Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO RODRIGO DE ALMEIDA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODOLFO RODRIGO DE ALMEIDA LACERDA
DATA: 09/12/2020

ARTIGO I – DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM ENXOFRE ARTIGO II - QUALIDADE DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM ENXOFRE

Allim cepa L., nutrição mineral, produtividade, custo operacional total, pungência, sólidos solúveis.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM ENXOFRE

RESUMO: Com o objetivo de avaliar os aspectos produtivos e econômicos de duas cultivares de cebola em função da adubação com enxofre, foram conduzidos dois experimentos, no período de junho a novembro de 2018 e 2019, ambos na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizada no distrito de Alagoinha, zona rural do município de Mossoró – RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas cultivares de cebola (Rio das antas e IPA 11) e sete doses de enxofre (0; 10; 20; 30; 40; 50 e 60 kg ha-1 de S). Foram avaliadas para ambas as culturas, o teor de enxofre na folha diagnóstica (TSFD) a produtividade total de bulbos (PTB); produtividade comerciais de bulbos (PCB); produtividade de bulbos não comerciais (PNC); produtividade de bulbos das classes 2 (PB2); 3 (PB3); 4 (PB4); teor de enxofre na folha diagnóstica (TSFD); os custos operacionais totais (COT); receita bruta (RB); receita líquida (RL); taxa de retorno (TR) e índice de lucratividade (IL). Os valores de COT foram calculados com os preços do mês de Junho de cada ano (2018 e 2019). A cultivar Rio das antas apresentou desempenho produtivo satisfatório com a aplicação de enxofre. O fornecimento de 34 kg ha-1 proporcionou máxima produtividade total e comercial de bulbos. Independente da cultivar empregada os gastos com insumos somam as maiores despesas em relação ao COT.

QUALIDADE DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM ENXOFRE
Resumo:
Com o objetivo de avaliar a qualidade de duas cultivares de cebola em função da adubação com enxofre, foram conduzidos dois experimentos, no período de junho a novembro de 2018 e 2019, ambos na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizada no distrito de Alagoinha, zona rural do município de Mossoró – RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas cultivares de cebola (Rio das antas e IPA 11) e sete doses de enxofre (0; 10; 20; 30; 40; 50 e 60 kg ha-1 de S). Foram avaliadas para ambas as culturas, o acúmulo de S na folhar (ASF) e bulbo (ASB); matéria seca da folha (MSF) do bulbo (MSB) e total (MST). Além, da qualidade de bulbo, Firmeza, pungência, pH, relação sólido solúveis acidez titulável e açucares totais. O fornecimento de S até a dose 30 Kg ha-1 influenciou favoravelmente na qualidade dos bulbos. O S contribuiu para o aumento da firmeza, pH e açúcares dos bulbos e redução da SS/AT da cultivar Rio das antas. A pungência dos bulbos aumentou com o fornecimento de S. A cultivar IPA 11 fertilizada com 60 kg ha-1 de S, produziu bulbos de pungência “muito forte”. A aplicação de S contribuiu para o aumento do teor, acúmulo e matéria seca na planta e a MSB contribuiu com 86 % na produção de MST.

Interno - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR
Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO