DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: A XENOFOBIA E SEUS IMPACTOS EM DOCENTES IMIGRANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR E TÉCNICA BRASILEIRA.
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Há, no mundo, hoje, um amplo espectro de movimentos e deslocamentos de pessoas em variados espaços da geografia mundial causado por inúmeros fatores e razões. Essa movimentação proporciona a interação entre diferentes povos e culturas que podem acarretar impactos positivos ou não, sendo que um desses impactos será tema neste estudo: a xenofobia no ambiente de educação brasileira. A xenofobia no ambiente educacional é um desafio relevante para a internacionalização da educação, e a integração de docentes e discentes imigrantes dentro deste ambiente. A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos docentes não nacionais natos sobre as manifestações xenofóbicas no ambiente da educação pública superior e técnica brasileira, buscando identificar quais são as principais formas de ocorrência, verificar o impacto sobre o nível de bem-estar desse grupo e analisar a partir da visão docente se as instituições dispõe de políticas/programas capazes de fomentar o respeito e a diversidade cultural. Este estudo utilizou a matriz teórica dos estudos sobre a xenofobia, como ela se manifesta no ambiente educacional e o contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. A pesquisa é relevante devido ao aumento das manifestações de ódio anti-migratório e à escassez de estudos sobre a xenofobia docente no contexto educacional. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado com questões abertas e fechadas aos docentes estrangeiros e realizado através do google forms, sendo a análise elaborada com o auxílio do software Atlas TI e estatística básica para quantificação das respostas e quantitativo de respondentes. A análise dos dados mostrou que, de fato, ocorre a xenofobia docente no ambiente da educação superior federal brasileira, desenvolvendo-se de diferentes formas, afetando diretamente o bem-estar e o desempenho profissional dos pesquisados. A pesquisa expande a moderada literatura acerca da xenofobia na educação, a qual pode desencadear impactos significativos nas pessoas afetadas. Os resultados permitem uma análise do cenário e são uma oportunidade para o desenvolvimento de novas pesquisas, além de permitir a elaboração de ações positivas para atenuar a repetição de atitudes xenofóbicas. | |