Banca de DEFESA: SABRINA QUEIROZ DE FREITAS

DISCENTE : SABRINA QUEIROZ DE FREITAS
DATA : 25/02/2023
LOCAL: Virtual (Google Meet)

DIVERSIDADE GENÉTICA E REAÇÃO DE ACESSOS DE MELOEIRO RESISTENTES A PATOGENICIDADE DE Monosporascus cannonballus.

Cucumis melo, declínio das ramas, divergência genética, resistência.

Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a diversidade genética e a reação de acessos de meloeiro a Monosporascus cannonballus. Foram conduzidos dois ensaios com 29 acessos do banco de germoplasma da UFERSA e um híbrido comercial Natal RZ. No primeiro ensaio, os acessos foram avaliados em um delineamento em blocos casualizados com três repetições para seis caracteres relacionados ao fruto: número de frutos por planta, peso médio do fruto, índice de formato, espessura média da polpa, firmeza da polpa e sólidos solúveis. Foram estimadas as distâncias euclidianas padronizadas e agrupou-se os acessos pelo método UPGMA. A contribuição das variáveis para a divergência foi estimada pelo critério de Singh. No segundo ensaio, os acessos foram inoculados com 6 gramas de trigo infestado por Monosporascus cannonballus, isolado 2429 proveniente da coleção cultural de Fungos Fitopatogênicos do Laboratório de Fitopatologia II- UFERSA. As avaliações da severidade e incidência da doença foram realizadas aos 60 dias após o transplantio. Para avaliação da severidade utilizou-se uma escala de notas variando de 0 (raízes saudáveis, sem lesões ou descoloração) a 4 (descoloração severa e/ou raiz necrosada/ morta). A incidência da doença foi determinada através do número de plantas infectadas pelo fungo, sendo expressa em porcentagem. Também foram avaliados os caracteres comprimento da parte aérea, comprimento da raiz, peso fresco da parte aérea, peso fresco das raízes, peso seco da parte aérea e peso seco das raízes. Para a incidência e a severidade foram aplicados os testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, enquanto para os demais caracteres foi aplicado os testes F de Snedecor na análise de variância e o agrupamento de Scott-Knott. Verificou-se que existe pequena variabilidade genética entre os acessos avaliados para os descritores de frutos de meloeiro; os acessos mais divergentes em relação à maior parte do grupo estudado são: A16, A53, NZR, A28, A51 e A44; a divergência genética está concentrada na maior amplitude dos caracteres número de frutos por planta, firmeza da polpa e sólidos solúveis e que os acessos mais promissores para o uso em programas de melhoramento foram A01, A04, A25, A27 e A26, classificados como moderadamente resistentes e resistente ao fungo, apresentando uma menor redução no seu sistema radicular.

Externa ao Programa - 3226708 - ANDREIA MITSA PAIVA NEGREIROS
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES