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Dissertações |
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RENATA ALBUQUERQUE DE CARVALHO
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Cultura Organizacional em instituições de ensino superior: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.
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Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
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LEONARDO ANDRADE ROCHA
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NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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Data: 31/01/2019
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Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas das Pró-Reitorias de uma Universidade Federal em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Isto é, pretende-se observar a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social. Os procedimentos metodológicos da dissertação incluíram, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas com servidores da instituição estudada, compondo um estudo de caso do tipo exploratório. Foi possível observar o apego dos servidores entrevistados às características da burocracia, em especial o formalismo e a impessoalidade. O estudo demonstra que a burocracia, por meio de suas normas escritas, atua como ferramenta de proteção dos servidores contra uma desconfiança generalizada em relação às suas práticas. Desse modo, pôde-se concluir que os servidores da Universidade estudada direcionam suas práticas muito mais ao cumprimento de normas do que ao foco nas necessidades dos usuários de seus serviços.
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Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas das Pró-Reitorias de uma Universidade Federal em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Isto é, pretende-se observar a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social. Os procedimentos metodológicos da dissertação incluíram, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas com servidores da instituição estudada, compondo um estudo de caso do tipo exploratório. Foi possível observar o apego dos servidores entrevistados às características da burocracia, em especial o formalismo e a impessoalidade. O estudo demonstra que a burocracia, por meio de suas normas escritas, atua como ferramenta de proteção dos servidores contra uma desconfiança generalizada em relação às suas práticas. Desse modo, pôde-se concluir que os servidores da Universidade estudada direcionam suas práticas muito mais ao cumprimento de normas do que ao foco nas necessidades dos usuários de seus serviços.
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FRANCISCO HELDER ALVES PRAXEDES JUNIOR
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Vulnerabilidade Social e Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Oeste Potiguar
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Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO MAGALHAES SILVA
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BERTULINO JOSE DE
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FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
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Data: 18/02/2019
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Reconhecendo o papel do Estado como provedor das ações públicas sociais e enxergando o Esporte e Lazer como possível fator de redução da Vulnerabilidade Social, a presente pesquisa teve como propósito tratar sobre o tema da Vulnerabilidade Social e sua relação com as políticas públicas de Esporte e Lazer. Por meio da mensuração do índice de Vulnerabilidade Social – IVS, utilizado pelo atlas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, assim como dos dados obtidos por meio dos questionários aplicados pelo Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer – Rede CEDES aos gestores municipais do Esporte e Lazer, buscou-se debater como essas duas variáveis estão inseridas nos municípios estudados. O universo da pesquisa é composto por doze municípios da Mesorregião do Oeste Potiguar. Foi realizada uma pesquisa documental nos bancos de dados do IPEA e da Rede CEDES e em seguida, foi realizada uma análise de conteúdo, bem como um ranqueamento dos municípios quanto às informações obtidas para cada variável. Na construção do ranking dos municípios quanto às políticas públicas de Esporte e Lazer foi utilizada uma adaptação do modelo de utilidade de multiatributos. Dessa forma, os resultados indicam, no geral, uma desproporcionalidade entre o índice de Vulnerabilidade Social e as políticas públicas de Esporte e Lazer dos municípios, sendo divididos em três categorias: aqueles que obtiveram baixos graus de vulnerabilidade; aqueles que apresentaram melhor situação em políticas públicas descritivas de Esporte e Lazer e os que mantiveram o mesmo padrão de desempenho nos dois aspectos. Esses resultados foram discutidos e analisados frente ao debate acerca da vulnerabilidade social e feitas proposições no intuito de colaborar com essas ações de políticas públicas. Assim, essa discussão traz uma grande contribuição para os municípios estudados, no que se refere à construção e eecução de políticas públicas em Esporte e Lazer, bem como para um maior aprofundamento nos debates acerca de meios de diminuição da Vulnerabilidade Social de forma geral.
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Reconhecendo o papel do Estado como provedor das ações públicas sociais e enxergando o Esporte e Lazer como possível fator de redução da Vulnerabilidade Social, a presente pesquisa teve como propósito tratar sobre o tema da Vulnerabilidade Social e sua relação com as políticas públicas de Esporte e Lazer. Por meio da mensuração do índice de Vulnerabilidade Social – IVS, utilizado pelo atlas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, assim como dos dados obtidos por meio dos questionários aplicados pelo Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer – Rede CEDES aos gestores municipais do Esporte e Lazer, buscou-se debater como essas duas variáveis estão inseridas nos municípios estudados. O universo da pesquisa é composto por doze municípios da Mesorregião do Oeste Potiguar. Foi realizada uma pesquisa documental nos bancos de dados do IPEA e da Rede CEDES e em seguida, foi realizada uma análise de conteúdo, bem como um ranqueamento dos municípios quanto às informações obtidas para cada variável. Na construção do ranking dos municípios quanto às políticas públicas de Esporte e Lazer foi utilizada uma adaptação do modelo de utilidade de multiatributos. Dessa forma, os resultados indicam, no geral, uma desproporcionalidade entre o índice de Vulnerabilidade Social e as políticas públicas de Esporte e Lazer dos municípios, sendo divididos em três categorias: aqueles que obtiveram baixos graus de vulnerabilidade; aqueles que apresentaram melhor situação em políticas públicas descritivas de Esporte e Lazer e os que mantiveram o mesmo padrão de desempenho nos dois aspectos. Esses resultados foram discutidos e analisados frente ao debate acerca da vulnerabilidade social e feitas proposições no intuito de colaborar com essas ações de políticas públicas. Assim, essa discussão traz uma grande contribuição para os municípios estudados, no que se refere à construção e eecução de políticas públicas em Esporte e Lazer, bem como para um maior aprofundamento nos debates acerca de meios de diminuição da Vulnerabilidade Social de forma geral.
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ALINE KELLY DE MENEZES
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RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO E CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Um Estudo nas Universidades Federais do Brasil
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Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
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Data: 26/02/2019
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A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil. O estudo é caracterizado como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema foi através da pesquisa quantitativa. Os dados para aferição dos custos foram coletados das Variações Patrimoniais Diminutivas das universidades, obtidas por meio dos Balancetes contábeis, solicitados pelo Serviço de Informação ao Cidadão, e para o desempenho foram coletados os 09 (nove) indicadores de desempenho do Relatório de Gestão recomentados pelo TCU e o indicador IGC obtido no site do INEP/MEC, todos para o período de 2015 a 2017. Para atingir o objetivo geral, primeiramente, foi mensurado os custos das universidades através da metodologia de Santos (2014). Com o custo total obtido foi efetuado o rateio pelo quantitativo de alunos equivalentes, resultando no Custo por aluno equivalente, com objetivo de minimizar os efeitos do porte da universidade. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos 10 (dez) indicadores de desempenho, para, por fim, ser realizada a análise de correlação entre desempenho e custos. A correlação foi verificada pelo SPSS 20.0. Os resultados sugerem que existe relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil, na medida em que dos 10 (dez) indicadores de desempenho utilizados na pesquisa, 07 (sete) tem correlação estatisticamente significante com os custos, sendo 06 (seis) correlações positivas e moderadas e 01 (uma) correlação negativa e fraca. Outro achado importante dessa pesquisa foi na análise regional, onde as regiões sul e sudeste possuem os maiores custos por aluno equivalente, mas também os melhores valores para a maioria dos indicadores de desempenho, em especial os que são positivamente correlacionados com os custos. Isso sugere que os investimentos nas universidades afetam seus resultados, concedendo retorno em melhores desempenhos.
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A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil. O estudo é caracterizado como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema foi através da pesquisa quantitativa. Os dados para aferição dos custos foram coletados das Variações Patrimoniais Diminutivas das universidades, obtidas por meio dos Balancetes contábeis, solicitados pelo Serviço de Informação ao Cidadão, e para o desempenho foram coletados os 09 (nove) indicadores de desempenho do Relatório de Gestão recomentados pelo TCU e o indicador IGC obtido no site do INEP/MEC, todos para o período de 2015 a 2017. Para atingir o objetivo geral, primeiramente, foi mensurado os custos das universidades através da metodologia de Santos (2014). Com o custo total obtido foi efetuado o rateio pelo quantitativo de alunos equivalentes, resultando no Custo por aluno equivalente, com objetivo de minimizar os efeitos do porte da universidade. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos 10 (dez) indicadores de desempenho, para, por fim, ser realizada a análise de correlação entre desempenho e custos. A correlação foi verificada pelo SPSS 20.0. Os resultados sugerem que existe relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil, na medida em que dos 10 (dez) indicadores de desempenho utilizados na pesquisa, 07 (sete) tem correlação estatisticamente significante com os custos, sendo 06 (seis) correlações positivas e moderadas e 01 (uma) correlação negativa e fraca. Outro achado importante dessa pesquisa foi na análise regional, onde as regiões sul e sudeste possuem os maiores custos por aluno equivalente, mas também os melhores valores para a maioria dos indicadores de desempenho, em especial os que são positivamente correlacionados com os custos. Isso sugere que os investimentos nas universidades afetam seus resultados, concedendo retorno em melhores desempenhos.
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JAIME VIRGINIO CAMARA NETO
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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA "E-SUS ATENÇÃO BÁSICA" NO MUNICÍPIO DE APODI-RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (POLICYCYCLE).
