Banca de DEFESA: JESSICA PALOMA PINHEIRO DA SILVA

DISCENTE : JESSICA PALOMA PINHEIRO DA SILVA
DATA : 16/02/2023
LOCAL: Sala 02 do prédio da pós-graduação em Fitotecnia

PERFORMANCE AGROECONÔMICA E QUALIDADE PÓS-COLHEITA DO RABANETE SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA EM AMBIENTE SEMIÁRIDO

Calotropis procera (Ait.) R.Br.; espécie espontânea; hortaliça tuberosa; índices agroeconômicos; composição físico-química.

Na região semiárida nordestina, a prática da adubação verde utilizando espécies espontâneas da Caatinga, torna-se uma ferramenta estratégica no incremento à produtividade e qualidade de hortaliças, proporcionando especialmente aos agricultores familiares, o alcance de mercados de produtos diferenciados e redução nos custos de produção. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo estimar as máximas eficiências físicas e econômicas das características agroeconômicas e de qualidade pós-colheita do rabanete em monocultivo, em função de diferentes quantidades de biomassa de Calotropis procera (Ait.) R. Br (flor-de-seda) em duas estações de cultivos em ambiente semiárido. Os experimentos foram conduzidos em duas estações de cultivo, sendo no período de agosto a novembro de 2021 (E1) e, de junho a setembro de 2022 (E2), na fazenda experimental Rafael Fernandes do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram na adubação com flor-de-seda nas quantidades: 16, 29, 42, 55 e 68 th-1 de matéria seca, e dois tratamentos adicionais, sendo um sem adubo (testemunha absoluta) e outro com adubação mineral, para efeito de comparação com o tratamento de máxima eficiência física ou econômica. A cultivar do rabanete utilizada foi a Crimson Gigante. A pesquisa se fez em duas etapas, sendo a primeira avaliando as características agronômicas: altura de plantas, número de folhas por planta, diâmetro da raiz, massa seca da parte aérea e raízes, produtividade total, produtividade comercial e de refugo, e os indicadores econômicos: rendas bruta e líquida, taxa de retorno e índice de lucratividade. E a segunda etapa, consistiu nas análises pós-colheita: sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, determinação de vitamina C, teor de açúcares totais, teor de antocianinas totais e cor. Os dados referentes às variáveis mensuradas, foram submetidos ao teste F a 0,05% de significância, por meio de análise de variância, e as médias das variáveis submetidas a análise de regressão. A máxima eficiência produtiva otimizada (9,56 t ha-1) e econômica (baseada na renda líquida de R$ 37.641,08 ha-1) foi possível com a incorporação de 50,86 t ha-1 e 44,39 t ha-1 de biomassa seca de flor-de-seda ao solo, respectivamnte. A taxa de retorno e o índice de lucratividade obtida foram de R$ 2,94 para cada real investido, com margem de lucro de 62,55%. A máxima eficiência de sabor (44,29 °Brix/% de ácido málico) e teor de açúcares totais (1,57 mg 100 g-1), foi alcançada com a incorporação de 47,24 e 25,28 t ha-1 de biomassa seca de flor-de-seda incorporadas ao solo, respectivamente. Maior concentração de compostos bioativos, foram obtidos ao incorporar entre 35,79 e 45,95 t ha-1 de adubo verde. Os parâmetros de cor das raízes de rabanete vermelho, foram alcançados entre as quantidades de 35,10 e 47,50 t ha-1 de biomassa seca de flor-de-seda. A utilização da flor-de-seda como adubo verde é uma alternativa agroeconomicamente viável para produtores de rabanete do semiárido, garantindo qualidade pós-colheita, segurança alimentar e sustentabilidade.

Externa ao Programa - 2647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Presidente - 396319 - FRANCISCO BEZERRA NETO
Externa ao Programa - 011.319.844-20 - GARDENIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES - UFERSA
Interna - 2578315 - JAILMA SUERDA SILVA DE LIMA