Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIAO DE MORAIS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEBASTIAO DE MORAIS JUNIOR
DATA : 03/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/zpx-fgzi-uxc?hs=224
TÍTULO:

MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES: Proposição de Indicador de Desempenho - Índice de Desempenho Universitário – IDU.


PALAVRAS-CHAVES:

 

desempenho; indicadores; eficiência; resultados; ensino.

PÁGINAS: 41
RESUMO:

Na administração pública brasileira são identificadas três eras distintas as quais são o Patrimonialismo que se caracteriza pela inexistência entre a esfera pública e a esfera privada; a Burocracia, marcada pelo clientelismo e heterogeneidade na composição do pessoal administrativo, e o modelo Gerencial que buscava trazer mais eficiência aos serviços públicos e resultados a sociedade como um todo. A reforma gerencial no Brasil foi influenciada por reformas globais e, somado ao fato de que a Constituição de 1988 dispôs em seu artigo 37 o princípio da eficiência, as instituições vêm buscando cada vez mais alcançar resultados satisfatórios como é o caso das Universidades Públicas Federais que têm a obrigação de publicizar seu desempenho através de relatórios de gestão por recomendação de órgãos de controle. Dessa forma, os indicadores de desempenho constituem um instrumento imprescindível para auxiliar os gestores na busca por uma gestão eficiente. Essas Instituições de Ensino remontam a década de 1920, desde então vêm se adequando às reformas administrativas e urgia por autonomia cujo tema foi tratado formalmente na Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1961, como também urgia a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão que outrora se encontravam segregadas. Fato que só veio a ser consolidado por meio da Constituição de 1988; a LDB de 1996 e o Decreto nº 2.306 de 1997. Atualmente as Instituições de Ensino Superior – IFES, são obrigadas a publicizar seus indicadores que têm impactos direto com o ensino e a pesquisa das quais vários estudos apontam que tais indicadores ainda são ineficientes. Dessa forma esta pesquisa pretende criar um indicador único e consolidado abrangendo os indicadores já existentes somando a outros que contemplem o terceiro eixo das universidades que é a extensão universitária.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTÔNIO VINÍCIUS SILVA CALDAS - UFAL
Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Externo ao Programa - 1413385 - YURI GOMES PAIVA AZEVEDO - null
Notícia cadastrada em: 31/03/2025 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03