GERENCIAMENTO DE PROCESSOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Gestão de processos. Escritório de processos. Ferramentas digitais.
Com o crescente interesse na eficiência e eficácia dos processos administrativos em instituições de ensino superior, a gestão de processos tem se destacado como uma ferramenta para otimizar operações e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Este estudo investiga o gerenciamento de processos no escritório de processos em uma instituição pública de ensino superior, estabelecendo com objetivo estudar os fatores intervenientes que afetam a adoção de ferramentas digitais na gestão de processos administrativos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).Subsidiariamente analisa os principais desafios enfrentados na implementação e utilização de ferramentas digitais, abordando questões técnicas, organizacionais e possíveis resistências à mudança por parte dos usuários, para identificar áreas de melhoria e oportunidades de superação. A pesquisa é de natureza qualitativa, operacionalizada por meio de uma análise de conteúdo e triangulação de dados, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores do escritório de processos em estudo, interpretadas com auxílio do software Atlas Ti. Espera-se que este esforço contribua para a compreensão dos desafios e oportunidades associados à adoção de ferramentas digitais na gestão de processos em contextos universitários, oferecendo diretrizes práticas para melhorias futuras, além da identificação de dificultadores e facilitadores resultantes da adoção da gestão de processos na administração pública.