias mais seguras e eficazes e reduzindo os impactos do uso indiscriminado de antibióticos convencionais. Dentre os fitoterápicos, destaca-se o extrato pirolenhoso (EP), reconhecido por suas propriedades antimicrobianas, e a síntese de nanopartículas de prata (AgNPs) por meio da química verde, que oferece uma abordagem ecologicamente correta e eficaz no controle de microrganismos. Assim, o estudo do EP e das AgNPs é relevante para a inovação tecnológica e a promoção de práticas sustentáveis, atendendo às crescentes demandas por soluções ecológicas e eficazes no controle de patógenos na produção animal, assim o estudo da ação in vitro, ação in vivo, citotoxicidade é importante para subsidiar as pesquisas com extrato pirolenhoso associado a nanopartículas de prata.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA LUCIA ABREU SILVA - UEMA
Externo à Instituição - CAIO SERGIO SANTOS - UFERSA
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Externo ao Programa - 1057202 - JEFFERSON FILGUEIRA ALCINDO - nullExterna ao Programa - 3287303 - NILZA DUTRA ALVES - null
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 10:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01