Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA KÉZIA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA KÉZIA SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Google Meet

Título 01: Fertilização fosfatada no crescimento e produtividade do gergelim irrigado em duas safras agrícolas.

Título 02: Custos de produção e viabilidade econômica da fertilização fosfatada no cultivo do gergelim irrigado.

Palavras-chave 1: Sesamum indicum L. Fertilizante fosfatado. Fósforo. Nutrição mineral. Produção vegetal.

Palavras-chave 2: Sesamum indicum L. Economia. Rentabilidade. Fertilizante fosfatado. Eficiência técnica e econômica.

Resumo 01: A investigação dos impactos do fósforo no desenvolvimento e produtividade das plantas de gergelim em região semiárida, é importante para aprimorar as recomendações agronômicas e otimizar o rendimento da cultura. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a resposta das plantas de gergelim cultivadas em diferentes doses de P2O5, e verificar os efeitos dessas doses no crescimento das plantas e no rendimento de sementes, em condições de campo, em região semiárida. Para isto, foram conduzidos dois experimentos, correspondendo a duas safras agrícolas nos anos de 2021 e 2022, na fazenda experimental da Universidade federal Rural do Semi-Árido. O delineamento experimental utilizado foi em blocos completamente casualizados, com tratamentos arranjados em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram distribuídas cinco doses de fósforo (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1de P2O5) e nas subparcelas, quatro cultivares de gergelim (CNPA G2, CNPA G3, CNPA G4 e BRS Seda). Os componentes de crescimento avaliados foram, altura de plantas, diâmetro de caule, número de folhas, número de cápsulas e matéria seca da parte aérea. Também foram avaliadas características das sementes do gergelim, como peso de mil sementes e produtividade de sementes. Para avaliar a influência do fósforo no desenvolvimento e na produtividade do gergelim, foram realizadas diferentes formas de avaliação do fósforo, como o teor de P na folha diagnóstica, o teor de P e acúmulo de P nas diferentes partes da planta, a análise do P residual no solo após a colheita do gergelim, e também foi realizada a avaliação do índice SPAD. Os resultados indicaram que a aplicação de P2O5 exerceu um impacto positivo no desenvolvimento das plantas de gergelim, através do aumento na altura das plantas, no diâmetro do caule, no número de folhas, número de cápsulas, na produção de matéria seca e na produtividade de sementes. Além disso, a aplicação de P2O5 também teve um efeito positivo no teor de fósforo em diferentes partes da planta, bem como no acúmulo total de fósforo.

Resumo 02: Analisar aspectos econômicos e financeiros é imprescindível para tomada de decisões agrícolas e para aprimorar a rentabilidade do cultivo. O objetivo desse estudo foi avaliar os custos e a viabilidade econômica de cultivares de gergelim fertilizadas com diferentes doses de fertilizante fosfatado. Foram conduzidos dois experimentos, correspondendo a duas safras agrícolas nos anos de 2021 e 2022, na fazenda experimental da Universidade federal Rural do Semi-Árido. O delineamento experimental utilizado foi em blocos completamente casualizados, com tratamentos arranjados em parcelas subdivididas com quatro repetições. Nas parcelas foram distribuídas cinco doses de fósforo (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1 de P2O5) e nas subparcelas quatro cultivares de gergelim (CNPA G2, CNPA G3, CNPA G4 e BRS Seda). Foram determinados a produtividade de sementes, os custos de produção, e calculados os indicadores renda bruta, renda líquida, taxa de retorno e índice de lucratividade. Além disso, foram determinadas as doses de máxima eficiência técnica e as doses de máxima eficiência econômica de P2O5. A adubação fosfatada impactou positivamente a produtividade de sementes, resultando em aumento das rendas das cultivares de gergelim. As doses mais econômicas mantiveram-se próximas às de máxima eficiência técnica. Na segunda safra, as cultivares apresentaram rendas superiores, indicando uma produção mais lucrativa. A cultivar CNPA G3 destacou-se com aumentos significativos em rendas, retornos e lucratividade.

Presidente - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR
Externo ao Programa - 3299101 - JOAO EVERTHON DA SILVA RIBEIRO - nullExterno à Instituição - MANOEL GALDINO DOS SANTOS - PESQUISADOR
Notícia cadastrada em: 06/12/2023 14:46