Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANI ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERLANI ALVES DA SILVA
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Sala 03 - Bloco PPGFITO

Título 1: EFICIÊNCIA PRODUTIVA E MONETÁRIA DO CONSÓRCIO DE RABANETE E COENTRO SOB MANEJO ORGÂNICO

Título 2: BENEFÍCIOS AGRONÔMICOS, BIOLÓGICOS E ECONÔMICOS EM CONSÓRCIO DE RABANETE-COENTRO PROVENIENTE DE FERTILIZAÇÃO VERDE E DENSIDADES POPULACIONAIS EM AMBIENTE SEMIÁRIDO

Palavras-chave 1:  Coriandrum sativum, Raphanus sativus, Merremia aegyptia, Calotropis procera, otimização produtiva e monetária.

Palavras-chave 2: Calotropis procera; Coriandrum sativum; Merremia aegyptia; Raphanus sativus; sustentabilidade.

Resumo 1: A busca por sistemas de cultivos que visem o melhor aproveitamento da área, otimize a produção, e garanta uma rentabilidade financeira ao produtor e sua fixação no campo são desafios da pesquisa modernamente. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade produtiva e monetária do consórcio de rabanete-coentro adubados com quantidades equitativas de biomassa de jitirana e flor-de-seda do ecossitema Caatinga em diversas densidades populacionais de coentro em duas estações de cultivos. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. O primeiro fator foi constituído por quatro quantidades equitativas de biomassa de jitirana e flor-de-seda (20, 35, 50 e 65 t ha−1 em base seca), e o segundo fator pelas densidades populacionais de plantas de coentro (40, 60, 80 e 100% da densidade recomendada em monocultivo - PRCS). As maiores vantagens agronômica-monetária do consórcio de rabanete com coentro foram obtidas com um coeficiente equivalente de terra (CET) e uma razão de equivalencia monetária (REM) de 0,42 e 0,76, respectivamente, nas quantidades de biomassa de jitirana e flor-de-seda de 20 e 39 t ha−1 adicionada ao solo, na densidade populacional de coentro de 100% da PRCS. O rendimento de massa verde do coentro e a produtividade comercial de raízes de rabanete otimizadas no consórcio foram de 1,25 e 14,90 t ha−1 quando adubadas com 65 t ha−1 de biomassa dos adubos verdes na densidade populacional de coentro de 100 % PRCS.

Resumo 2: Rabanete e coentro são hortaliças companheiras que se complementam quando consorciada sob adubação orgânica e densidade ideal das culturas. Assim, este estudo objetivou avaliar os benefícios agronômicos, biológicos e econômicos da associação dessas culturas em diversas quantidades equitativas de biomassa dos adubos verdes, jitirana (Merremia aegyptia) e flor-de-seda (Calotropis procera) em diferentes densidades populacionais de coentro, em ambiente semiárido. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 4 × 4 com quatro repetições. O primeiro fator consistiu em quantidades equitativas de biomassa de M. aegyptia e C. procera nas doses de 20, 35, 50 e 65 t ha-1 em base seca. O segundo fator compreendeu quatro densidades populacionais de coentro de 400, 600, 800 e 1000 mil plantas ha-1. As cultivares de rabanete e coentro plantadas foram ‘Crimson Gigante’ e ‘Verdão’, respectivamente. Retornos agrobiológicos expressivos deste consórcio de rabanete-coentro foram obtidos na razão equivalente de terra (RET) de 2,00, vantagem de consórcio (VC) de 11,39, escore da variável canônica Z de 2,45, índice de superação do rabanete sobre o coentro (ISr) de 1,04 e, perda de rendimento real (PRR) de 2,15 com a incorporação ao solo de 65 t ha-1 de jitirana e flor-de-seda na densidade populacional de coentro de 1 milhão de plantas por hectare. Maior retorno econômico do consórcio rabanete-coentro de 107.278,10 R$ ha-1 foi alcançado com a aplicação ao solo de 25,88 t ha-1 de biomassa dos adubos verdes e densidade populacional de coentro de 1 milhão de plantas por hectare.

Presidente - 396319 - FRANCISCO BEZERRA NETO
Externo à Instituição - NATAN MEDEIROS GUERRA - EMATER