GEOGRAFIA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS CAMPIS DO IFPA
Inovação; Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Institutos Federais; Transferência de Tecnologia.
Este estudo analisa a contribuição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia do Pará (IFPA) para a promoção da inovação, empreendedorismo e
propriedade intelectual. A pesquisa investiga a estrutura curricular dos cursos
tecnológicos e de graduação, o perfil dos docentes e a produção de patentes,
buscando compreender o nível de inovação no IFPA e identificar estratégias para
avanço nessa área. A inovação é um fator essencial para o desenvolvimento
econômico e social, impulsionando transformações estruturais em diversos setores,
incluindo a educação. No Brasil, a Lei de Inovação (10.973/2004) visa aproximar
instituições de ensino e pesquisa do setor produtivo, promovendo a transferência
de tecnologia e incentivando a cultura empreendedora. Nos Institutos Federais,
essa legislação fortalece o papel das Instituições Científicas, Tecnológicas e de
Inovação (ICTs) na produção e gestão do conhecimento. A pesquisa adota uma
abordagem quali-quantitativa, combinando análise documental, levantamento
bibliográfico e aplicação de questionário estruturado. Foram examinados os
Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos tecnológicos do IFPA para
identificar disciplinas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. Além disso,
foram coletados dados sobre a produção de patentes junto ao Instituto Nacional da
Propriedade Industrial (INPI) e aplicado um questionário a docentes para mapear o
perfil profissional e o conhecimento sobre inovação e propriedade intelectual. Os
resultados indicam que, embora 88% dos docentes possuam mestrado ou
doutorado, ainda há deficiências significativas no conhecimento sobre propriedade
intelectual e na integração prática de inovação e empreendedorismo. A análise
curricular revelou que 60% dos cursos possuem alguma disciplina sobre o tema,
evidenciando avanços, mas também uma lacuna expressiva na abordagem da
propriedade intelectual. No que se refere às patentes, desde 2013 foram solicitadas
25 patentes, com apenas duas concessões, demonstrando a necessidade de maior
incentivo à produção inovadora. Diante disso, recomenda-se maior capacitação
docente em inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, além da
inserção de disciplinas específicas nos currículos. Também se destaca a
importância de fortalecer parcerias com o setor produtivo para ampliar a
transferência de tecnologia e consolidar o IFPA como um agente central no
desenvolvimento socioeconômico regional. O estudo fornece subsídios para a
formulação de políticas institucionais mais eficazes e para a expansão da cultura
de inovação nos Institutos Federais.