Banca de DEFESA: ILMARA BEATRIZ MENEZES SILVA

DISCENTE : ILMARA BEATRIZ MENEZES SILVA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Via Google Meet

UTILIZAÇÃO DE FUNGOS E RIZOBACTÉRIAS NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DA CEBOLA

Allium cepa L.. Rizobactérias. Micorrizas. Produtividade

A cebola é uma cultura economicamente importante e atualmente a adoção de tecnologia voltada ao desenvolvimento sustentável, com o uso de microrganismos promotores de crescimento vegetal é um dos fatores que podem ser melhorados na cadeia produtiva da cebola. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de fungos e rizobactérias via fertirrigação no desempenho agronômico da cultura da cebola. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, pertencente à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizada no distrito de Alagoinha, zona rural do município de Mossoró-RN. A cultivar de cebola utilizada foi o híbrido Rio das Antas e o delineamento experimental será em blocos casualizados com 7 tratamentos e 4 repetições, totalizando 24 parcelas experimentais. Os tratamentos foram formados pela aplicação de produtos comerciais contendo isolados ou combinações de rizobactérias e fungos (T1 – Pseudomonas fluorecens e Azospirillum brasiliense – 0,3 ml L- 1 ; T2 – Bacillus subtilis, B. amyloliquefaciens e B. pumilis – 0,3 ml L- 1 ; T3 – Compost aid® – 0,8 g L-1 ; T4 - Bacillus methylotrophicus UFPEDA 20 – 0,3 ml L- 1 ; T5 - Trichoderma asperellum isolado URM 5911 - 0,3 g L-1 ; T6 - Bacillus subtilis UFPEDA 764 – 0,3 ml L- 1 ; T7 – Testemunha. As aplicações das soluções ocorreram em três momentos via fertirrigação. Foram avaliados os parâmetros de crescimento, classificação e produtividade comercial, não comercial e total da cultura, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares solúveis totais, acidez total titulável, relação SS/AT, pH, pungência. Os dados foram submetidos a análises de variância pelo teste F para cada tratamento. Posteriormente foram levados à análise de regressão para comparação de médias Tukey para os microorganismos, ambos aos 5% de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o Software estatístico Sisvar 5.3. O T4 - Bacillus methylotrophicus UFPEDA 20 apresentou melhores resultados de produtividade e massa seca de plantas.

Externo à Instituição - CAIO CÉSAR PEREIRA LEAL - PESQUISADOR
Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO
Interna - 1544411 - MARCIA MICHELLE DE QUEIROZ AMBROSIO
Externa à Instituição - NUBIA MARISA FERREIRA BERTINO - PESQUISADOR