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Orientador : KAIO CESAR FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISON MURILO DE OLIVEIRA
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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KAIO CESAR FERNANDES
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Data: 11/03/2019
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O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de implementação da Estratégia "e-SUS Atenção Básica" no município de Apodi-RN, por meio do modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação; verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais, e por fim, avaliar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os requisitos da Estratégia e-SUS. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter descritivo, baseado no método qualitativo, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Teve como atores sociais pesquisados:o ex-coordenador da Atenção Básica; o coordenador atual e os 85 profissionais que integram as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de Saúde Bucal (ESB) e a da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); todos pertencentes ao município de Apodi-RN. A coleta de dados, em termos secundários, ocorreu por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica especializada, bem como por uma vasta pesquisa documental, através da análise de portarias, notas técnicas e resoluções dos órgãos colegiados. Já, em termos primários, a coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários com os membros das equipes do programa e através da realização de entrevistas semiestruturadas com o ex-coordenador e os atuais gestores da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos e com mais de 15 anos de atuação na atenção básica, revelando que a adesão a Estratégia trouxe forte impacto ao processo de trabalho desses profissionais. Apesar da maioria dos pesquisados relatarem aptidão para uso do computador, alguns ainda utilizam fichas de papel e não sabem manusear os softwares do e-SUS, sobretudo devido deficiências na capacitação. A pesquisa revelou ainda que as UBS não dispõe de infraestrutura mínima para implementação do programa, especialmente pela falta de computadores, tablets e impressoras; ausência de fornecimento de internet de boa qualidade e falta de suporte técnico de informática. Assim, conclui-se que o município de Apodi-RN não conseguiu implementar definitivamente o e-SUS, uma vez que o sistema com PEC, que consiste no sistema permanente do programa, ainda não funciona,permanecendo o sistema com CDS, que de acordo com o Ministério da Saúde, já deveria ter encerrado suas atividades desde o ano de 2016.
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O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de implementação da Estratégia "e-SUS Atenção Básica" no município de Apodi-RN, por meio do modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação; verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais, e por fim, avaliar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os requisitos da Estratégia e-SUS. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter descritivo, baseado no método qualitativo, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Teve como atores sociais pesquisados:o ex-coordenador da Atenção Básica; o coordenador atual e os 85 profissionais que integram as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de Saúde Bucal (ESB) e a da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); todos pertencentes ao município de Apodi-RN. A coleta de dados, em termos secundários, ocorreu por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica especializada, bem como por uma vasta pesquisa documental, através da análise de portarias, notas técnicas e resoluções dos órgãos colegiados. Já, em termos primários, a coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários com os membros das equipes do programa e através da realização de entrevistas semiestruturadas com o ex-coordenador e os atuais gestores da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos e com mais de 15 anos de atuação na atenção básica, revelando que a adesão a Estratégia trouxe forte impacto ao processo de trabalho desses profissionais. Apesar da maioria dos pesquisados relatarem aptidão para uso do computador, alguns ainda utilizam fichas de papel e não sabem manusear os softwares do e-SUS, sobretudo devido deficiências na capacitação. A pesquisa revelou ainda que as UBS não dispõe de infraestrutura mínima para implementação do programa, especialmente pela falta de computadores, tablets e impressoras; ausência de fornecimento de internet de boa qualidade e falta de suporte técnico de informática. Assim, conclui-se que o município de Apodi-RN não conseguiu implementar definitivamente o e-SUS, uma vez que o sistema com PEC, que consiste no sistema permanente do programa, ainda não funciona,permanecendo o sistema com CDS, que de acordo com o Ministério da Saúde, já deveria ter encerrado suas atividades desde o ano de 2016.
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DANIEL FREITAS SILVA
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FÓRUM COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ/CE
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Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO MAGALHAES SILVA
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RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU
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Data: 25/03/2019
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O fomento à participação social é uma das premissas da Constituição Federal (1988) e os fóruns participativos são uma importante ferramenta que viabiliza o controle social. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta estudo de caso sobre o Fórum Comunitário Participativo – FCP implantado no município de Icapuí-CE, com o intuito de verificar até que ponto o FCP promove de fato a democratização e possibilita a participação da população de Icapuí/CE na tomada de decisão da administração pública municipal. Adota-se como método o estudo de caso, classificados quanto ao objetivo como exploratórios e quanto à abordagem como qualitativa, sendo utilizado como técnicas a revisão bibliográfica, a observação participante e a aplicação de questionários. Pretendeu-se com este trabalho verificar a implantação do FCP e seu processo de institucionalização com o intuito de buscar quais ações são necessárias para potencializa-lo como uma política de estado. Foi constatado que o FCP é tido como uma experiência positiva para seus participantes, mas que necessita ser aprimorado, principalmente quanto a sua metodologia de acompanhamento de demandas, prestação de contas, tempo de deliberações e periodicidade. Nesse sentido, propõe-se a produção de regimento interno que regulamente a funcionalidade do Fórum, fundamentado na metodologia da “reunião em espaço aberto” e a sua normatização legal mediante projeto de lei, tornando-o em política pública de estado que vincule o atual e próximos gestores.
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O fomento à participação social é uma das premissas da Constituição Federal (1988) e os fóruns participativos são uma importante ferramenta que viabiliza o controle social. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta estudo de caso sobre o Fórum Comunitário Participativo – FCP implantado no município de Icapuí-CE, com o intuito de verificar até que ponto o FCP promove de fato a democratização e possibilita a participação da população de Icapuí/CE na tomada de decisão da administração pública municipal. Adota-se como método o estudo de caso, classificados quanto ao objetivo como exploratórios e quanto à abordagem como qualitativa, sendo utilizado como técnicas a revisão bibliográfica, a observação participante e a aplicação de questionários. Pretendeu-se com este trabalho verificar a implantação do FCP e seu processo de institucionalização com o intuito de buscar quais ações são necessárias para potencializa-lo como uma política de estado. Foi constatado que o FCP é tido como uma experiência positiva para seus participantes, mas que necessita ser aprimorado, principalmente quanto a sua metodologia de acompanhamento de demandas, prestação de contas, tempo de deliberações e periodicidade. Nesse sentido, propõe-se a produção de regimento interno que regulamente a funcionalidade do Fórum, fundamentado na metodologia da “reunião em espaço aberto” e a sua normatização legal mediante projeto de lei, tornando-o em política pública de estado que vincule o atual e próximos gestores.
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THIAGO HENRIQUE GOMES DUARTE MARQUES
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O CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS PARA EDUCAÇÃO: um estudo a partir do Conselho do FUNDEB em Mossoró/RN.
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Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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JACIMARA VILLAR FORBELONI
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RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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RAPHAEL PEIXOTO DE PAULA MARQUES
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Data: 26/03/2019
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Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a participação da sociedade nas ações estatais passou a ganhar maior respaldo chegando a ser institucionalizada em várias áreas. No trato com os recursos públicos voltados para a educação básica instituiu-se o Conselho do Fundeb composto por membros da sociedade e do Estado, com a principal função de exercer o controle social sobre a utilização destes recursos. Pela sua composição hipoteticamente o Conselho deve ser dotado de total legitimidade representativa da sua base e atuar em estrita consonância com a legalidade fazendo uso de todas as prerrogativas que lhe foram atribuídas. Fazendo uso da análise de conteúdo, da observação não participante e da aplicação de formulário aos conselheiros, utilizando ainda como fontes, trabalhos acadêmicos e leis correlatas com o tema, além dos documentos internos do Conselho: seu regimento interno e suas atas, tudo isso em permanente diálogo com a referência teórica devida chegou-se a conclusão de que o Conselho do Fundeb de Mossoró não atua com efetividade, preterindo cerca da metade das suas atribuições, que os documentos apresentados pelo Poder Executivo para prestação de contas é ininteligível para quase totalidade dos Conselheiros, o que impede o efetivo exercício do controle social. Por fim, em que pese maior parte da composição do Conselho ser oriunda da sociedade, concluiu-se que não há efetiva legitimidade dos conselheiros para exercerem a sua função, o que se observa em especial pela ausência de predominância democrática na escolha dos representantes, o que é enfatizado pela falta de interesse dos representados e repercute na ausência de diálogo entre representante e representados.
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Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a participação da sociedade nas ações estatais passou a ganhar maior respaldo chegando a ser institucionalizada em várias áreas. No trato com os recursos públicos voltados para a educação básica instituiu-se o Conselho do Fundeb composto por membros da sociedade e do Estado, com a principal função de exercer o controle social sobre a utilização destes recursos. Pela sua composição hipoteticamente o Conselho deve ser dotado de total legitimidade representativa da sua base e atuar em estrita consonância com a legalidade fazendo uso de todas as prerrogativas que lhe foram atribuídas. Fazendo uso da análise de conteúdo, da observação não participante e da aplicação de formulário aos conselheiros, utilizando ainda como fontes, trabalhos acadêmicos e leis correlatas com o tema, além dos documentos internos do Conselho: seu regimento interno e suas atas, tudo isso em permanente diálogo com a referência teórica devida chegou-se a conclusão de que o Conselho do Fundeb de Mossoró não atua com efetividade, preterindo cerca da metade das suas atribuições, que os documentos apresentados pelo Poder Executivo para prestação de contas é ininteligível para quase totalidade dos Conselheiros, o que impede o efetivo exercício do controle social. Por fim, em que pese maior parte da composição do Conselho ser oriunda da sociedade, concluiu-se que não há efetiva legitimidade dos conselheiros para exercerem a sua função, o que se observa em especial pela ausência de predominância democrática na escolha dos representantes, o que é enfatizado pela falta de interesse dos representados e repercute na ausência de diálogo entre representante e representados.
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ADNA RAQUEL DE MORAIS BARRETO
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O IMPACTO DA CORRUPÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS BRICS: uma análise de efeito no desempenho das firmas
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Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO ANDRADE ROCHA
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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LEONARDO QUERIDO CARDENAS
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Data: 27/03/2019
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O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto da corrupção no desenvolvimento das firmas e, por conseguinte, nas nações que formam os BRICS onde estão situadas. São agregadas nesta análise indicadores econômicos e de governança buscando avaliar a forma como cada um destes se relacionam e contribuem para o crescimento econômico. Por meio da análise dos resultados obtidos a partir do estudo das correlações entre os indicadores, foi possível aferir que a Corrupção está mais presente nos contextos onde a Eficácia do Governo, a Qualidade Regulatória e o Estado de Direito são mais ausentes. Ademais, estes indicadores apresentam efeito positivo à Receita das firmas, enquanto que a Corrupção apresenta efeito contrário. A estimativa de um modelo econométrico permitiu observar que inicialmente a corrupção pode ser uma alternativa viável para a superação dos entraves burocráticos, ineficiência e falhas das instituições. No entanto, ao analisar todos os fatores presentes no cenário em que as firmas estão inseridas, é possível concluir que a corrupção não facilita o desenvolvimento, mas leva a ineficiência para dentro das firmas ao desviar recursos e esforços que passam a formar barreiras ao crescimento.
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O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto da corrupção no desenvolvimento das firmas e, por conseguinte, nas nações que formam os BRICS onde estão situadas. São agregadas nesta análise indicadores econômicos e de governança buscando avaliar a forma como cada um destes se relacionam e contribuem para o crescimento econômico. Por meio da análise dos resultados obtidos a partir do estudo das correlações entre os indicadores, foi possível aferir que a Corrupção está mais presente nos contextos onde a Eficácia do Governo, a Qualidade Regulatória e o Estado de Direito são mais ausentes. Ademais, estes indicadores apresentam efeito positivo à Receita das firmas, enquanto que a Corrupção apresenta efeito contrário. A estimativa de um modelo econométrico permitiu observar que inicialmente a corrupção pode ser uma alternativa viável para a superação dos entraves burocráticos, ineficiência e falhas das instituições. No entanto, ao analisar todos os fatores presentes no cenário em que as firmas estão inseridas, é possível concluir que a corrupção não facilita o desenvolvimento, mas leva a ineficiência para dentro das firmas ao desviar recursos e esforços que passam a formar barreiras ao crescimento.
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ESTER MEDLEY BEZERRA TEIXEIRA DE ALMEIDA
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Corrupção e o Valor das Firmas
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Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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LEONARDO ANDRADE ROCHA
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LEONARDO QUERIDO CARDENAS
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Data: 27/03/2019
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O presente estudo propõe-se a analisar os efeitos da corrupção no valor das firmas em diferentes ambientes institucionais, que propiciam níveis distintos de exposição à burocracia e regulamentações excessivas. Para isso, utilizou-se a técnica de regressão linear, com disposição de dados em painel e a técnica de regressão quantílica, que permite a distribuição da amostra investigada em grupos compostos desde as empresas com menor valor de mercado até abranger aquelas com maior valor. Os resultados apontaram para um efeito heterogêneo no comportamento das variáveis, indicando que a diminuição da exposição ao risco de corrupção tem impacto negativo nas firmas de menor valor, e positivo nas firmas de maior valor. O exame comparativo com os resultados obtidos a partir da regressão convencional mostrou que seu uso pode ser insuficiente para retratar de forma representativa este fenômeno. Por isso, considera-se a contribuição deste estudo relevante para as pesquisas acerca do tema, fornecendo evidências que corroboram com a ideia de que as hipóteses da “graxa” e “areia” na engrenagem não se contradizem, mas se complementam e são possíveis nos diversos contextos em que as firmas podem estar inseridas.
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O presente estudo propõe-se a analisar os efeitos da corrupção no valor das firmas em diferentes ambientes institucionais, que propiciam níveis distintos de exposição à burocracia e regulamentações excessivas. Para isso, utilizou-se a técnica de regressão linear, com disposição de dados em painel e a técnica de regressão quantílica, que permite a distribuição da amostra investigada em grupos compostos desde as empresas com menor valor de mercado até abranger aquelas com maior valor. Os resultados apontaram para um efeito heterogêneo no comportamento das variáveis, indicando que a diminuição da exposição ao risco de corrupção tem impacto negativo nas firmas de menor valor, e positivo nas firmas de maior valor. O exame comparativo com os resultados obtidos a partir da regressão convencional mostrou que seu uso pode ser insuficiente para retratar de forma representativa este fenômeno. Por isso, considera-se a contribuição deste estudo relevante para as pesquisas acerca do tema, fornecendo evidências que corroboram com a ideia de que as hipóteses da “graxa” e “areia” na engrenagem não se contradizem, mas se complementam e são possíveis nos diversos contextos em que as firmas podem estar inseridas.
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ESAU CASTRO DE ALBUQUERQUE MELO
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CRIME CORPORATIVO, MEIO AMBIENTE E ESFERA PÚBLICA: Uma análise da realidade do município de Mossoró, a partir da perspectiva do Ministério Público.
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Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO MAGALHAES SILVA
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MARA BETANIA JALES DOS SANTOS
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MARCUS TULLIUS LEITE FERNANDES DOS SANTOS
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WILLIAM EUFRÁSIO NUNES PEREIRA
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Data: 29/03/2019
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As corporações modernas tornaram-se um dos traços da sociedade contemporânea. O seu protagonismo avançou concomitante as questões relacionadas ao crime ambiental e aos recursos utilizados pela esfera pública para contê-lo. Esta premissa orienta este trabalho, e questiona em que medida crimes ambientais podem ser cometidos por empresas, assumindo, assim, a tipologia de crime corporativo. Este trabalho, objetiva, assim, compreender como e a incidência de crimes corporativos ambientais ocorrem no município de Mossoró/RN, e sua relação com a esfera pública. Especificamente, esta compreensão parte de um olhar crítico sobre o Ministério Público mossoroense, de como se organiza, que características marcam a gestão e como seus agentes compreendem e lidam com crime corporativo ambiental na cidade. Metodologicamente discutem-se os conceitos de esfera pública, tipologias de crimes corporativos, com ênfase nos estudos organizacionais. A pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com representantes do Ministério Público mossoroense, são outros recursos metodológicos usuais nesta pesquisa. Isto nos permitiu constatar ao nível local tipologias de crimes ambientais que transcendem as ações corporativas, encontrar um rol de transgressões cometidas por agentes individuais; microempresas e empresários individuais. Por outro lado, permitiu também compreender e identificar as características “binarias” que envolve a gestão da esfera pública e seus mecanismos de controle social frente aos crimes corporativos ambientais. Pode-se concluir que as corporações, enquanto grupos que detêm o processo de formação do capital, colocam a maximização de seus lucros a frente do bem-estar coletivo, perpetrando a desigualdade social e ambiental, sendo imperiosa a tutela do meio ambiente e uma gestão mais aperfeiçoada da esfera pública.
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As corporações modernas tornaram-se um dos traços da sociedade contemporânea. O seu protagonismo avançou concomitante as questões relacionadas ao crime ambiental e aos recursos utilizados pela esfera pública para contê-lo. Esta premissa orienta este trabalho, e questiona em que medida crimes ambientais podem ser cometidos por empresas, assumindo, assim, a tipologia de crime corporativo. Este trabalho, objetiva, assim, compreender como e a incidência de crimes corporativos ambientais ocorrem no município de Mossoró/RN, e sua relação com a esfera pública. Especificamente, esta compreensão parte de um olhar crítico sobre o Ministério Público mossoroense, de como se organiza, que características marcam a gestão e como seus agentes compreendem e lidam com crime corporativo ambiental na cidade. Metodologicamente discutem-se os conceitos de esfera pública, tipologias de crimes corporativos, com ênfase nos estudos organizacionais. A pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com representantes do Ministério Público mossoroense, são outros recursos metodológicos usuais nesta pesquisa. Isto nos permitiu constatar ao nível local tipologias de crimes ambientais que transcendem as ações corporativas, encontrar um rol de transgressões cometidas por agentes individuais; microempresas e empresários individuais. Por outro lado, permitiu também compreender e identificar as características “binarias” que envolve a gestão da esfera pública e seus mecanismos de controle social frente aos crimes corporativos ambientais. Pode-se concluir que as corporações, enquanto grupos que detêm o processo de formação do capital, colocam a maximização de seus lucros a frente do bem-estar coletivo, perpetrando a desigualdade social e ambiental, sendo imperiosa a tutela do meio ambiente e uma gestão mais aperfeiçoada da esfera pública.
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ANARA LUANA NUNES GOMES
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HABILIDADES SOCIAIS DAS ELITES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NA JUSTIÇA FEDERAL EM MOSSORÓ/RN
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Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO MAGALHAES SILVA
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NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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WILLIAM EUFRÁSIO NUNES PEREIRA
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Data: 29/03/2019
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A história da administração pública brasileira abriga também a história das elites, grupos de indivíduos detentores de poder, riqueza e elevado status social (MILLS, 1981; BOTTOMORE, 1974). Desde o Império até a República pós Constituição de 1988, as elites se fazem presentes na administração pública brasileira, passando pelo patrimonialismo, burocracia até o gerencialismo. Neste trabalho, a presença de elites na administração pública, especificamente na esfera judiciaria federal local, permitiu a hipótese de que é possível identificar e compreender como e que recursos estes “grupos de poder” utilizam para a sua reprodução. Assim, o objetivo estabelecido neste trabalho foi discutir e identificar as habilidades sociais da elite da administração pública judiciária federal em Mossoró/RN. Para isso, buscou-se relacionar teoricamente elites, campos, habitus e habilidades sociais; descrever a trajetória da administração pública brasileira quanto aos modelos de gestão e seu relacionamento com o conceito de elite; e identificar e caracterizar a elite pública da Justiça Federal em Mossoró/RN. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa social do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da pesquisa bibliográfica para levantamento do referencial teórico, e posteriormente entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados junto aos três Juízes titulares que atuam na Justiça Federal em Mossoró, classificados neste estudo como elite. A análise dos dados coletados foi feita à luz dos conceitos de “habilidades sociais” (FLIGSTEIN, 2007), bem como de “campos”, “habitus” e “poder simbólico” (BOURDIEU, 1983; 1989; 1992; 2009), evitando, assim, generalizações. No rol das habilidades sociais constatadas na elite judiciária de Mossoró, a “cordialidade”, estratégias de gestão moderna e democrática, e um sistema de metas e recompensas constituem apenas alguns dos traços dessa esfera pública judiciária. Essas e outras habilidades sociais terminam por induzir a cooperação no campo e a reprodução social de parte dessa elite do judiciário.
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A história da administração pública brasileira abriga também a história das elites, grupos de indivíduos detentores de poder, riqueza e elevado status social (MILLS, 1981; BOTTOMORE, 1974). Desde o Império até a República pós Constituição de 1988, as elites se fazem presentes na administração pública brasileira, passando pelo patrimonialismo, burocracia até o gerencialismo. Neste trabalho, a presença de elites na administração pública, especificamente na esfera judiciaria federal local, permitiu a hipótese de que é possível identificar e compreender como e que recursos estes “grupos de poder” utilizam para a sua reprodução. Assim, o objetivo estabelecido neste trabalho foi discutir e identificar as habilidades sociais da elite da administração pública judiciária federal em Mossoró/RN. Para isso, buscou-se relacionar teoricamente elites, campos, habitus e habilidades sociais; descrever a trajetória da administração pública brasileira quanto aos modelos de gestão e seu relacionamento com o conceito de elite; e identificar e caracterizar a elite pública da Justiça Federal em Mossoró/RN. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa social do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da pesquisa bibliográfica para levantamento do referencial teórico, e posteriormente entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados junto aos três Juízes titulares que atuam na Justiça Federal em Mossoró, classificados neste estudo como elite. A análise dos dados coletados foi feita à luz dos conceitos de “habilidades sociais” (FLIGSTEIN, 2007), bem como de “campos”, “habitus” e “poder simbólico” (BOURDIEU, 1983; 1989; 1992; 2009), evitando, assim, generalizações. No rol das habilidades sociais constatadas na elite judiciária de Mossoró, a “cordialidade”, estratégias de gestão moderna e democrática, e um sistema de metas e recompensas constituem apenas alguns dos traços dessa esfera pública judiciária. Essas e outras habilidades sociais terminam por induzir a cooperação no campo e a reprodução social de parte dessa elite do judiciário.
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CARLÚCIO GERMANO DA SILVA
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GESTÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EFETIVIDADE PARTICIPATIVA DOS CONSELHOS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ.
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Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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RAIMUNDO MARCIO RIBEIRO LIMA
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Data: 03/04/2019
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A relação gestão pública-democracia-participação é tema cercado de controvérsia e, hoje, considerando o quadro político-administrativo brasileiro, mantém-se alvo de discussão importante. Nesse contexto, pelo presente trabalho, busca-se avaliar a efetividade participativa dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS’s) dos municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Ceará. Faz-se isso em consonância ao marco jurídico e político inaugurado pela Constituição Federal de 1988, sob a luz da teoria da democracia participativa inclusiva. Para isso, parte-se de uma abordagem que arregimenta categorias chave das áreas jurídica e, inelutavelmente, da política, colocando-se em pauta questões estruturais e normativas em paralelo com a proposta metodológica da participação em 4 D’s (Densidade, Diversidade, Durabilidade e Capacidade Deliberativa). Busca-se abordar outras alternativas para além das que centralizam nas categorias como cooptação e elites o principal elemento a ser considerado para propor uma imersão qualiquanti sobre o processo decisório no âmbito desses colegiados. No campo dos resultados, observa-se uma série de falhas estruturais e descumprimentos de normas e princípios democráticos em prejuízo de uma participação efetiva nesses Conselhos. Em face disso, foi confirmada a hipótese de pesquisa, segundo a qual os CMS’s analisados funcionam essencialmente como um foro chancelador de atos e políticas aprioristicamente costuradas pelo Executivo municipal, como consequência da falta de recursos, de uma vocalização fraca, do protagonismo de terceiros que não sejam membros destes foros participativos e pela sedimentação de um desequilíbrio na partilha de poder objetivada pelo legislador constituinte ao instituir a gestão participativa da saúde pública brasileira.
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A relação gestão pública-democracia-participação é tema cercado de controvérsia e, hoje, considerando o quadro político-administrativo brasileiro, mantém-se alvo de discussão importante. Nesse contexto, pelo presente trabalho, busca-se avaliar a efetividade participativa dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS’s) dos municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Ceará. Faz-se isso em consonância ao marco jurídico e político inaugurado pela Constituição Federal de 1988, sob a luz da teoria da democracia participativa inclusiva. Para isso, parte-se de uma abordagem que arregimenta categorias chave das áreas jurídica e, inelutavelmente, da política, colocando-se em pauta questões estruturais e normativas em paralelo com a proposta metodológica da participação em 4 D’s (Densidade, Diversidade, Durabilidade e Capacidade Deliberativa). Busca-se abordar outras alternativas para além das que centralizam nas categorias como cooptação e elites o principal elemento a ser considerado para propor uma imersão qualiquanti sobre o processo decisório no âmbito desses colegiados. No campo dos resultados, observa-se uma série de falhas estruturais e descumprimentos de normas e princípios democráticos em prejuízo de uma participação efetiva nesses Conselhos. Em face disso, foi confirmada a hipótese de pesquisa, segundo a qual os CMS’s analisados funcionam essencialmente como um foro chancelador de atos e políticas aprioristicamente costuradas pelo Executivo municipal, como consequência da falta de recursos, de uma vocalização fraca, do protagonismo de terceiros que não sejam membros destes foros participativos e pela sedimentação de um desequilíbrio na partilha de poder objetivada pelo legislador constituinte ao instituir a gestão participativa da saúde pública brasileira.
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ERANDI CANAFÍSTULA ARAÚJO
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ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS NO CAMPUS DO PICI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
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Orientador : LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
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Adryane Gorayeb Nogueira Caetano
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Data: 24/04/2019
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A Lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz em seu texto a responsabilidade de atuação do poder público no combate aos principais problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Já o Decreto nº 5.940, de 2006, determina que a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública deve ser feita na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão: como a universidade lida com os resíduos recicláveis tendo em vista a sustentabilidade ambiental? A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o gerenciamento de tais resíduos no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará sob o aspecto sustentável. Especificamente, propõe identificar os principais resíduos recicláveis gerados no referido Campus; realizar um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis; determinar os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, identificar práticas sustentáveis já existentes e propor diretrizes de gestão ambiental relacionadas aos resíduos recicláveis. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas como entrevista, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, foram identificados os principais resíduos recicláveis gerados no Campus, com destaque para o papel branco, principal resíduo produzido, seguido de papel misto, jornal, papelão e vidro. Também foi realizado um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis, apresentando os 42 pontos de coletas presentes no campus em dezembro de 2018 e suas distribuições. Determinaram-se também os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, como a própria coleta em si, que representa um impacto positivo e a doação do material reciclável às associações e cooperativas de catadores, proporcionando, além de uma fonte de renda, inclusão social. Foram identificadas também as práticas sustentáveis já existentes na universidade, como: existência de guia com boas práticas sustentáveis; presença de departamento para gestão ambiental interna; construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis. Além disso, foram propostas diretrizes no sentido de promover a melhoria da gestão ambiental na temática relacionada aos resíduos recicláveis, como: promover a inclusão de demais áreas da universidade, como lanchonetes, pátios e salas de aula na coleta de materiais recicláveis; disponibilização de coletores com as cores correspondentes às da resolução CONAMA 275; promoção de programas de capacitação junto às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumento de programas de conscientização junto à comunidade acadêmica no que diz respeito ao consumo consciente e preocupação com o meio ambiente e saúde pública.
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A Lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz em seu texto a responsabilidade de atuação do poder público no combate aos principais problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Já o Decreto nº 5.940, de 2006, determina que a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública deve ser feita na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão: como a universidade lida com os resíduos recicláveis tendo em vista a sustentabilidade ambiental? A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o gerenciamento de tais resíduos no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará sob o aspecto sustentável. Especificamente, propõe identificar os principais resíduos recicláveis gerados no referido Campus; realizar um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis; determinar os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, identificar práticas sustentáveis já existentes e propor diretrizes de gestão ambiental relacionadas aos resíduos recicláveis. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas como entrevista, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, foram identificados os principais resíduos recicláveis gerados no Campus, com destaque para o papel branco, principal resíduo produzido, seguido de papel misto, jornal, papelão e vidro. Também foi realizado um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis, apresentando os 42 pontos de coletas presentes no campus em dezembro de 2018 e suas distribuições. Determinaram-se também os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, como a própria coleta em si, que representa um impacto positivo e a doação do material reciclável às associações e cooperativas de catadores, proporcionando, além de uma fonte de renda, inclusão social. Foram identificadas também as práticas sustentáveis já existentes na universidade, como: existência de guia com boas práticas sustentáveis; presença de departamento para gestão ambiental interna; construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis. Além disso, foram propostas diretrizes no sentido de promover a melhoria da gestão ambiental na temática relacionada aos resíduos recicláveis, como: promover a inclusão de demais áreas da universidade, como lanchonetes, pátios e salas de aula na coleta de materiais recicláveis; disponibilização de coletores com as cores correspondentes às da resolução CONAMA 275; promoção de programas de capacitação junto às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumento de programas de conscientização junto à comunidade acadêmica no que diz respeito ao consumo consciente e preocupação com o meio ambiente e saúde pública.
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ISAC DANTAS DINIZ
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CONTRATAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS COMO INDUTORAS AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN
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Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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LUCIANA BATISTA SALES
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Data: 03/05/2019
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O objetivo principal deste trabalho foi de analisar como se dá a participação das empresas localizadas do município de Mossoró/RN, nas licitações públicas realizados por órgãos do governo federal localizados em sua região, de forma a identificar os fatores que dificultam ou desestimulam a participação das empresas locais no mercado das contrações públicas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando-se da triangulação na coleta de dados por meio de observação, análise documental e entrevistas. Em conseguinte, valeu-se da estatística descritiva e do método de análise de conteúdo para se analisar os dados coletados. A etapa da coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa documental, com dados extraídos do Painel de Compras do Governo Federal. No caso dos dados primários, a coleta ocorreu mediante entrevistas junto a empresas que atuam na venda de insumos e equipamentos agropecuários, sediados no município de Mossoró/RN. Verificou-se que apesar dos avanços trazidos pelas plataformas eletrônicas de compras, quanto à transparência e publicidade nas contratações públicas do governo federal, bem como o incremento de legislações específicas que tratam de incentivos a participação de micro e pequenas empresas locais nessas contratações, essas ações não fomentaram de forma satisfatória e efetiva a participação do empresariado local nas contratações públicas do governo federal.
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O objetivo principal deste trabalho foi de analisar como se dá a participação das empresas localizadas do município de Mossoró/RN, nas licitações públicas realizados por órgãos do governo federal localizados em sua região, de forma a identificar os fatores que dificultam ou desestimulam a participação das empresas locais no mercado das contrações públicas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando-se da triangulação na coleta de dados por meio de observação, análise documental e entrevistas. Em conseguinte, valeu-se da estatística descritiva e do método de análise de conteúdo para se analisar os dados coletados. A etapa da coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa documental, com dados extraídos do Painel de Compras do Governo Federal. No caso dos dados primários, a coleta ocorreu mediante entrevistas junto a empresas que atuam na venda de insumos e equipamentos agropecuários, sediados no município de Mossoró/RN. Verificou-se que apesar dos avanços trazidos pelas plataformas eletrônicas de compras, quanto à transparência e publicidade nas contratações públicas do governo federal, bem como o incremento de legislações específicas que tratam de incentivos a participação de micro e pequenas empresas locais nessas contratações, essas ações não fomentaram de forma satisfatória e efetiva a participação do empresariado local nas contratações públicas do governo federal.
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OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA
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BUROCRACIA E CUSTO DE TRANSAÇÃO ECONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)
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Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
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ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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LUCIANA BATISTA SALES
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Data: 31/05/2019
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Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nessa perspectiva, utilizou-se o método qualitativo, bem como o plano de enquete exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento deste trabalho, aplicou-se o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no qual empregou a triangulação dos dados mediante observação, entrevista e análise documental. Nesse ínterim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela tramitação, celebração e execução dos projetos de extensão com financiamento externo. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são: Divisão de Projetos (DDP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Divisão de Convênios (DICONV) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Fundação Guimarães Duque (FGD), que atua como apoio técnico operacional na execução de projetos e três coordenadores de projetos de extensão. Os dados foram tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, foram transcritas as entrevistas que, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 8.4. Logo foi realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregou-se a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, foi possível conceber redes, para a devida análise e discussões. Os resultados evidenciaram que as normas e regulamentos, as quais regimentam a relação dos sujeitos da pesquisa, atenuam os efeitos da racionalidade limitada, da incerteza e do oportunismo. No entanto, identificou-se que o uso excessivo das normas e regulamentos ocasionam as disfunções da burocracia e acarretam custos de transação entre os agentes. Portanto, a contribuição desta pesquisa corresponde à evidenciação de que o exagero do uso da burocracia, ou seja, a sua disfunção, provoca implicações na relação entre os agentes, atuantes na tramitação dos projetos de extensão, acentuando o aumento dos custos de transação econômica.
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Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nessa perspectiva, utilizou-se o método qualitativo, bem como o plano de enquete exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento deste trabalho, aplicou-se o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no qual empregou a triangulação dos dados mediante observação, entrevista e análise documental. Nesse ínterim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela tramitação, celebração e execução dos projetos de extensão com financiamento externo. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são: Divisão de Projetos (DDP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Divisão de Convênios (DICONV) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Fundação Guimarães Duque (FGD), que atua como apoio técnico operacional na execução de projetos e três coordenadores de projetos de extensão. Os dados foram tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, foram transcritas as entrevistas que, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 8.4. Logo foi realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregou-se a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, foi possível conceber redes, para a devida análise e discussões. Os resultados evidenciaram que as normas e regulamentos, as quais regimentam a relação dos sujeitos da pesquisa, atenuam os efeitos da racionalidade limitada, da incerteza e do oportunismo. No entanto, identificou-se que o uso excessivo das normas e regulamentos ocasionam as disfunções da burocracia e acarretam custos de transação entre os agentes. Portanto, a contribuição desta pesquisa corresponde à evidenciação de que o exagero do uso da burocracia, ou seja, a sua disfunção, provoca implicações na relação entre os agentes, atuantes na tramitação dos projetos de extensão, acentuando o aumento dos custos de transação econômica.
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ALEXANDRE MIRANDA ROCHA
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AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO NO MUNICÍPIO DE ANGICOS-RN
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Orientador : LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR
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JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
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LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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Data: 27/06/2019
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A evolução da educação pelos séculos com a descoberta da escrita na Mesopotâmia a 6.000 a.C. proporcionou o desenvolvimento dos conhecimentos, estudos e disciplinas às futuras civilizações, destacando-se a egípcia, grega, romana, entre outras que a partir do século IX proporcionaram o surgimento das escolas monásticas e catedrais que tinham na personificação da Igreja uma detentora dos conhecimentos específicos que culminaram na criação das primeiras universidades, com total destaque as universidades de Bolonha (Itália), Paris (França) e Oxford e Cambridge (Grã-Bretanha), sendo a primeira a mais antiga em atividade e com total destaque a realização da Declaração de Bolonha em 1999 que determinava um ambicioso programa de reforma da educação superior na Europa que objetivava fortalecer a partir das bases de inovação, da competitividade e da produtividade, cuja delimitação proporcionou a sua influência no modelo utilizado na América Latina, assim como o Brasil que proporcionou mudanças no Ensino Superior, assim como nas pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu), cuja historicidade brasileira se destaca pela criação da Escola de Cirurgia de Salvador em 1808 com a vinda da família real portuguesa, passando pela criação das primeiras universidades ao final do século XIX, desenvolvimento e implantação de inúmeras universidades em pleno período militar na década de 1960 até os anos de 2000 com a adoção do REUNI que promoveu a reestruturação das IFES já existentes e criação de novas pelo interior do país, que em conjunto com o ENEM e o SISU vem promovendo a cada ano uma maior leva de estudantes a ingressarem na IFES, cuja grande maioria provem de famílias com rendas inferiores a 1,5 salários mínimos que contribuem com as economias emergentes de pequenas e médias cidades onde estas Instituições estão presentes. Diante desse cenário vem a tona os impactos socioeconômicos gerados pela presença destas as comunidades, assim como verificado na cidade de Angicos/RN através da presença de um campus da UFERSA, o que vem a ser o principal objetivo desta pesquisa, assim descrever as contribuições desta Instituição e mudanças geradas a dinâmica local e seus agentes modificadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-quantitativa, com a utilização de entrevistas por meio de questionários com perguntas objetivas que foram aplicados a 04 grupos distintos de entrevistados (discentes, docentes, técnicos administrativos e laboratoriais e funcionários terceirizados e moradores circunvizinhos ao Campus UFERSA Angicos/RN) que diretamente e indiretamente são influenciados pelas ações realizadas pela Instituição, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica e utilização de registros fotográficos. Cuja análise pode visualizar a participação ativa da Instituição a localidade, reconhecimento dos entrevistados quanto a participação desta e principalmente a visualização do real impacto socioeconômico gerado mesmo num ambiente conturbado e com uma considerável falta de infraestrutura nas áreas de urbanização, saúde e segurança de responsabilidade dos poderes municipal e estadual. Além disso foram analisadas e propostas ações que visem promover o desenvolvimento da região por meio da participação ativa dos níveis governamentais (municipal, estadual e federal), com a participação ativa da comunidade local e principalmente da IFES.
