Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA LIGIANNE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZIA LIGIANNE DE OLIVEIRA
DATA : 31/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/wmi-qmxj-mim

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO MULTICASO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

Evasão no ensino superior; Ensino público; Perfil evadido quanto a modalidade de ingresso.

A evasão é um fenômeno multifatorial que vem crescendo nos últimos anos e atinge tanto a rede pública de ensino como a rede privada. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar como se dá o fenômeno da evasão, e sua relação nas mais variadas formas de ingresso – Ampla concorrência, Cotas e Pessoas Com Deficiência. Os objetivos específicos constituem-se: analisar dentre as universidades, as que apresentam maior e menor média de evasão por semestre; identificar quais os grupos foram mais atingidos pela evasão e; identificar as áreas do conhecimento com maior registro de evasão. O tipo de pesquisa é descritiva e quali-quantitativa de natureza aplicada. o Método de estudo é o Multicaso. Constituem a amostra as três universidades públicas localizadas no município de Mossoró/RN: IFRN, UFERSA e UERN. Os resultados não confirmaram a hipótese proposta, pois o grupo ingressante na modalidade cotas foi mais atingido pela evasão em apenas uma das instituições objeto de análise. Tem-se como principais resultados: A média de evasão das universidades foi semelhante, o IFRN com média de 18, Ufersa 17, e Uern 13 alunos por período/semestre. O grupo mais atingido pela evasão variou de acordo com a instituição: Nas instituições federais a ampla concorrência foi a modalidade de ingresso mais afetada e em âmbito estadual, o grupo cotas foi mais afetado. Os resultados do estudo contribuem para entender como a evasão atua e quais grupos mais prejudicados, possibilitando a essas instituições o desenvolvimento de projetos e políticas que visem a redução desse problema.

Externa à Instituição - DANIELLI ARAÚJO LIMA - IFTM
Externa ao Programa - 1802859 - LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES - nullPresidente - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 09:58