A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFERSA.
gestão universitária; avaliação institucional; participação discente.
No Brasil, com a criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES),
em 2004, a autoavaliação ganhou espaço na gestão universitária por proporcionar subsídios úteis para
planejar ações e políticas internas das instituições. Para que isso seja possível, é necessário a
participação de todos os segmentos da universidade: docentes, técnicos-administrativos e discentes.
No entanto, foi identificada em diversas universidades federais, como a Universidade Federal Rural do
Semi-Árido (UFERSA), a baixa participação dos segmentos, em especial os discentes. Apesar da
importância do tema, existe uma carência de estudos mais aprofundados na área que trata da
participação e engajamento do discente na autoavaliação institucional. Assim, o objetivo geral desta
pesquisa é identificar os principais fatores que influenciam a participação dos discentes no processo de
autoavaliação institucional na UFERSA. O percurso metodológico adotado será de uma pesquisa
quantitativa, descritiva e do tipo estudo de caso desenvolvido no Campus Central da UFERSA. A coleta
de dados será feita por meio de questionário online através da plataforma Google Forms e, de forma
complementar, por meio de questionários presenciais aplicados em sala de aula com a autorização do
professor. A análise dos dados será conduzida por meio de quatro etapas: estatística descritiva, análise
dos componentes principais, teste T de Student, Wilcoxon ou U de ManWhitney (a depender da
normalidade das variáveis) e análise de regressão logit. O método permitirá identificar quais variáveis
são significantes e emergentes com maior possibilidade de influenciar na participação discente no
processo de autoavaliação instituicional na UFERSA.