TELETRABALHO NA UFERSA: AVALIANDO OS IMPACTOS DO PROGRAMA DE GESTÃO DO DESEMPENHO (PGD) NOS SERVIDORES
teletrabalho; Programa de Gestão do Desempenho; Qualidade de Vida no Trabalho; desempenho profissional.
As transformações nas características do trabalho humano e nos perfis exigidos para as funções profissionais têm ocorrido rapidamente, com modelos tradicionais sendo substituídos por formas mais flexíveis, como o teletrabalho. Esse novo modelo foi impulsionado por crises, como a pandemia de Covid-19, e possibilita a integração entre trabalhadores distantes dos escritórios. A expansão dessa forma de trabalho torna necessária a preocupação com a qualidade de vida desse trabalhador. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores, além disso, é importante verificar sobre os fatores tecnológicos, físicos e sociológicos que afetam seu desempenho. Em termos de trabalho à distância, alguns fatores devem ser levados em consideração, que podem trazer vantagens ou desvantagens na qualidade de vida e no desempenho, como a capacidade de autogestão, a redução de deslocamentos, mudanças no convívio familiar, o isolamento profissional, dificuldades de comunicação e a sobrecarga de tarefas. O aumento da carga horária e a falta de equipamentos adequados também impactam a qualidade de vida no teletrabalho. Além disso, estudos indicam que o teletrabalho, apesar de proporcionar autonomia e redução de custos para as organizações, apresenta desafios relacionados ao controle e adaptação dos colaboradores. Para os gestores, a comunicação e o acompanhamento das tarefas a distância são aspectos críticos. Contudo, se essas desvantagens forem mitigadas, o teletrabalho pode trazer benefícios como aumento de produtividade, diminuição de custos e melhora na imagem corporativa. A implementação do teletrabalho no setor público, que ocorreu inicialmente em 2005, ganhou força durante a pandemia, com regulamentações como a Instrução Normativa nº 65/2020 e posteriormente, com o decreto nº 11.072, instituindo o Programa de Gestão de Desempenho (PGD). O PGD foi implantado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em 2023 com um projeto-piloto em algumas unidades da universidade. Diante dessa mudança, percebeu-se a necessidade de investigar a relação entre teletrabalho, qualidade de vida e desempenho profissional a partir da perspectiva de servidores e gestores da universidade, comparando o trabalho presencial e remoto, de forma a analisar como o modelo de teletrabalho pode influenciar o desempenho e a satisfação dos colaboradores no contexto da Ufersa.