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A evolução da educação pelos séculos com a descoberta da escrita na Mesopotâmia a 6.000 a.C. proporcionou o desenvolvimento dos conhecimentos, estudos e disciplinas às futuras civilizações, destacando-se a egípcia, grega, romana, entre outras que a partir do século IX proporcionaram o surgimento das escolas monásticas e catedrais que tinham na personificação da Igreja uma detentora dos conhecimentos específicos que culminaram na criação das primeiras universidades, com total destaque as universidades de Bolonha (Itália), Paris (França) e Oxford e Cambridge (Grã-Bretanha), sendo a primeira a mais antiga em atividade e com total destaque a realização da Declaração de Bolonha em 1999 que determinava um ambicioso programa de reforma da educação superior na Europa que objetivava fortalecer a partir das bases de inovação, da competitividade e da produtividade, cuja delimitação proporcionou a sua influência no modelo utilizado na América Latina, assim como o Brasil que proporcionou mudanças no Ensino Superior, assim como nas pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu), cuja historicidade brasileira se destaca pela criação da Escola de Cirurgia de Salvador em 1808 com a vinda da família real portuguesa, passando pela criação das primeiras universidades ao final do século XIX, desenvolvimento e implantação de inúmeras universidades em pleno período militar na década de 1960 até os anos de 2000 com a adoção do REUNI que promoveu a reestruturação das IFES já existentes e criação de novas pelo interior do país, que em conjunto com o ENEM e o SISU vem promovendo a cada ano uma maior leva de estudantes a ingressarem na IFES, cuja grande maioria provem de famílias com rendas inferiores a 1,5 salários mínimos que contribuem com as economias emergentes de pequenas e médias cidades onde estas Instituições estão presentes. Diante desse cenário vem a tona os impactos socioeconômicos gerados pela presença destas as comunidades, assim como verificado na cidade de Angicos/RN através da presença de um campus da UFERSA, o que vem a ser o principal objetivo desta pesquisa, assim descrever as contribuições desta Instituição e mudanças geradas a dinâmica local e seus agentes modificadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-quantitativa, com a utilização de entrevistas por meio de questionários com perguntas objetivas que foram aplicados a 04 grupos distintos de entrevistados (discentes, docentes, técnicos administrativos e laboratoriais e funcionários terceirizados e moradores circunvizinhos ao Campus UFERSA Angicos/RN) que diretamente e indiretamente são influenciados pelas ações realizadas pela Instituição, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica e utilização de registros fotográficos. Cuja análise pode visualizar a participação ativa da Instituição a localidade, reconhecimento dos entrevistados quanto a participação desta e principalmente a visualização do real impacto socioeconômico gerado mesmo num ambiente conturbado e com uma considerável falta de infraestrutura nas áreas de urbanização, saúde e segurança de responsabilidade dos poderes municipal e estadual. Além disso foram analisadas e propostas ações que visem promover o desenvolvimento da região por meio da participação ativa dos níveis governamentais (municipal, estadual e federal), com a participação ativa da comunidade local e principalmente da IFES.
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HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA
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ENTRINCHEIRAMENTO NA CARREIRA: UM ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR.
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Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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LUCAS LUCIO GODEIRO
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LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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Data: 09/07/2019
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Este estudo objetivou investigar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a carreira de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior situada no interior do Nordeste brasileiro. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 107 técnico-administrativos de uma universidade federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizou-se, para fins da pesquisa, a Escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 variáveis dispostas em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são Investimentos de Carreira, Custos Emocionais e Limitação de Alternativas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram para uma relação entre entrincheiramento e a carreira dos servidores estudados. O fator “Investimentos na carreira” prevaleceu entre as demais dimensões do entrincheiramento, mostrando que os investimentos que os técnicos- administrativos realizaram durante sua carreira podem levar muitos desses profissionais a acreditar que investiram demais para quererem enfrentar novos desafios. Constatou-se também que apenas na variável “gênero” houve diferenças significativas entre as médias, números encontrados por meio da ANOVA, em que se evidenciou que os homens tendem a temer mais a mudança de carreira devido aos investimentos realizados, enquanto as mulheres mantêm laços afetivos mais fortes com colegas, o que pode vir a ser um fator impeditivo para possíveis mudanças de carreira. A pesquisa contribuiu teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colaborou com as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos do problema no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores, que é um dos grandes desafios de qualquer organização.
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Este estudo objetivou investigar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a carreira de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior situada no interior do Nordeste brasileiro. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 107 técnico-administrativos de uma universidade federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizou-se, para fins da pesquisa, a Escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 variáveis dispostas em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são Investimentos de Carreira, Custos Emocionais e Limitação de Alternativas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram para uma relação entre entrincheiramento e a carreira dos servidores estudados. O fator “Investimentos na carreira” prevaleceu entre as demais dimensões do entrincheiramento, mostrando que os investimentos que os técnicos- administrativos realizaram durante sua carreira podem levar muitos desses profissionais a acreditar que investiram demais para quererem enfrentar novos desafios. Constatou-se também que apenas na variável “gênero” houve diferenças significativas entre as médias, números encontrados por meio da ANOVA, em que se evidenciou que os homens tendem a temer mais a mudança de carreira devido aos investimentos realizados, enquanto as mulheres mantêm laços afetivos mais fortes com colegas, o que pode vir a ser um fator impeditivo para possíveis mudanças de carreira. A pesquisa contribuiu teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colaborou com as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos do problema no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores, que é um dos grandes desafios de qualquer organização.
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LEIA MARA DE MENEZES
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VULNERABILIDADE E UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS DE COMBATE À VULNERABILIDADE SOCIAL NA UFERSA
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Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO MAGALHAES SILVA
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JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA
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LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
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MARA BETANIA JALES DOS SANTOS
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Data: 15/07/2019
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O presente estudo se ocupa da temática da vulnerabilidade social e seus traços no ensino superior. A noção de vulnerabilidade social adotada é a proposta por Kaztman (2000). De acordo com esse autor, vulnerabilidade social pode ser entendida como a incapacidade de uma pessoa ou de um domicílio de acessar as oportunidades que se encontram disponíveis nos diversos âmbitos socioeconômicos para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração. Com base nisso, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a universidade pública contribui para evitar a vulnerabilidade social através da utilização dos mecanismos de gestão. Através dos objetivos específicos pretende-se: a) Identificar os recursos que, à luz dos documentos oficiais da UFERSA, evitam a vulnerabilidade social. b) Discutir, a partir dos dados coletados, em que medida a evasão e a retenção são traços da eficácia dos mecanismos que evitam a vulnerabilidade social na universidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a escolha por esse lócus de estudo justifica-se pela significativa expansão que a instituição vivenciou nos últimos anos, visto que com a ampliação do acesso, surge o problema da permanência do discente. Optou-se por desenvolver o trabalho em uma universidade pública por entender que essa é parte integrante do Estado, provedora de ativos sociais e estruturas de oportunidades. Para a pesquisa, que possui natureza qualitativa e classifica-se como exploratória, utilizou-se a revisão bibliográfica através de livros, artigos científicos e legislações. Na fase da investigação documental e de campo, a fim de se alcançar os objetivos propostos, foram consultados diversos documentos oficiais e coletados dados referentes aos mecanismos da universidade que reduzem a vulnerabilidade social, contribuindo para a permanência do discente na instituição. Como resultado, identificou-se que a UFERSA dispõe de mecanismos que auxiliam os alunos no enfrentamento da vulnerabilidade social, tais como a Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário; o Programa Institucional Permanência (PIP); os Estágios; o Programa de Monitoria e o Programa de Mobilidade Acadêmica. Essas estruturas de oportunidades, apesar de suas limitações, se mostram eficazes à medida que dão acesso a ativos financeiros, humanos e sociais, que viabilizam a permanência do discente no ambiente universitário. No entanto, apesar de eficazes, a análise demonstrou que o acesso é ainda bastante limitado.
