Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LEANDRO COSTA LOUREIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO LEANDRO COSTA LOUREIRO
DATA : 23/09/2023

Título 1: HERANÇA DE CARACTERES EM CRUZAMENTOS DE MELOEIRO AC-02, I-180 E CANTALOUPE

Título 2: EMPREGO DE ÍNDICE SELEÇÃO EM LINHAGENS DE MELÃO DO TIPO TIGRE AVALIADAS EM CONDIÇÕES DE SEMI-ÁRIDO

Palavras-chave 1: Cucumis melo, polpa, controle genético, rendilhamento.

Palavras-chave 2: Cucumis melo. Melhoramento genético. Múltiplos caracteres.

Resumo 1: Os estudos de herança fornecem informações essenciais dentro dos programas de melhoramento do meloeiro. O objetivo deste trabalho foi estudar a herança da cor da polpa, da rachadura e rendilhamento em frutos de melão. Dois estudos de herança foram conduzidos em condições de campo no Pomar Didático da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na cidade de Mossoró-RN, de março a junho de 2021. As populações utilizadas foram derivadas de dois cruzamentos sendo: AC-02 x ‘Timeless Gold’ (cruzamento 01) e I-180 x ‘Timeless Gold’ (cruzamento 02). Foi utilizado o delineamento genético clássico envolvendo as seguintes populações: 167 plantas da geração F2, 10 plantas F1 e 10 plantas de cada genitor do cruzamento 01. No segundo experimento foram analisadas 165 plantas da geração F2, 10 plantas F1 e 10 plantas de cada genitor (cruzamento 02). A partir das frequências observadas nas plantas das populações segregantes definidas para cor da polpa (salmão, verde ou branca), cracking (presente ou ausente) e textura do pericarpo (liso ou rendilhado), foi utilizado o teste Qui-quadrado (χ2) a 5% de probabilidade. A herança da cor da polpa está condicionada à interação epistática de dominância entre dois genes. O controle genético associado a rachaduras no melão (cracking) envolve a interação gênica de dois genes do tipo epistasia dupla recessiva. O rendilhamento do pericarpo do melão possui controle monogênico dominante.

Resumo 2: O objetivo do presente trabalho foi avaliar linhagens de melão do tipo Tigre utilizando-se índices de seleção, com o intuito de identificar genótipos que associem características desejáveis para a produção e qualidade de frutos. Foram avaliadas 24 linhagens do programa de melhoramento genético da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Dois experimentos foram conduzidos na Fazenda experimental da Rafael Fernandes, distante 20 km do município de Mossoró-RN, durante os anos de 2021 e 2022. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com três repetições. Para compor os índices foram avaliadas as características: produtividade, número de frutos por planta, peso médio do fruto, espessura de polpa, firmeza de polpa e sólidos solúveis. Foram utilizados os índices de seleção: Clássico de Smith e Hazel, Base de Willians, Soma de Postos Ranks de Mulamba e Mock, índice do somatório das variáveis padronizadas (Índice Z).A acurácia seletiva foi superior 0,90 para todos os caracteres avaliados, indicando elevada precisão experimental na análise conjunta. Verificou-se efeito significativo de linhagens para todos os caracteres avaliados, evidenciando heterogeneidade entre no grupo de linhagens. Todavia, constatou-se a presença da interação genótipos por ambientes apenas para o índice de formato, firmeza da polpa e produtividade. A presença da interação indica comportamento diferenciado das linhagens nos dois ambientes de avaliação. A interação é predominantemente do tipo simples, isto é, decorrente da magnitude da diferença entre as variâncias genéticas nos dois ambientes de avaliação. As linhagens TC-01 e TC-22 são promissoras para obtenção de melões tipo tigre.

Externa à Instituição - ANÂNKIA DE OLIVEIRA RICARTE MARINHO - DOUTOR(A)
Interna - ***.511.964-** - EDICLEIDE MACEDO DA SILVA - UFERSA
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES