Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX DANILO MONTE DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX DANILO MONTE DE ANDRADE
DATA : 01/12/2023

Título 1: MATÉRIA ORGÂNICA COMO ATENUANTE DE METAIS PESADOS ZINCO (Zn) E CHUMBO (Pb) NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE UMBU-CAJAZEIRA

Título 2: UTILIZAÇÃO DE ATENUANTE DE METAIS PESADOS NAS CARACTERÍSCAS BIOQUIMICAS E NAS ATIVIDADES ENZIMATICAS DE MUDAS DE UMBU-CAJAZEIRA.

Palavras-chave 1: Spondias Sp., Contaminação do solo, Metais pesados, crescimento de planta, Produção de mudas.

Palavras-chave 2: Adubação orgânica, Metais pesado, Estresse oxidativo, Resposta Antioxidante, Fitotoxicidade.

Resumo 1: As atividades humanas têm intensificado a deposição de metais pesados em vários componentes da biosfera. Atualmente, diversos estudos estão sendo realizados para avaliar técnicas de remediação de solos contaminados por metais pesados. Materiais orgânicos, como estercos de animais e biochar, têm se destacado como atenuantes eficazes, capazes de melhorar a qualidade do solo e promover o crescimento saudável das plantas. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência matéria orgânica no crescimento e acumulo biomassa em mudas de umbu-cajazeira submetidas a combinações de doses de metais pesados Zinco (Zn) e Chumbo (Pb). O experimento foi instalado em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró-RN. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3 x 4, correspondendo a 3 tratamentos (substrato com esterco ovino na proporção 2:1 v/v, biochar10% v/v e solo (sem mistura) e 4 misturas de metais pesados (Zinco-Zn + Chumbo-Pb) utilizando as seguintes dosagens (0,0+0,0 g dm³ ); (1,0+0,1 g dm³); (1,5+0,2 g dm³); (2,0+0,3 g dm³) com 3 repetição, totalizando 36 unidades experimentais com 3 plantas por repetição. Foram avaliadas as características morfológicas das plantas; acúmulo de massa seca, o índice de qualidade, taxa de crescimento absoluto e relativo (TCR e TCA). O esterco ovino atenuou os efeitos de metais pesados zinco (Zn) e chumbo (Pb), proporcionando as melhores características de crescimento, acúmulo de biomassa e qualidade de mudas de mudas de umbu-cajazeira.

Resumo 2: Devido ao rápido desenvolvimento da indústria e agricultura, uma considerável quantidade de resíduos de metais pesados e esgoto é lançada no meio ambiente, expondo as plantas a solos contaminados por esses elementos, representando um perigo para a biota e a cadeia alimentar. As plantas desenvolveram estratégias adaptativas e flexíveis para detectar e responder às flutuações na disponibilidade de elementos, ativam poderoso mecanismos de enzimas antioxidantes, esse sistema é responsável por eliminar uma variedade de espécies reativas de oxigênio (EROS) nos tecidos vegetais. Adicionalmente técnicas agronômicas, como a adição materiais orgânicos, estercos de animais e biochar, têm se destacado como atenuantes eficazes, capazes de melhorar a qualidade do solo e promover o crescimento saudável das plantas. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência matéria orgânica no teor de clorofila e atividade das enzimas antioxidante em mudas de umbu-cajazeira submetidas a combinações de doses de metais pesados Zinco (Zn) e Chumbo (Pb). O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró-RN. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3 x 4, correspondendo a 3 tratamentos (substrato com esterco ovino na proporção 2:1 v/v, biochar10% v/v e solo (sem mistura) e 4 misturas de metais pesados (Zinco-Zn + Chumbo-Pb) utilizando as seguintes dosagens (0,0+0,0 g dm³ ); (1,0+0,1 g dm³); (1,5+0,2 g dm³); (2,0+0,3 g dm³) com 3 repetição, totalizando 36 unidades experimentais com 3 plantas por parcela. Foram avaliadas as bioquímicas das plantas: teores de clorofila a, b e total, os carotenoides, e atividade das enzimas antioxidantes: Catalase (CAT), Superóxido Dismutase (SOD), Ascorbato Peroxidase (APX). A clorofila total, carotenoide e atividade enzimática foram influenciadas pela concentração dos metais e tipo de atenuante. A atividade enzimática foi influenciada negativamente pelo aumento das concentrações de zinco e chumbo. O uso de atenuadores reduziram de maneira geral os efeitos deletérios das crescentes doses de metais pesados ao sistema fotossintético das mudas de umbu-cajazeira.

Externo à Instituição - GUSTAVO ALVES PEREIRA - UFPI
Externa à Instituição - LUCIANA FREITAS DE MEDEIROS MENDONCA - UFCG