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O presente estudo se ocupa da temática da vulnerabilidade social e seus traços no ensino superior. A noção de vulnerabilidade social adotada é a proposta por Kaztman (2000). De acordo com esse autor, vulnerabilidade social pode ser entendida como a incapacidade de uma pessoa ou de um domicílio de acessar as oportunidades que se encontram disponíveis nos diversos âmbitos socioeconômicos para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração. Com base nisso, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a universidade pública contribui para evitar a vulnerabilidade social através da utilização dos mecanismos de gestão. Através dos objetivos específicos pretende-se: a) Identificar os recursos que, à luz dos documentos oficiais da UFERSA, evitam a vulnerabilidade social. b) Discutir, a partir dos dados coletados, em que medida a evasão e a retenção são traços da eficácia dos mecanismos que evitam a vulnerabilidade social na universidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a escolha por esse lócus de estudo justifica-se pela significativa expansão que a instituição vivenciou nos últimos anos, visto que com a ampliação do acesso, surge o problema da permanência do discente. Optou-se por desenvolver o trabalho em uma universidade pública por entender que essa é parte integrante do Estado, provedora de ativos sociais e estruturas de oportunidades. Para a pesquisa, que possui natureza qualitativa e classifica-se como exploratória, utilizou-se a revisão bibliográfica através de livros, artigos científicos e legislações. Na fase da investigação documental e de campo, a fim de se alcançar os objetivos propostos, foram consultados diversos documentos oficiais e coletados dados referentes aos mecanismos da universidade que reduzem a vulnerabilidade social, contribuindo para a permanência do discente na instituição. Como resultado, identificou-se que a UFERSA dispõe de mecanismos que auxiliam os alunos no enfrentamento da vulnerabilidade social, tais como a Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário; o Programa Institucional Permanência (PIP); os Estágios; o Programa de Monitoria e o Programa de Mobilidade Acadêmica. Essas estruturas de oportunidades, apesar de suas limitações, se mostram eficazes à medida que dão acesso a ativos financeiros, humanos e sociais, que viabilizam a permanência do discente no ambiente universitário. No entanto, apesar de eficazes, a análise demonstrou que o acesso é ainda bastante limitado.
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KADJA KALLYNE COSTA BARBOSA
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ROYALTIES DE PETRÓLEO E DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: um estudo de eficiência nos municípios do Rio Grande do Norte.
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Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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DENISON MURILO DE OLIVEIRA
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FABIANO DA COSTA DANTAS
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Data: 19/07/2019
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A exploração do petróleo gera uma receita denominada royalties, uma compensação financeira devida por terceiros a Estados e Municípios. Tendo em vista esse cenário, tal afirmação leva-nos a questionar se as ações públicas ofertadas à população e financiadas com os recursos oriundo do petróleo estão à altura do volume dos royalties. Destarte, este estudo buscou verificar quais municípios do estado do Rio Grande do Norte foram mais eficientes na aplicação da receita dos royalties de petróleo no ano de 2016. A metodologia aplicada na pesquisa foi do tipo descritiva, documental e de natureza quantitativa. A amostra abrange os 15 municípios produtores de petróleo. Enquanto procedimento de pesquisa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). As variáveis observadas foram a receita dos royalties de petróleo e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. Os resultados revelaram que apenas 4 (26,7%) municípios produtores de petróleo atingiram o score de eficiência, quais sejam: Apodi, Areia Branca, Caraúbas e Mossoró. Sugere-se que a eficiência não tem relação com o quantitativo da receita, pois foi possível perceber municípios que apresentam menor renda foram mais eficientes, fato este, que dentre outras possibilidades pode ser explicado pela má gestão municipal. Este estudo pode servir como indicativo para avaliação de eficiência técnica do gasto público municipal potiguar, uma vez que tal exercício apontou alguns municípios que podem ser utilizados como benchmark (referência) pelos demais e assim, despertar a atenção para uma alocação mais eficiente dos recursos públicos objetivando melhorias para a população.
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A exploração do petróleo gera uma receita denominada royalties, uma compensação financeira devida por terceiros a Estados e Municípios. Tendo em vista esse cenário, tal afirmação leva-nos a questionar se as ações públicas ofertadas à população e financiadas com os recursos oriundo do petróleo estão à altura do volume dos royalties. Destarte, este estudo buscou verificar quais municípios do estado do Rio Grande do Norte foram mais eficientes na aplicação da receita dos royalties de petróleo no ano de 2016. A metodologia aplicada na pesquisa foi do tipo descritiva, documental e de natureza quantitativa. A amostra abrange os 15 municípios produtores de petróleo. Enquanto procedimento de pesquisa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). As variáveis observadas foram a receita dos royalties de petróleo e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. Os resultados revelaram que apenas 4 (26,7%) municípios produtores de petróleo atingiram o score de eficiência, quais sejam: Apodi, Areia Branca, Caraúbas e Mossoró. Sugere-se que a eficiência não tem relação com o quantitativo da receita, pois foi possível perceber municípios que apresentam menor renda foram mais eficientes, fato este, que dentre outras possibilidades pode ser explicado pela má gestão municipal. Este estudo pode servir como indicativo para avaliação de eficiência técnica do gasto público municipal potiguar, uma vez que tal exercício apontou alguns municípios que podem ser utilizados como benchmark (referência) pelos demais e assim, despertar a atenção para uma alocação mais eficiente dos recursos públicos objetivando melhorias para a população.
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ÉRICA DOS SANTOS
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ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO: Um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no estado do Rio Grande do Norte
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Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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LUCIANA BATISTA SALES
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NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
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Data: 16/08/2019
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O ensino, a pesquisa e a extensão são os pilares de sustentação da universidade, eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis, e nenhum deles deve se está sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o quantitativo de docentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para isso se propôs a traçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário, por campus da IFES; e verificar a perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário. Quanto á metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa, exploratória descritiva, realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados por meio de observação, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. Os dados referentes à distribuição docente foram tratados por meio do software Microsoft Excel® e os dados oriundos das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, neste as entrevistas foram transcritas e inseridas no software Atlas ti 8.4, em seguida foi realizado a codificação de informações de acordo com a abordagem desta pesquisa para serem criadas as redes e finalizado com as análises e discursões. Os resultados mostram que a distribuição docente nos três pilares universitário é desproporcional tanto a nível geral, quanto por campi, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão. Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente os gestores consideraram que o quantitativo é alto em relação aos docentes que realizam atividades somente de ensino, quantitativo bom quanto ao quantitativo de docente que realizam pesquisa e baixo quanto ao quantitativo de educadores que desenvolvem extensão. Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante das dificuldades os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos direcionada a melhorar o ambiente universitário vigente.
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O ensino, a pesquisa e a extensão são os pilares de sustentação da universidade, eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis, e nenhum deles deve se está sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o quantitativo de docentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para isso se propôs a traçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário, por campus da IFES; e verificar a perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário. Quanto á metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa, exploratória descritiva, realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados por meio de observação, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. Os dados referentes à distribuição docente foram tratados por meio do software Microsoft Excel® e os dados oriundos das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, neste as entrevistas foram transcritas e inseridas no software Atlas ti 8.4, em seguida foi realizado a codificação de informações de acordo com a abordagem desta pesquisa para serem criadas as redes e finalizado com as análises e discursões. Os resultados mostram que a distribuição docente nos três pilares universitário é desproporcional tanto a nível geral, quanto por campi, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão. Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente os gestores consideraram que o quantitativo é alto em relação aos docentes que realizam atividades somente de ensino, quantitativo bom quanto ao quantitativo de docente que realizam pesquisa e baixo quanto ao quantitativo de educadores que desenvolvem extensão. Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante das dificuldades os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos direcionada a melhorar o ambiente universitário vigente.
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DIEGO HENRIQUE BANDEIRA BEZERRA
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PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS: UM ESTUDO SOBRE O SETOR DE OBRAS DA UFERSA.
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Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
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BRENO BARROS TELLES DO CARMO
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
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Data: 19/08/2019
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O tema risco vem se tornando habitual, ganhando destaque na mídia, principalmente, quando ocorrem casos de tragédias, acidentes ou perda de recursos financeiros. Esses fatos geram questionamentos sobre a realização de ações preventivas para minimização dos impactos. No ambiente corporativo, também se deve adotar medidas para garantir cumprimento dos objetivos institucionais. Nesse sentido, a Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 trouxe algumas inovações para o ambiente administrativo das instituições públicas do Poder Executivo Federal, sendo, a principal delas, a utilização da gestão de riscos nos seus processos diários. No entanto, existe uma problemática de como inserir essas mudanças no ambiente administrativo. É, nesse sentido, que esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos nos procedimentos de planejamento de obras na UFERSA. A pesquisa utilizou o método qualitativo, a estratégia do estudo de caso e de técnicas de pesquisa documental e de observação. Foram realizadas entrevistas não padronizadas e não dirigidas e aplicou-se o processo de implementação da gestão de riscos proposto pelo COSO ERM. Ao se analisar os dados, verificou-se que os contratos de obras da instituição do período de 2013 a 2018 sofreram diversas alterações de valores sem que houvessem ações previstas para mitigar esses tipos de acontecimentos, e que, também, a Política Gestão de Riscos da UFERSA não atende por completo o que estabelece a IN 01/2016. Diante disso, realizou-se uma proposta de intervenção com alterações ao processo de planejamento de obras da instituição a partir da metodologia do COSO ERM. Este trabalho auxiliará no processo de implementação da gestão de riscos da UFERSA e contribuirá para a melhoria do processo de planejamento de obras da instituição.
