EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM OS SERVIDORES
TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UFERSA
Educação financeira. Qualidade de vida no trabalho. Técnicos administrativos. Administração pública
A Educação Financeira é um tópico de extrema relevância em um contexto no qual as finanças pessoais desempenham um papel crucial na vida das pessoas. Da mesma forma, a relação entre indivíduos e trabalho tem um impacto direto em sua qualidade de vida e bem-estar físico e mental. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a correlação entre Educação Financeira e Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. Já os objetivos específicos constituem-se: descrever o perfil dos respondentes com base nas variáveis sociodemográficas, analisar o papel da educação financeira no bem-estar individual, investigar a influência da Educação Financeira na Qualidade de Vida do Trabalho dos servidores, criar uma cartilha sobre Educação Financeira ao mesmo tempo recomendar um cronograma regular sobre a temática aos servidores técnicos administrativos da Universidade. Os aspectos metodológicos adotados para a condução do presente estudo se definem como sendo uma pesquisa de caráter quantitativa, descritiva e transversal, empregando a abordagem de estudo caso único em um Instituição Pública de Ensino Superior. O instrumento utilizado para a coleta de dados neste estudo de caso, foi um questionário elaborado por meio da plataforma Google Forms e enviados aos entrevistados via e-mail institucional. Para a análise estatística deste estudo, foram utilizadas planilhas eletrônicas do Excel® versão 2019 e o software Jamovi® versão 2.5. Os resultados obtidos nesta pesquisa no que se refere a relação entre Educação Financeira e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) revelou correlações estatisticamente significativas nas variáveis analisadas, indicando que a educação financeira exerce um impacto direto e positivo no desempenho profissional dos servidores considerando um nível de significância estatística de 0,05. Ainda, ao analisar o perfil demográfico no cenário atual sobre o perfil dos servidores, verificou-se que a maior parte dos participantes está na faixa etária de 36 a 40 anos, são casados ou em união estável, possuem dependentes, tem renda superior a 5 salários mínimos e expressaram Qualidade de Vida no Trabalho como Bem Estar, Saúde e Satisfação. Como contribuição, a presente pesquisa visa aprofundar o entendimento das interações entre QVT e educação financeira, promovendo um debate mais robusto tanto sobre o comportamento financeiro quanto o comportamento organizacional. Além disso, essa análise tem o propósito de estimular a reflexão e ampliar o debate não apenas na UFERSA, mas também em todas as instituições públicas brasileiras.