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O tema risco vem se tornando habitual, ganhando destaque na mídia, principalmente, quando ocorrem casos de tragédias, acidentes ou perda de recursos financeiros. Esses fatos geram questionamentos sobre a realização de ações preventivas para minimização dos impactos. No ambiente corporativo, também se deve adotar medidas para garantir cumprimento dos objetivos institucionais. Nesse sentido, a Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 trouxe algumas inovações para o ambiente administrativo das instituições públicas do Poder Executivo Federal, sendo, a principal delas, a utilização da gestão de riscos nos seus processos diários. No entanto, existe uma problemática de como inserir essas mudanças no ambiente administrativo. É, nesse sentido, que esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos nos procedimentos de planejamento de obras na UFERSA. A pesquisa utilizou o método qualitativo, a estratégia do estudo de caso e de técnicas de pesquisa documental e de observação. Foram realizadas entrevistas não padronizadas e não dirigidas e aplicou-se o processo de implementação da gestão de riscos proposto pelo COSO ERM. Ao se analisar os dados, verificou-se que os contratos de obras da instituição do período de 2013 a 2018 sofreram diversas alterações de valores sem que houvessem ações previstas para mitigar esses tipos de acontecimentos, e que, também, a Política Gestão de Riscos da UFERSA não atende por completo o que estabelece a IN 01/2016. Diante disso, realizou-se uma proposta de intervenção com alterações ao processo de planejamento de obras da instituição a partir da metodologia do COSO ERM. Este trabalho auxiliará no processo de implementação da gestão de riscos da UFERSA e contribuirá para a melhoria do processo de planejamento de obras da instituição.
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SALVIO DELMAS REGIS
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TEORIA DOS CICLOS POLÍTICOS E INDICADORES MACROECONÔMICOS: um estudo sobre os estados brasileiros.
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Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
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CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
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FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
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Data: 23/08/2019
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A literatura associada à teoria dos ciclos políticos assinala para a existência de manipulação de gastos em períodos eleitorais, sobretudo quanto às despesas públicas que têm maior capacidade de melhorar a imagem do governante e com isso exercer influência positiva sobre o seu desempenho eleitoral. Sustentado por esta constatação, este estudo tem por objetivo analisar se os ciclos políticos afetam os indicadores macroeconômicos nos estados brasileiros e no Distrito Federal, no período que compreende os anos de 2005 a 2016, compreendendo três ciclos eleitorais. O plano amostral será composto pelos 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Em relação ao tempo, a pesquisa analisará e confrontará dados do período que compreende os anos de 2005 a 2016. As análises tiveram por objeto, indicadores macroeconômicos que contribuem para a compreensão do mercado e para a composição do Produto Interno Bruto (PIB), como é o caso da receita bruta das empresas, das remunerações pagas aos trabalhadores e do número absoluto de trabalhadores ocupados, de modo a verificar como os anos eleitorais e o primeiro mandato afetaram tais indicadores nos estados e no Distrito Federal, além disso, analisou-se também o comportamento dos indicadores no caso dos estados em que os filiados ao mesmo partido político do Presidente da República estão tentando a eleição para governador. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica econométrica de regressão com dados em painel, para tanto os indicadores macroeconômicos serviram de variáveis dependentes e as variáveis independentes de interesse foram apresentadas sob a forma de dummies que indicam se o ano é eleitoral, se os governantes estão exercendo o primeiro mandato ou se os governantes estão em primeiro mandato e o ano é eleitoral. Os achados da pesquisa apontam que a coincidência partidária entre governadores e Presidente da República aumenta a probabilidade de reeleição, o que sugere a ocorrência de ciclos políticos. Acerca das outras variáveis, porém, foi possível constatar que os ciclos políticos não afetam, em níveis de significância estatística, os indicadores macroeconômicos pesquisados dos estados e do Distrito Federal.
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A literatura associada à teoria dos ciclos políticos assinala para a existência de manipulação de gastos em períodos eleitorais, sobretudo quanto às despesas públicas que têm maior capacidade de melhorar a imagem do governante e com isso exercer influência positiva sobre o seu desempenho eleitoral. Sustentado por esta constatação, este estudo tem por objetivo analisar se os ciclos políticos afetam os indicadores macroeconômicos nos estados brasileiros e no Distrito Federal, no período que compreende os anos de 2005 a 2016, compreendendo três ciclos eleitorais. O plano amostral será composto pelos 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Em relação ao tempo, a pesquisa analisará e confrontará dados do período que compreende os anos de 2005 a 2016. As análises tiveram por objeto, indicadores macroeconômicos que contribuem para a compreensão do mercado e para a composição do Produto Interno Bruto (PIB), como é o caso da receita bruta das empresas, das remunerações pagas aos trabalhadores e do número absoluto de trabalhadores ocupados, de modo a verificar como os anos eleitorais e o primeiro mandato afetaram tais indicadores nos estados e no Distrito Federal, além disso, analisou-se também o comportamento dos indicadores no caso dos estados em que os filiados ao mesmo partido político do Presidente da República estão tentando a eleição para governador. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica econométrica de regressão com dados em painel, para tanto os indicadores macroeconômicos serviram de variáveis dependentes e as variáveis independentes de interesse foram apresentadas sob a forma de dummies que indicam se o ano é eleitoral, se os governantes estão exercendo o primeiro mandato ou se os governantes estão em primeiro mandato e o ano é eleitoral. Os achados da pesquisa apontam que a coincidência partidária entre governadores e Presidente da República aumenta a probabilidade de reeleição, o que sugere a ocorrência de ciclos políticos. Acerca das outras variáveis, porém, foi possível constatar que os ciclos políticos não afetam, em níveis de significância estatística, os indicadores macroeconômicos pesquisados dos estados e do Distrito Federal.
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THIAGO CAPISTRANO ANDRADE
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VISÃO BASEADA EM RECURSOS NO SETOR PÚBLICO: Uma análise dos desempenhos, recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN
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Orientador : JUDSON DA CRUZ GURGEL
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MEMBROS DA BANCA :
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AGOSTINHA MAFALDA BARRA DE OLIVEIRA
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FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
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JUDSON DA CRUZ GURGEL
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Data: 28/08/2019
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A Justiça Eleitoral, inserida no modelo gerencialista da Administração Pública, tem exercido a gestão estratégica buscando, sobretudo, eficiência, eficácia e efetividade de seu desempenho. As urnas eletrônicas, pode-se dizer, são a vitrine do trabalho dessa Justiça, tendo repercutido positivamente para sua imagem, especialmente pela diminuição drástica de tempo de apuração dos votos. A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva teórica que, desde a década de 1990, a partir da criação do modelo de análise VRIO, tem recebido grande atenção das pesquisas em gestão estratégica no setor privado. Preocupa-se com recursos e capacidades da firma como meio de alcançar a vantagem competitiva. Sua aplicação ao setor público, portanto, exige alguma adaptação. Dessa forma, considerando que as eleições são o propósito maior da Justiça Eleitoral e que a apuração dos votos é uma atividade importante do trabalho das eleições, a presente pesquisa objetivou analisar quais são os principais recursos e capacidades estratégicas na atividade de encerramento e totalização dos resultados da votação que empregam maior eficiência ao desempenho de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Logo, foi realizada, utilizando o modelo VRIO, uma análise dos recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN, relacionando-os aos seus desempenhos em eleições passadas e comparando-os entre si, a fim de identificar quais se apresentam como diferenciais para eficiência dos seus trabalhos. O método aplicado tem uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório/descritivo, realizada ex post facto, a partir de um estudo de caso único, em duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Como resultados, foram descritas as tarefas realizadas pelas Zonas, seus objetivos e desempenhos em eleições, para, posteriormente, serem identificados, analisados e descritos os recursos e capacidades mais relevantes para a eficiência das Zonas estudadas. A presente pesquisa está limitada apenas a atividade de encerramento da votação, em duas Zonas Eleitorais. Mas chegou a resultados que podem contribuir para a gestão da Justiça Eleitoral, com uma metodologia capaz de ser replicada em outras atividades e setores do Poder Judiciário. Sendo essa a sugestão para novas pesquisas.
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A Justiça Eleitoral, inserida no modelo gerencialista da Administração Pública, tem exercido a gestão estratégica buscando, sobretudo, eficiência, eficácia e efetividade de seu desempenho. As urnas eletrônicas, pode-se dizer, são a vitrine do trabalho dessa Justiça, tendo repercutido positivamente para sua imagem, especialmente pela diminuição drástica de tempo de apuração dos votos. A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva teórica que, desde a década de 1990, a partir da criação do modelo de análise VRIO, tem recebido grande atenção das pesquisas em gestão estratégica no setor privado. Preocupa-se com recursos e capacidades da firma como meio de alcançar a vantagem competitiva. Sua aplicação ao setor público, portanto, exige alguma adaptação. Dessa forma, considerando que as eleições são o propósito maior da Justiça Eleitoral e que a apuração dos votos é uma atividade importante do trabalho das eleições, a presente pesquisa objetivou analisar quais são os principais recursos e capacidades estratégicas na atividade de encerramento e totalização dos resultados da votação que empregam maior eficiência ao desempenho de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Logo, foi realizada, utilizando o modelo VRIO, uma análise dos recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN, relacionando-os aos seus desempenhos em eleições passadas e comparando-os entre si, a fim de identificar quais se apresentam como diferenciais para eficiência dos seus trabalhos. O método aplicado tem uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório/descritivo, realizada ex post facto, a partir de um estudo de caso único, em duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Como resultados, foram descritas as tarefas realizadas pelas Zonas, seus objetivos e desempenhos em eleições, para, posteriormente, serem identificados, analisados e descritos os recursos e capacidades mais relevantes para a eficiência das Zonas estudadas. A presente pesquisa está limitada apenas a atividade de encerramento da votação, em duas Zonas Eleitorais. Mas chegou a resultados que podem contribuir para a gestão da Justiça Eleitoral, com uma metodologia capaz de ser replicada em outras atividades e setores do Poder Judiciário. Sendo essa a sugestão para novas pesquisas.
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